Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Lula se lança à reeleição e promete ‘briga’ por emendas

Monday, 03 de August de 2026


Lula se lança à reeleição e promete ‘briga’ por emendas

featured image

Foto: Miguel Schincariol/AFP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se lançou oficialmente como candidato à reeleição neste domingo, em São Paulo, e deu recados políticos sobre seu programa de governo e a relação com o Congresso Nacional. O petista disse que não quer ser lembrado apenas pelo Bolsa Família e prometeu, em um possível novo mandato, disputar com o Legislativo o dinheiro das emendas parlamentares. Ao afirmar que não seria o “Lulinha paz e amor” se ganhar, mas o “Lulinha porreta”, o presidente disse que “vai ter briga com emenda parlamentar. Vai ter briga com o papel que tem o Poder Legislativo”. No discurso, também falou sobre soberania nacional, direitos das mulheres, investimento em defesa e outros temas que devem aparecer em sua campanha. “Eu não quero ser apenas o presidente do Bolsa Família”, disse. A fala expõe uma cobrança que Lula tem feito a seus aliados mais próximos: quer propostas mais ousadas para apresentar na atual campanha, sem foco total nas políticas sociais que marcam sua trajetória. (Folha)

Em um discurso de 62 minutos, Lula disse estar “inteiraço” e indicou, no improviso, que Fernando Haddad, candidato ao governo de São Paulo, pode ser seu sucessor. O presidente questionou qual país ele vai entregar a Haddad depois de ele “governar São Paulo por 8 anos”. Em seguida, emendou: “Ou você, Rafael [Fonteles]? Quem sabe sai do Piauí o próximo? Ou quem sabe do Ceará. Ou quem sabe de Pernambuco. De algum lugar vai sair. E da Bahia? Essa eleição de agora é para definir que país a gente vai deixar do ponto de vista das coisas que ainda não fizemos”. Lula também evitou mencionar o ex-presidente Jair Bolsonaro, referindo-se a ele como “traste” e “coisa”. (Poder360)

Veja íntegra do discurso de Lula na convenção do PT. (UOL)

Sem nenhuma mulher na programação, embora o voto feminino estivesse entre as pautas mais importantes do evento, o presidente abriu a fala com uma autocrítica: “Não é possível que a gente tenha esquecido do principal evento da nossa campanha, não ter colocado uma mulher para falar”, afirmou. O presidente convocou então a primeira-dama Janja da Silva pra fazer um discurso antes dele. Antes da abertura oficial do evento, Marina Silva, Simone Tebet e Benedita da Silva participaram de entrevistas transmitidas ao vivo. Nos discursos oficias, contudo, não havia mulheres escaladas. Antes de Lula discursaram, além de Haddad, o presidente do PT, Edinho Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). (g1)

Pesquisa BTG/Nexus divulgada hoje (íntegra) mostra que Flávio Bolsonaro (PL) cresceu nas intenções de voto no 1º turno e está empatado tecnicamente com Lula no 2º. A sondagem foi feita entre os dias 31 de julho e 2 de agosto de 2026 e a margem de erro é de dois pontos. Na pergunta estimulada de 1º turno, Lula aparece com 41% e Flávio, com 37%. Já no 2º turno, o presidente tem 46%, contra 45% de Flávio. (Meio)

Felipe Nunes: “Este ano, mesmo com intenções de voto acima das observadas nas urnas em 2022 nesses 10 estados pesquisados, chama muita atenção o desânimo do eleitor com a continuidade de Lula — o que pode sinalizar para uma abstenção maior, mesmo com intenção de voto maior. Quando perguntados se o presidente merece mais quatro anos de mandato, boa parte do eleitorado responde que não. Só nos estados do Nordeste, Lula empolga. Nos demais, a maioria não acha que Lula mereça continuar. Um sinal de alerta muito grande para uma campanha que tem que projetar o futuro”. (Globo)



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2026 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA