Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Criança programadora: estas 5 habilidades podem ajudar os pequenos a se desenvolverem

Sábado, 16 de dezembro de 2023

 

Investir no ensino de tecnologia para crianças e adolescentes ajuda a prepará-las para um futuro digitalizado; especialista aponta os benefícios de elas aprenderem programação

 

Desenvolver habilidades digitais por meio de cursos de tecnologia e robótica passou a ser uma forma mais enriquecedora e flexível de aprendizado. Para crianças e adolescentes, a programação tem a capacidade não apenas de facilitar a compreensão do mundo digital, mas também fornece uma base para o desenvolvimento de habilidades cognitivas cruciais para o futuro.

 

“Os cursos de programação não ensinam só a escrever códigos, mas também oferecem uma gama diversificada de habilidades valiosas aplicáveis em diversas áreas da vida. Ao investir na programação para crianças e adolescentes, estamos, na verdade, nos preparando para um futuro digitalizado, que já tem percepções tão diferentes daquelas que aprendemos no passado”, comenta Henrique Nóbrega, diretor fundador da Ctrl+Play, escola de programação e robótica para crianças e adolescentes.

 

O especialista traz, a seguir, cinco benefícios que a programação pode proporcionar aos pequenos. Confira:

 

Pensamento lógico 

Ao aprender programação, as crianças são introduzidas aos conceitos fundamentais de lógica e algoritmos. Isso implica compreender como organizar instruções de forma sequencial e lógica para atingir um objetivo específico. Além disso, eles aprendem a transformar problemas complexos em tarefas mais simples e manejáveis, o que facilita a abordagem e a resolução eficaz de desafios.

 

Criatividade 

O aprendizado de linguagens e códigos também é propício para o estímulo da criatividade em crianças e adolescentes, uma vez que estes têm a oportunidade de conceber e desenvolver projetos exclusivos e adaptados às suas preferências. Durante o processo de criação de software, elas são encorajadas a superar obstáculos, o que promove o pensamento inovador e a disposição para explorar abordagens diversas na busca pelos resultados almejados.

 

Habilidades matemáticas 

A programação é uma disciplina que incorpora princípios matemáticos, incluindo operações aritméticas, álgebra e geometria. Ao aprender a programar, as crianças têm a oportunidade de aplicar esses conceitos de maneira prática, o que pode contribuir para desmistificar a disciplina e aprimorar suas habilidades nela. Além disso, a prática da programação desenvolve a capacidade de analisar problemas de forma crítica e encontrar soluções, promovendo o pensamento lógico e a resolução de desafios complexos.

 

Comunicação

Trabalhar em projetos de programação envolve frequentemente a colaboração e a comunicação com outras pessoas, o que proporciona uma oportunidade para crianças e adolescentes aprenderem habilidades sociais essenciais. Eles podem desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe, dividindo tarefas e comunicando suas ideias com clareza e precisão.

 

Persistência e cuidado

O processo de programação muitas vezes exige que se possa identificar e corrigir erros, conhecidos como bugs. Para fazer isso, é essencial ter paciência, persistência e um olhar analítico. Esta tarefa ensina às crianças a não desistirem diante dos desafios, entenderem a importância da atenção e do cuidado, além de ajudar a cultivar uma atitude positiva ao encarar obstáculos. Ao enfrentá-los e superá-los, os pequenos desenvolvem habilidades avançadas de resolução de problemas e aprendem a lidar com situações complexas com confiança.

 

Sobre a Ctrl+Play:

Ctrl+Play é uma escola brasileira de tecnologia e programação que oferece cursos e programas inovadores para crianças e adolescentes. Seu objetivo é proporcionar um ambiente educacional divertido e interativo, onde os alunos possam desenvolver habilidades, programação, robótica, criação de jogos, modelagem 3D e conceitos de lógica de forma dinâmica, divertida e envolvente. A escola utiliza metodologias de ensino modernas e recursos tecnológicos avançados para proporcionar uma experiência de aprendizado estimulante e enriquecedora.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA