Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Como reduzir o consumo de energia elétrica e aliviar o bolso em 2024

Sexta, 16 de fevereiro de 2024

 

Professor do curso técnico em Eletrotécnica da ETT reforça a importância da conscientização e ensina como atitudes simples evitam o gasto energético exagerado

 

Clima tropical. Umidade elevada do ar. Ondas de calor. Sensação térmica capaz de acabar com a disposição para qualquer atividade. O verão no Brasil não é para amadores, mas amenizar a sensação de calor com o ar-condicionado ligado o dia todo ou tomar muitos banhos por dia traz outra dor de cabeça: o aumento no consumo de energia elétrica e o peso da conta de luz no bolso.

 

Professor do curso de Eletrotécnica da Escola Técnica Tupy – instituição do ecossistema UniSociesc -, Ricardo Jacobi diz que as temperaturas elevadas provocam aumento no consumo de energia elétrica, especialmente por causa do uso intensivo de aparelhos de ar-condicionado e chuveiro. Mas o verão não é o único vilão. É preciso ser eficiente do ponto de vista energético durante todo o ano.

 

De acordo com o engenheiro de Controle e Automação, a dica é adotar medidas permanentes para economizar energia, seja qual for a estação do ano. “A economia é importante não apenas para reduzir os custos, mas também para minimizar o impacto ambiental”, diz ele, reforçando a importância da conscientização.

 

Em novembro de 2023, quando ondas de calor extremas anunciavam o que seria o verão, o consumo de energia elétrica no Brasil cresceu 15,5% - o maior avanço da série histórica iniciada pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) em 2014. Se considerada a média anual, outro recorde: em 2023 o Brasil registrou o maior consumo de energia elétrica dos últimos anos.

 

Recentemente, outra onda de calor tornou as temperaturas insuportáveis em várias cidades do país. Para aliviar o bolso e a consciência ambiental sem passar calor, o professor da ETT Ricardo Jacobi dá algumas dicas:

 

Ar-condicionado

·        Certifique-se de limpar ou trocar os filtros do ar-condicionado regularmente. Filtros sujos reduzem a eficiência do aparelho, aumentando o consumo de energia.

·        Evite deixar a temperatura do ar-condicionado muito baixa. Manter uma temperatura moderada reduz o consumo de energia.

·        Prefira equipamentos de ar-condicionado com a tecnologia “inverter”, pois são mais eficientes e ajudam na economia.

·        Combine o uso de ventiladores com o ar-condicionado. Os ventiladores fazem o ar frio circular de forma mais eficiente, permitindo que você ajuste o termostato para uma temperatura mais alta.

 

Chuveiro

·        Reduza o tempo de banho para economizar água e energia. Um banho mais rápido significa menos tempo de uso da resistência elétrica do chuveiro e redução do consumo energético.

·        Se o chuveiro tem ajuste de temperatura, use-o de forma consciente. Evite configurar a temperatura muito alta, o que elevará o consumo de energia.

·        Considere instalar um sistema de aquecimento solar para água. No verão, a energia solar pode fornecer água quente sem a necessidade de consumo de energia elétrica.

 

Iluminação

·        Substitua lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED. Elas consomem menos energia e geram menos calor, o que é benéfico durante o verão.

·        Mantenha cortinas e persianas abertas durante o dia para aproveitar a luz natural. Isso reduzirá a necessidade de iluminação artificial.

·        Quando ninguém estiver presente no ambiente, desligue as luzes e o aparelho de ar-condicionado.

 

Eletrodomésticos

·        Use eletrodomésticos que geram calor, como o ferro de passar roupa e o forno, durante as horas mais frescas do dia para reduzir a carga do ar-condicionado.

·        Desligue completamente os aparelhos eletrônicos quando não estiverem em uso. Mesmo em standby, eles consomem energia desnecessária.

 

Dicas simples e consciência tranquila

De acordo com o professor do curso de Eletrotécnica da ETT, Ricardo Jacobi, essas dicas são simples, mas ajudam significativamente na redução do consumo de energia elétrica durante o verão. “Além de economizar dinheiro em contas de luz, essas medidas levam à preservação do meio ambiente porque reduzem a demanda sobre os recursos energéticos.”

 

A estratégia, finaliza o especialista, é lembrar que pequenas mudanças de hábitos podem fazer grande diferença quando se trata de conservação de energia.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA