Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

MILTON HATOUM TERÁ DOCUMENTÁRIO DIRIGIDO POR MARCELO GOMES

Wednesday, 29 de April de 2026


MILTON HATOUM TERÁ DOCUMENTÁRIO DIRIGIDO POR MARCELO GOMES

Produzido pela Matizar Filmes, o filme contará com o registro sobre a posse do autor na Academia Brasileira de Letras em abril de 2026

Diretor Marcelo Gomes e a equipe da Matizar Filmes na cerimônia de posse de Milton Hatoum na ABL - Créditos: Matizar Filmes

Na última sexta-feira, 24 de abril, o escritor Milton Hatoum tomou posse na Cadeira nº 6 do Quadro dos Membros Efetivos da Academia Brasileira de Letras (ABL). O cineasta Marcelo Gomes e a equipe de produção da Matizar Filmes estiveram presentes na cerimônia para registrar o momento para o documentário Um Escritor Entre Dois Mundos. Dirigido e roteirizado por Gomes, o projeto irá retratar as origens e a trajetória do romancista, o primeiro amazonense a ser eleito “imortal” da ABL.

“Na obra do Milton Hatoum estão presentes a visão do imigrante libanês e a reflexão do caboclo amazonense. Ele é um intelectual que transita no mundo literário, mas, além disso, é um grande professor, que nos ensina sobre a alma e a cultura brasileira de forma tão simples, especial e profunda. Então, esse documentário é fundamental para a compreensão de nós, enquanto brasileiros, e para enriquecer a cultura nacional e também internacional”, afirma Marcelo Gomes.

Após trabalharem juntos em Retrato de um Certo Oriente, inspirado no livro de Hatoum, vencedor do Prêmio Jabuti, o diretor e a produtora irão explorar a história do autor manauara. Sua obra, que soma meio milhão de exemplares vendidos e foi traduzida para 17 países, também chegou ao cinema em 2015 pela Matizar Filmes, com a adaptação do romance Órfãos do Eldorado, dirigida por Guilherme Coelho e protagonizada por Daniel de Oliveira e Dira Paes.

“A Matizar tem uma relação profunda com a obra de Milton Hatoum. Já produzimos dois filmes baseados em seus livros, Órfãos do Eldorado e Retrato de um Certo Oriente, e este documentário nasce justamente desse vínculo, buscando expandir o diálogo entre literatura e cinema”, completa Mariana Ferraz, Diretora Executiva da Matizar Filmes.

Além de retratar momentos importantes como a consagração na ABL, Um Escritor Entre Dois Mundos irá acompanhar Milton Hatoum em uma jornada pelo Líbano e o Amazonas, territórios que moldaram sua obra. As filmagens oficiais devem começar no segundo semestre de 2026, com lançamento previsto para o final do próximo ano.

 

SOBRE MILTON HATOUM
Nascido em Manaus, em 1952, em uma família de origem libanesa, Milton Hatoum é um dos mais importantes escritores brasileiros da atualidade. Formado em Arquitetura pela Universidade de São Paulo, estreou na ficção com Relato de um Certo Oriente (1989), obra que lhe rendeu o Prêmio Jabuti. Anos depois, publicou Dois Irmãos (2001) e Cinzas do Norte (2006), também vencedores do principal prêmio literário do país, na categoria de Melhor Romance. Com nove livros publicados, sua obra foi traduzida para 17 países, adaptada para o cinema e a televisão e já soma meio milhão de exemplares vendidos.

SOBRE MARCELO GOMES
Nascido no Recife, em 1962, Marcelo Gomes é um renomado roteirista e diretor de cinema. Em 1993, após estudar cinema na Universidade de Bristol, na Inglaterra, Gomes voltou ao Brasil e passou a produzir curtas-metragens, como o premiado Maracatu, Maracatus. Seu primeiro longa, Cinema, Aspirinas e Urubus, lançado em 2005, foi selecionado para a mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes. Em 2009, codirigiu com Karim Aïnouz Viajo porque preciso, volto porque te amo, selecionado para o Festival de Veneza e premiado no Festival do Rio. Posteriormente, lançou diversos filmes, como Era uma vez eu, Verônica (2012), Estou me guardando para quando o Carnaval chegar (2018), Paloma (2021) e Retrato de um Certo Oriente (2024).

SOBRE A MATIZAR FILMES
Fundada em 2004, a Matizar Filmes surgiu do desejo de produzir cinema e televisão que não apenas entretenham, mas também provoquem reflexões profundas sobre questões relevantes para o Brasil. Sua abordagem combina pesquisa cuidadosa no desenvolvimento dos projetos com compromisso com a excelência artística e técnica. Ao longo dos anos, a produtora se consolidou como referência na produção de documentários e ficções contemporâneas que desafiam convenções e exploram narrativas potentes.

A trajetória da Matizar Filmes é marcada por documentários importantes, como “Jogo de Cena” e “Moscou”, do renomado cineasta Eduardo Coutinho, e “Fala Tu” e “PQD”, de Guilherme Coelho. Posteriormente, a produtora passou a produzir filmes de ficção, como “Órfãos do Eldorado”, de Guilherme Coelho, e “Retrato de um Certo Oriente”, de Marcelo Gomes. A Matizar Filmes tem o compromisso de levar narrativas autênticas e relevantes ao público nacional e internacional, contribuindo para a presença do cinema brasileiro no cenário global.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2026 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA