Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Quando impera a lei da natureza

Segunda, 28 de fevereiro de 2011

Flagramos um anu-branco em seu momento de caçada 

Clique para ampliar
A ave em ação: cerca de vinte fotografias antes de sumir em meio à mata (Foto Elvis Lozeiko/Evolução)
 

São Bento - Na tarde do último domingo, dia 20, na localidade de Rio Represo, Evolução flagrou um momento raro da natureza. Um anu-branco, cujo nome científico é guira guira, acabara de caçar uma rã. "Saí fotografar aves para um concurso", conta o jornalista Elvis Lozeiko, autor da fotografia. "Eu já estava mais de meia hora procurando uma boa imagem, mas nada de aparecer algo interessante. De repente, vi um bando de pássaros na árvore de um pasto", explica.

"Em uma árvore ao lado, porém, havia uma ave sozinha, isolada do grupo, praticamente se oferecendo para ser fotografada. Fiz umas seis ou sete fotos e só quando aproximei a imagem com o zoom da máquina vi que ela estava com um bicho na boca", narra Lozeiko. O jornalista conta que conseguiu fazer cerca de vinte imagens do pássaro, também conhecido como "alma de gato", antes do mesmo sair voando (com a rã devidamente presa ao bico) e sumir em meio à mata.

EMOÇÃO

"É uma ave muito comum em boa parte do Brasil", esclarece o diretor de Meio Ambiente de São Bento do Sul, Marcelo Hübel. "Em Santa Catarina, ocorre em todo o Estado". De acordo com o diretor, tais pássaros, no interior, "são vistos em voos próximos do chão, são dóceis, procurando pouso em fios de cerca e rede elétrica; vivem sempre em bandos, são muito sociáveis, se alimentam preferencialmente de pequenos mamíferos, aves, anfíbios e répteis, mas também constam em sua alimentação insetos, artrópodes (gafanhotos, aranhas, etc), frutos e sementes".

Para o autor da fotografia, há dez anos na área jornalística, registrar tal momento "foi um dos momentos mais emocionantes" da sua carreira, "por representar o exato instante em que impera na natureza a lei da sobrevivência". Os próprios anus, entretanto, como lembra o diretor de Meio Ambiente de São Bento do Sul, também servem de alimento a outros pássaros, pois "são perseguidos por corujas e gaviões".

ENCICLOPÉDIA VIRTUAL

A foto foi publicada também no saite Wikiaves.com.br, portal autointitulado "a enciclopédia das aves no Brasil", contendo mais de 228 mil fotografias e mais de 14 mil sons de pássaros. As fotos são de mais de 1,6 mil espécies diferentes e mais de 1,3 mil espécies já tiveram seus registros sonoros reconhecidos. O saite tem mais de 6,4 mil usuários - a maior parte de São Paulo. Santa Catarina tem o quinto maior número de usuários (374) e está na sétima colocação quando o assunto é a quantidade de espécies fotografas e identificadas (545). Em primeiro lugar está o Estado do Amazonas - com sua incomparável quantidade de espécies (742). O portal funciona de maneira colaborativa, ou seja, qualquer internauta-fotógrafo pode participar, desde que obedeça aos termos de uso.

As imagens, por exemplo, não podem ser de aves localizadas em cativeiro, não podem ser domesticadas e não podem ser introduzidas artificialmente em habitat diferente do natural da espécie. Ao enviar uma fotografia, o usuário também pode fornecer informações adicionais, desde que as conheça, evidentemente, como a própria espécie da ave e descrevendo o que ela estava fazendo no momento do registro.

O WikiAves está entre os portais do gênero mais visitados em todo o mundo - justamente pela diversidade brasileira. De São Bento do Sul, constam quatro usuários, com onze fotos, ao todo. No cadastro do saite constam imagens feitas em outros municípios da região, como Campo Alegre, Rio Negrinho, Corupá e Mafra, às vezes por moradores locais, em outras ocasiões por visitantes.

PESQUISA

O WikiAves apresenta vários campos para pesquisa - por espécie, por localidade, por usuário, etc. No saite constam várias informações sobre as aves, como nome científico, família, características, alimentação, reprodução, hábitos e distribuição geográfica, entre outros. O anu-branco registrado pelo Evolução, por exemplo, tem um "cheiro forte e característico, perceptível para nós a vários metros e capaz de atrair morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue) e animais carnívoros". A ave também é pescadora, "sobretudo em épocas de seca, quando há escassez de artrópodes".

Outros hábitos dos anus, de acordo com o WikiAves: "Gostam de apanhar sol e banhar-se na poeira, ficando a plumagem às vezes fortemente tingida com a cor da terra do local, ou de cinza e carvão, sobretudo se eles correrem antes pelo capim molhado, o que torna suas penas pegajosas. Pela manhã e após as chuvas, pousam de asas abertas para enxugarem-se. À noite, para se esquentar, juntam-se em filas apertadas ou aglomeram-se em bandos desordenados; acontece de um correr sobre as costas dos outros que formam a fila a fim de forçar a sua penetração entre os companheiros. Procuram moitas de taquara para pernoitar. Esta espécie morre de frio no inverno".



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA