Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

PEDRADAS DO PEDROKA - BRASIL BRASILEIRO - PARABÓLICAS - ELE DESISTIU

Sábado, 23 de dezembro de 2023


 

 

O Brasil brasileiro
Há muito tempo a corrupção reina em terras brasileiras, isso é fato. Mas o que vem ocorrendo com o país nos últimos anos e só veio à tona agora chocou o mundo, desestabilizou a economia e a confiança dos investidores, o que não será algo fácil de se retomar.
Às vezes o Brasil parece, de forma clara, ser um país “feito para alguns lucrarem”: o país não tem outro meio de transporte senão o rodoviário. As estradas são ruins, muito embora as reiteradas reformas – apesar de algumas estarem realmente abandonadas. O combustível é caríssimo, apesar de produzido aqui. As montadoras de veículos têm margens de lucro absurdas, muito maior que em outros países do mundo cujos habitantes tem maior renda. O governo, por sua vez, reduz o IPI constantemente para que as montadoras vendam cada vez mais veículos. É um ciclo vicioso.
O Brasil é um dos países com mais recursos naturais do mundo, tem um potencial para produzir muito, mas não o faz. A questão é: por quê? Porque o país verde-amarelo é um eterno contrassenso: apesar de tanto potencial, é o país que mais arrecada, mas arrecada da forma errada. Arrecada-se tributando os empresários, principalmente os menores, que além de achatados pela própria competição de mercado, não tem auxílio do governo – ao contrário, é massacrado por ele. Aqui, incentiva-se o comércio, não a produção. A inflação e o baixo crescimento são o fruto disto.
E mais, o que se arrecada simplesmente não se vê em contraprestações. Como se adota um modelo federativo em que a União é o ente que mais arrecada (principalmente por meio do IR) e ela é quem efetua a grande parte dos repasses, faz-se uma espécie de escadinha com as verbas públicas. O dinheiro sai dos municípios para a União. Então, para que o Município realize obra ou adquira bens, ele espera o repasse da União e do Estado, daquele mesmo dinheiro que os munícipes contribuíram. Assim, quando a verba é repassada, muito vai “ficando pelo caminho”.
Em função da dita distribuição de renda pelos Estados, os que mais arrecadam são, por vezes, os que menos recebem contraprestações. É quase um incentivo aos Estados que menos produzem. O que se espera agora, é que a Reforma Tributária, aprovada depois de mais de 30 anos de discussão, não leve tanto tempo para suritr seus efeitos.
 

PARABÓLICAS

Sinal dos tempos. Hoje quem atesta que você é idoso é o DETRU. Onde você mora o SAMAE e a CELESC. Provar que estou casado há 56 anos é uma certidão que vale por 90 dias. Salve Jorge!

- Como pessoas agem e o tempo responde. Ouvi dias destes: "Nem Frank, nem Odenir, nem Alcides. Agora é nóis.

- A resposta: O anúncio da desistência da candidatura de César do Germânia, deixou "o nóis", na beira da estrada.

- Surpresa para muitos, para mim apenas uma constatação: César é muito instável. Foi uma largada e uma chegada botafoguense. E sem nenhuma repercussão nas redes sociais. 

 

- E a senadora Ivete votou contra a indicação de Dino. O saudoso Luiz Henrique deve estar tremendo no túmulo.

 

- Na bolsa de apostas da politica, tem gente especulando que Ismar irá para o PP e o MDB de Sieves será seu vice. Não me surpreenderei com mais nada.

- Já outros observadores dizem que só DREVECK salva o PP do vexame. E aí a encrenca com o Jorginho!

- Pessoa que entra na política e se assusta com pedidos de eleitores está mesmo muito iludida ou despreparada.

-  A reeleição está para Tomazine, asim como a conquista do Mundial de Clubes está para o Fluminense.

- Meu amigo Edi Salomon, mais faceiro que pica-pau em tronqueira, se peparando para mais uma disputa eleitoral. Volta com todo gás.

Projeto aumenta o limite de isenção do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD), cobrado na transferência de bens herdados. O valor do bem passível de isenção era considerado defasado pelo Estado e passou de R$ 20 mil para R$ 200 mil.

- Presidente estadual do PSDB, sábiamente preferiu perder um vereador do que desmantelar o diretório local. Prestigio do presidente Geraldo Weihermann.

- O terreno cobiçado no Schrann, mas onde só os moradores não  são consultados. Já era para ser Sede da Cooperativa de Catadores. nova Escola de Música e agora Abrigo Social. A praça que é para comunidade continua seno um sonho. Acorda Tomazine!

 



 

                     



FELIZ NATAL PARA TODOS


Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA