Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Elisa Mota


Carioca criada em Joinville, morando algum tempo em São Bento do Sul e Florianópolis.

Sou vegetariana desde os dezessete anos e recentemente me mudei para a terra do churrasco (Pelotas - RS), onde faço graduação em biotecnologia. Gosto de arte, cultura geral, animais domésticos, psiclogia, história e filosofia. Gosto de algumas pessoas também. Aprecio culinária japonesa... mas tem que ser sem carne. Gosto de escrever, desenhar, conversar, tocar violão, perder tempo na internet e dormir.


Veja mais colunas de Elisa Mota

Simplesmente amor

Segunda, 11 de junho de 2012

Esta semana, além do dia dos namorados, haverá (para mim) uma prova de anatomia que, entre outros assuntos, inclui o coração. Nada mais justo que escrever sobre o amor.

O amor fez um casal e criou você. Deixou inquietos poetas e músicos, inspirando-os a compor um legado para as gerações seguintes. É tão presente no cinema que ocupa uma parte das videolocadoras só para si, indicada pelo nome “romance”. É o suficiente para unir pessoas muito diferentes e ser a característica comum entre trabalhos de artistas tão distintos quanto Paul McCartney e Reginaldo Rossi.

The Beatles, possivelmente a primeira boy band de sucesso no mundo, teve como tema muito frequente em suas músicas o amor. Talvez a paixão das fãs, na “Beatlemania”, tenha impulsionado razoavelmente as conquistas da banda e os músicos tenham percebido, naquele momento, que paixão e amor são temas com grande aceitação do público e predisposição ao sucesso. Atingem não só casais, mas também os apaixonados não correspondidos. Pode ser prometido, afirmado ou questionado, como na canção “Something”, em que o protagonista não sabe dizer se seu amor pela garota crescerá.

O assunto foi incorporado nos mais diversos gêneros, como samba, MPB, e rock. Foi também “atualizado” em sua abordagem: se anteriormente músicas como “I wanna hold your hand” (“eu quero segurar sua mão”) expressavam a vontade do público, hoje funk nacional, hip hop, pagode e outros estilos são mais explícitos quanto às sensações despertadas e o comportamento decorrente.

O “fogo que arde sem se ver”, de Renato Russo, tem ampla participação na sétima arte, sendo podado como em Romeu & Julieta e Noiva Cadáver, vivido e trazendo conseqüências indesejadas (como no filme Juno) ou comemorado ao fim do enredo (como em... melhor não dizer, para não contar o final). É também demonstrado em suas formas fraterna, paterna e materna, tal qual na comédia “A Pequena Miss Sunshine” e na produção “Simplesmente Amor”. O amor próprio é o tema central no francês “O Closet”. Amizade, outra vertente do amor, é constantemente celebrada em filmes sobre adolescência (como o brasileiro “As Melhores Coisas do Mundo”) e voltados ao público infantil ( “O Cão e a Raposa” e outros, além de filmes sobre a amizade entre humanos e animais).

O cinema também retrata relações polêmicas: o viesamento (perda da capacidade de análise comportamental do companheiro) é expresso no filme que no Brasil foi denominado “O Amor Custa Caro”. Além dele, relacionamentos homossexuais, de pessoas com grande diferença de idade ou pertencentes a distantes classes sociais são demonstrados. Por ter maior tempo que a música, por exemplo, para expor a situação, o cinema é capaz de apresentar os pontos de vista dos personagens e trazer maior empatia a quem acompanha a obra. É, portanto, mais livre e passível de aceitação.

Da mesma liberdade usufrui a literatura, provavelmente pela mesma razão: o tempo de “contato” com o público. O trágico “Os sofrimentos do jovem Werther” trouxe drama à vida real, causando suicídios em massa. “O Mulato” descreveu um relacionamento inter racial, num período em que era tabu. Ciúmes e adultério compõem “O Primo Basílio” e “Dom Casmurro”, também num período bastante conservador.  A poetisa Safo, da ilha de Lesbos  (Grécia) escrevia sobre e para mulheres (posteriormente o termo “lésbica” surgiu da associação entre o conteúdo das poesias e o nome da ilha).  

Se a vida imita a arte, as manifestações de amor na sociedade vêm ganhando mais liberdade. A geração atual “fica”, eliminando o compromisso imposto pelo namoro. As pessoas podem optar também por “amizade colorida” ou “relacionamento aberto”.

Recentemente, no Rio Grande do Sul, um casamento realizado entre um britânico e um brasileiro foi reconhecido por um juiz da Comarca de Lajeado. Semanas antes, a Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou um projeto de lei que inclui a união estável entre homossexuais no Código Civil. Vale lembrar que casamentos entre pessoas de diferentes etnias, classes sociais ou religiões já foram menos tolerados na sociedade e hoje são relativamente comuns. Práticas como o casamento infantil e a pedofilia (potenciais inibidoras do surgimento do amor espontâneo, posteriormente) vêm sendo condenadas pela opinião pública.

Creio que haja uma tendência ao desaparecimento de empecilhos legais ou judiciais às relações amorosas. A timidez e a insegurança ainda limitam a aproximação entre duas pessoas de interesses convergentes. Talvez um dia sejam lenda – assim como os rituais de pedir em namoro, levar ao cinema, conhecer a família do namorado ou da namorada ou trocar presentes no dia dos namorados – e nos pareçam tão antigas quanto o rock n’ roll inocente (e inigualável) dos Beatles



Comente





Maurélio Machado


Excelente crônica amiga Elisa! O amor é tema permanente no linguajar e escrita dos poetas, dos cineastas, da TV,são tantas suas formas e variáveis que seria impossível descreve-lo neste espaço. O conceito mais popular é o da formação de vínculo emocional com alguém. Adoro as poesias e músicas com letras que remetem a estes sentimento. Observe parte da linda letra da música do Cartola: "As rosas não falam" : Queixo-me às rosas,/Mas que bobagem/As rosas não falam...Não é lindo o amor? Abraços

Responder      12/06/2012

Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA