Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Luiz Carlos Amorim - Florianópolis/SC


Luiz Carlos Amorim é fundador e Presidente do Grupo Literário A ILHA em SC, que completa 43 anos de atividades literárias e culturais neste ano de 2023, juntamente com a sua revista SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA. Ocupa a Cadeira 19 da Academia Sulbrasileira de Letras. Mora atualmente em Lisboa. Eleito Personalidade do Ano pela Academia Catarinense de Letras e Artes, pelo livro NAÇÃO POESIA.

Editor das Edições A ILHA, que publicam as revistas SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA,  MIRANDUM (Confraria de Quintana) e ESCRITORES DO BRASIL, além de mais de cem títulos livros de vários géneros, antologias e edições solo.

Editor de conteúdo do portal PROSA, POESIA & CIA., do Grupo Literário A ILHA, em Http://prosapoesiaecia.xpg.com.br

Autor de 35 livros de crônicas, contos,  poemas, infanto-juvenil, história da literatura, três deles publicados no exterior, em inglês, francês, italiano e inglês, além de poemas publicados em outros países como India, Rússia, Espanha, Grécia, Portugal, Espanha, França, Itália, etc.

Colaborador de revistas e jornais no Brasil e exterior – tem trabalhos publicados na Índia, Rússia, Grécia, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Cuba, Argentina, Uruguai, Inglaterra, Espanha, Itália, Cabo Verde e outros, e obras traduzidas para o inglês, espanhol, bengalês, grego, russo, italiano, francês, alemão.

Colaborador de vários jornais e revistas por todo o Brasil e em países de língua portuguesa. Participante, em nome do Grupo Literário A ILHA, do Salão Internacional do Livro de Genebra, na Suiça e da Feira do Livro de Lisboa e Feira do Livro do Porto, em Portugal.

 

 


Veja mais colunas de Luiz Carlos Amorim - Florianópolis/SC

FEIRA DO LIVRO QUENTE

Segunda, 24 de dezembro de 2018

 

Clique para ampliar
 Por Luiz Carlos Amorim – Escritor, editor e revisor, Cadeira 19 na Academia SulBrasileira de Letras – Fundador e presidente do Grupo Literário A ILHA, com 38 anos de trajetória. http://lcamorim.blogspot.com.brhttp://www.prosapoesiaecia.xpg.uol.com.br

Com tanta livraria e editora fechando neste nosso país onde ainda se lê pouco, a campanha para incentivarmos a leitura, dando livro de presente neste Natal foi grande. Então o lema da Feira do Livro de Florianópolis deste ano foi: Dê livro de presente.

A feira do livro de Florianópolis aconteceu de 13 a 23 de dezembro, num local novo, já que estavam fazendo obras no Largo da Alfândega. Então, o novo local foi o calçadão da Paulo Fontes, quase em frente ao Terminal de ônibus urbanos do centro, o Ticen.

Pois agendei o lançamento do meu livro de contos de Natal, da antologia do Grupo Literário A ILHA e de de livros solo de integrantes da nossa agremiação literária e fomos, no dia 20, para autografarmos nossos livros na tarde toda. Chegamos às 14 horas, como agendado, para ficar até as 19 horas. Mas estava quente demais. A sensação térmica devia estar para mais de quarenta graus e com o sol entrando pela feira, ficava ainda mais quente.

Já faz algum tempo que “forças ocultas” (?) vêm tentando acabar com a feira do livro de Florianópolis. Não é de agora. Há alguns anos, uns quatro, talvez, a prefeitura não queria mais que a Câmara Catarinense do Livro fizesse a feira do livro no Largo da Alfândega, porque teriam que tirar de lá os feirantes de frutas e verduras, vejam vocês. Botamos a boca no trombone, publiquei artigo em jornal local e eles voltaram atrás, a feira pode ficar com um cantinho do Largo. Mas sempre há a possibilidade de não haver mais o espaço já consagrado para a feira no centro. Desta vez há obras, resolveram mexer no entorno do mercado público bem na temporada (como sempre, aliás). E a feira do livro foi para um lugar onde é impossível a gente ficar de tão quente, mesmo levantando um lado das tendas, pois não havia nem um ventilador de teto para amenizar a situação, pelo menos para os leitores que vem comprar livros.

Já falei isso, mas vale repetir. A Câmara não tem recursos, não há apoio de ninguém para a realização da feira. O evento está se tornando inviável. Isso na capital do Estado, frise-se. E eu vejo, em outras cidades catarinenses, como Joinville, Jaraguá do Sul, Criciúma, Chapecó, etc., feiras do livro excepcionais, com convidados importantes, grandes nomes da literatura de renome nacional vindo fazer palestras, conferências, lançamentos de livros. E aqui, na capital do Estado Catarina, nada. Naquelas cidades, há o apoio do Estado, da União, do município, da indústria e comércio locais e as cidades valorizam suas feiras. Os eventos têm cada vez mais participantes e mais visitantes. Aqui em Florianópolis, acontece o contrário. A Feira vai minguando cada vez mais, porque ninguém investe nela.

Já é tempo desse estado de coisas mudar. Leitura é o hábito mais importante que podemos ter. Leitura é conhecimento, cultura, é o futuro. Futuro de todos nós, futuro do país, do mundo. Nosso “políticos” precisam ter um pouco mais de cultura, precisam valorizar mais a educação e a cultura. Se você ainda não deu presente para alguém, dê um livro de presente. É um presente para a vida toda.

 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA