Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Área de Proteção Ambiental - APA Rio Vermelho tem novo Plano de Manejo

Quarta, 27 de março de 2024

A Prefeitura de São Bento do Sul, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, apresentou nesta terça-feira (26), o novo plano de manejo da Área de Proteção Ambiental - APA Rio Vermelho.

Durante a apresentação, o prefeito Antonio Tomazini parabenizou a todos os envolvidos neste projeto tão importante para o nosso município. “O novo plano de manejo reforça o nosso compromisso em promover a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável de nosso município. Através dele, estaremos garantindo que a APA Rio Vermelho continue sendo uma unidade de conservação de extrema importância para São Bento do Sul e toda nossa região”, destacou Tomazini.

O trabalho foi desenvolvido pela empresa STCP Engenharia de Projetos LTDA e acompanhado e por uma comissão ambiental, que contou com representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo, Conselho Gestor da APA, Consórcio Quiriri, COMDEMA e Associação dos Moradores de Rio Natal. 

De acordo com a diretora do Departamento de Meio Ambiente e gestora da APA, Viviane Büttelbrun, “o plano de manejo teve sua revisão realizada na íntegra com o objetivo de conservar os remanescentes da vegetação da Mata Atlântica permitindo que as atividades produtivas sejam realizadas em bases sustentáveis”, disse, garantindo que o plano vai fortalecer ainda mais o trabalho de preservação da unidade de conservação aliado ao desenvolvimento do turismo na região”, explicou.

O documento, que orienta a gestão da unidade de conservação, estabelece o zoneamento e as normas gerais e específicas para uso da área, além do manejo dos recursos naturais. A revisão do Plano de Manejo da APA do Rio Vermelho seguiu o Roteiro Metodológico do ICMBio, que considera a participação social como requisito para a elaboração de planos de manejo. Foram realizadas etapas de planejamento, diagnóstico socioambiental, duas oficinas de planejamento e, após, consolidação do documento técnico e atos legais.

O propósito da Área de Proteção Ambiental do Rio Vermelho, conforme consta no plano é “promover o município de São Bento do Sul, como guardião das águas que abastecem a população regional, oferecendo  a beleza da paisagem natural da Mata Atlântica na região de transição entre a Floresta Ombrófila densa com a Mata de Pinhais e sua biodiversidade, gera melhorias à qualidade de vida da população local por meio do desenvolvimento sustentável das atividades econômicas e pela valorização da identidade cultural e suas tradições, oportuniza o turismo e favorece a educação ambiental, elevando o meio ambiente como um legado de valor inestimável às presentes e futuras gerações”.

A apresentação do novo plano de manejo contou com a presença de autoridades municipais, representantes do projeto, servidores e moradores destas regiões, destacando o apoio e interesse na preservação ambiental e na gestão sustentável da APA Rio Vermelho.

 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA