Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Com voto do deputado Dr. Vicente, CCJ aprova proposta de regulamentação dos bingos beneficentes

Terça, 13 de maio de 2025

Com voto do deputado Dr. Vicente, CCJ aprova proposta de regulamentação dos bingos beneficentes

 

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (13), o projeto de lei que cria a certificação dos bingos beneficentes promovidos por entidades filantrópicas. A proposta, de autoria do deputado Antídio Lunelli (MDB), recebeu parecer favorável do deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), que substituiu o titular da comissão, deputado Volnei Weber, na reunião.

 

Dr. Vicente destacou a importância da iniciativa como forma de encerrar a insegurança jurídica que atinge comunidades que realizam bingos com o objetivo de promover lazer, confraternização e arrecadar recursos para manter suas atividades ou apoiar causas sociais.

 

“Hoje demos um passo importante na defesa dos bingos beneficentes realizados por entidades filantrópicas. O projeto traz segurança para grupos de idosos, pastorais, associações de bairro e tantas outras organizações que utilizam o bingo como forma de sustentar suas ações e ajudar quem mais precisa. É algo amplamente reconhecido e aceito pela sociedade”, afirmou o parlamentar.

 

Durante a reunião, Dr. Vicente também destacou a presença de uma delegação de vereadores e representantes de entidades sociais do município de Corupá, que vieram até a Alesc acompanhar a votação e manifestar apoio à proposta. “É muito importante ver lideranças locais mobilizadas por essa causa. Isso reforça a legitimidade e a urgência de garantir segurança jurídica para essas iniciativas que fazem tanto bem às comunidades”, enfatizou.

 

Conforme a proposta, a certificação social da entidade promotora será feita junto à Polícia Civil do município onde o evento beneficente for realizado.

 

Fim da hipocrisia

Dr. Vicente também chamou atenção para a contradição vivida no país: enquanto as chamadas Bets, plataformas de apostas esportivas virtuais ,  movimentam mais de R$ 30 bilhões por mês, segundo o Banco Central, sem sofrerem fiscalização ou restrições significativas, iniciativas comunitárias enfrentam barreiras.

 

“O Brasil é o país das contradições. Enquanto os jogos online seguem liberados, lucrando bilhões e levando milhões de brasileiros ao vício e ao endividamento, comunidades locais são impedidas de realizar um simples bingo na festa da igreja ou no encontro de idosos. É hora de dar fim a essa hipocrisia”, criticou.

 

O projeto ainda precisa tramitar por outras comissões antes de ser votado em plenário. Para Dr. Vicente, regulamentar os bingos beneficentes é reconhecer e valorizar o papel das entidades que promovem a solidariedade e o bem-estar social em todo o estado.

 

“Bingo beneficente é união, é lazer, é ajuda mútua, é causa social. E essa proposta tem o meu total apoio”, concluiu.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2026 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA