Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Santa Catarina recebe evento mundial de cirurgias revisionais bariátricas

Sexta, 15 de dezembro de 2023

Clique para ampliar

 

Neste sábado, 16 de dezembro, ocorre em Florianópolis, o Bariatric Channel, evento mundial de cirurgias revisionais bariátricas on-line. Cirurgiões renomados transmitirão em tempo real, do Hospital de Caridade, oito cirurgias bariátricas revisionais e uma robótica, que serão acompanhadas por médicos de vários países. Esta é a primeira vez que o encontro ocorre em Santa Catarina e a segunda no Brasil.

 

O anfitrião do evento, Nicholas Kruel, não apenas lidera a organização local, mas também será o cirurgião responsável pela cirurgia robótica. "Tive a honra de realizar a primeira cirurgia bariátrica do mundo com a técnica Sleeve por meio do robô Versus. Poder contribuir compartilhando a experiência da robótica com colegas de várias partes do mundo será muito gratificante", destaca.

 

Segundo o Atlas Mundial da Obesidade, produzido pela World Obesity Federation (WOF), a obesidade deve atingir 41% da população brasileira até 2035 com impacto econômico na saúde estimado em US$ 19,2 milhões, cerca de 3% do Produto Interno Bruto (PIB), o que reforça a importância da ampliação da cirurgia bariátrica como instrumento de tratamento da doença.

 

Cirurgias Revisionais

A cirurgia bariátrica é uma técnica muito eficiente para o emagrecimento, mas é considerado normal se o paciente recupera de 5 a 10% do peso eliminado em dois anos. No entanto, em alguns casos os pacientes podem sofrer efeitos indesejados no pós-cirúrgico, ou voltar a ganhar peso (acima de 20% do que foi reduzido), o que precisa ser investigado e pode indicar a necessidade de uma cirurgia revisional para identificar alguma situação anatômica na bariátrica.

 

As possibilidades do reganho de peso e dores podem ser na anastomose (junção do estômago com o intestino) que está muito aberta, estômago muito alongado, ou síndrome Candy Cane – permanência de uma alça cega aumentada em que se acumula alimento, mas apenas o exame poderá dar o correto diagnóstico.

 

Por ser um processo mais complexo do que a primeira cirurgia, em que serão dissecados tecido previamente manipulado e possivelmente repleto de aderências, a cirurgia revisional se torna mais delicada e por conta disso exige muita capacidade técnica do cirurgião e um apoio de uma equipe multidisciplinar qualificada.

 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA