Vinícius Fendrich
Psicólogo
Educador
Somos em parte movidos por elas. É importante e salutar que estejamos constantemente esperando por alguém ou alguma coisa. Isso nos mantém vivos, na luta, na esperança, na fé.
Claro que devem ser respeitados limites. Ninguém pode passar todo o tempo no aguardo de algo que nunca chega. Ou dotado de tal perfeição que torna-se inatingível.
É preciso equilíbrio e bom senso. Termos olhos voltados a muita coisa por vir. Lembranças claras do aprendizado que já se foi. E realizações no hoje. Cumprimento de metas e objetivos. Satisfação de desejos.
Esperar é crer na existência. A construção de pontes nos leva a travessias dotadas de riqueza pessoal. Estar receptivo é condição básica para que muitos sonhos se transformem em prática almejada.
Expectativas podem ser satisfeitas ou frustradas. Há uma tênue linha que separa condições de impossibilidades. Basta que se preste atenção.
Se alimento vontades baseadas em histórias sólidas. Que tenham fundamentação teórica. Perspectivas de começo, continuidade e desfecho. Pontos de sustentabilidade. Eis uma receita com probabilidades de sucesso.
São projetos envolvendo trabalho, estudo, adquirir um bem, afeto, carinho, relacionamentos... Tudo real e não virtual. Palpável e não exclusivamente imaginário.
O contrário nos aprisiona e maltrata. O investimento de mão única é o que provoca acidentes de trânsito. Só um quer, só um acredita, só um aposta no novo e bem por isso interessante.
Óbvio que assim não se chega a lugar nenhum. É triste, dolorido e impregnado de sofrimento. O ofertar sempre, sem contrapartida. O dar sem receber nunca. O presentear sem ser merecedor de retorno. O gostar sem ser gostado. O amar sem ser amado. Literalmente o perder tempo com quem não vale à pena e só se dar conta disso quando parte do precioso tempo já se foi.
Por isso fiquemos ligados no exercício. Investir em quem nos dá um mínimo de valor e ainda assim não nos contentarmos só com o mínimo.
Zelar pelo eu para que o outro possa compartilhar.
Exorcizar os que nos sugam energias e nos levam as forças sem dó, nem piedade.
E tenhamos certeza. Os que brincam com nossas expectativas, tratando-as com indiferença, mais cedo ou mais tarde, pela lei do retorno, pagam um preço caro por isso. A saber, acabam não sendo expectativa para mais ninguém. Pois tornam-se motivo de dúvidas, desconfiança e principalmente falta com a verdade.
O importante é a convivência seletiva. Junte-se aos bons e serás um deles. Conviva com seres problemáticos e grandes dissabores terás...