Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Usina de Processamento de Resíduos volta a funcionar

Quarta, 27 de março de 2024


Usina de Processamento de Resíduos volta a funcionar

A Usina de Processamento de Resíduos está funcionando a todo vapor em São Bento do Sul. Após adequações, ela retornou oficialmente às atividades em fevereiro deste ano, após a mudança da empresa que gerencia as suas operações. O local faz a diferença no cenário municipal. 

 

De acordo com o relatório gerencial de ecoeficiência, mais de 110 toneladas de lixo, divididos entre comum e reciclável, foram levados à Usina neste mês de março. Lá, aquilo que iria diretamente ao aterro sanitário, é reaproveitado. “Esses produtos feitos aqui servem para a nossa cidade. Estamos caminhando para ser uma cidade lixo zera e cada vez mais sustentável, exemplo para o Brasil”, destacou o prefeito Antonio Tomazini durante uma visita ao local. 

 

O lixo recolhido pode se transformar em diferentes tipos de materiais plásticos, como pavers e blocos de meio-fio. Quando chega no local, as sacolas são rasgadas e a separação dos itens inicia. Os reciclados servem para a cooperativa de materiais recicláveis e os que não estão em condições permanecem. “Todo esse material é triado com o objetivo de, também, fortalecer a cooperativa de catadores”, disse o presidente do Samae, Osvalcir Peters. Eles são triturados e enviados para moldes dos materiais e com alta temperatura. 

 

Já os lixos úmidos e orgânicos vão para um sistema chamado biodigestor, que fermenta o material e produz o biogás, que, por sua vez, alimenta o motor que está acoplado no gerador. O gerador está ligado na rede da concessionária de energia. Ao invés do lixo recolhido nas casas ser levado para o aterro, ele vai ser deixado na usina, onde ocorre todo o processamento do material e somente os resíduos seguem para o aterro.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA