Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

“Essa tal felicidade...”

Terça, 01 de setembro de 2015

Cotidianamente ouvimos alguns comentários no consultório, desabafos e reivindicações, sobre essa tal felicidade. Nesses momentos, o conteúdo que se segue às lamúrias, são as comparações. “Mas, ‘poxa’, o Fulano é tão feliz, faz tantas coisas legais, está sempre numa boa”. O trabalho do dito Fulano é legal, o relacionamento amoroso dele é “super” legal, a casa dele é simples, mas é aconchegante, a comida é melhor, os filhos são lindos. “Tudo para o Fulano é fácil, queria ver se tivesse a minha vida!”

A vida do Fulano não é fácil não! Ele não faz coisas “mega” legais e interessantes que o deixam muito feliz porque sua vida é mais fácil. Nosso amigo Fulano parece, e talvez seja, mais feliz – se é que felicidade possa ser mensurada - porque trabalhou e trabalha muito para isso. Sim, essa tal felicidade dá um trabalho danado! Não se trata de um emprego com uma alta carga horária diária. Trata-se de se dar ao trabalho de ser gentil, paciente, perseverante, honesto, carinhoso, dedicado, criativo, amável e muito mais. E tudo isso dá trabalho. É necessário frear os ímpetos agressivos para tal, não só os seus próprios, mas também saber impor limites nos outros quando abordam a partir dessa lógica.

Isso não quer dizer que aquele se que queixa não trabalhe, no sentido aqui dado a esta palavra, mas trabalha na direção errada. Sua energia é mal empregada, seus impulsos estão muito livres, pois falta objetivo. Se a felicidade é um objetivo, é preciso saber do que ela é composta e lutar por isso. Cada um tem o seu jeito de ser feliz, não adianta comparações com a vida do Fulano. Mesmo porque, o motivo da comparação não são os aspectos materiais da vida dele, mas aquele ar de leveza e sorriso de canto de boca, expressão óbvia, inconfundível e indisfarçável de contentamento.

Aquele que se julga infeliz sente-se vitimizado pelo seu dia, sua semana, seu mês e precisa reclamar. Se engana ao pensar que o feliz não se cansa. Ele também fica muito cansado, exausto ao fim do dia e na sexta-feira, mas sabe que é só tomar um banho, conversar, dormir e pronto, estará renovado para um novo dia de muito trabalho. Seja o trabalho formal que lhe garante o sustento material, seja o trabalho pessoal de manter suas relações com um alto nível de satisfação. A virada de posição é fundamental para que, como o Fulano feliz, cada um possa ter a certeza de que o foco e o trabalho geram a colheita a cada instante de pequenos momentos de contentamento que alimentam essa tal felicidade...



Comente





Maurélio Machado


Oi, adorei sua crônica sobre "Essa tal felicidade". Não sei sabes mas também tenho uma coluna aqui no Jornal e escrevi sobre a ESSA TAL FELICIDADE, quer conferir? http://www.jornalevolucao.com.br/noticias/14793/1/essa-tal-da-felicidade Espero que gostes e frequentes minha coluna, abraçosMaurélio

Responder      09/09/2015

Michell Foitte


Belo texto Livia. Expor cada vez mais o nosso olhar sobre o mundo. Atenciosamente, Michell Foitte.

Responder      09/09/2015

Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA