Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

CANTANDO O PRESÉPIO E ENCANTANDO A PLATÉIA SÃO BENTO DO SUL: 150 ANOS DE ALEGRIA



 

 

 

CANTANDO O PRESÉPIO  E ENCANTANDO A PLATÉIA

SÃO BENTO DO SUL: 150 ANOS DE ALEGRIA

 Por Pedro Alberto Skiba Reprodução autorizada

O sábio cria, o homem copia e o inteligente partilha.

 

                                     O presépio ainda vazio

 

Baseado neste princípio é que não ouso alterar nem dar outra forma ao que foi criado pelo Padre Luciano Toller e apresentado para a comunidade católica de São Bento do Sul, na noite de de 30 de novembro na Igreja Matríz Puríssimo Coração de Maria. 

Sobre o autor me arrisco a dizer 

             COM FÉ, ESPERANÇA E AMOR

 

Uma trindade que se confunde e se funde como numa poção mágica de elementos químicos que em vez de caldeirão usa o coração. Se usados em pequenas doses ou poções maiores fazem bem à alma, ao espírito, à consciência. A receita e a dosagem estão nas mãos do médico, daquele que se preparou, que foi ungido para a prática. Aqui no caso o médico é especialista nas doenças da alma. Ele não tem a cura, mas orienta, acompanha, aconselha. Milagres existem através da fé E, esta é a melhor das terapias. Dito isto quero me referir a um jovem sacerdote que aqui chegou há poucos meses. Ele pode ser considerado agitado, ardente, apaixonado, intenso, ativo, imaculado. Sorriso e palavras fáceis possui o dom e qualidade de esclarecer e convencer. Sua atuação como pároco da Matriz Puríssimo Coração de Maria tem surpreendido positivamente os fiéis que já lhe conheceram. Padre dos que ainda usam batina, usa também toda sua capacidade "para fazer o que gosta e gostar do que faz", como ele bem se define. Já começou uma revolução e que se cuidem os de pouca fé de outras crenças. Vocês poderão ser facilmente cooptados com Fé, Esperança e Amor.

Diante deste preâmbulo ouso me aventurar sobre o comportamento de uma personalidade que aqui chegou devagarinho, foi tomando conta do seu espaço, aumentando o tom de voz, se impondo e conquistando a piazada, uma armadilha do bem,  e estrategicamente preparada para alcançar os pais, os  avós, a família por inteiro e a vizinhança por influência. 

 

Um pregador moderno, astuto, dono da boa palavra capaz de arrebatar, conquistar e liderar. Resgatar valores e fé. Assim em pouco tempo ele conseguiu resgatar ovelhas perdidas, manter e aumentar o seu rebanho que aliviado de suas culpas permanece e renasce para a fé através de um Poder que só pode ser divino. Obrigado padre Luciano Toller, você é o CARA! Senhor da Glória!

Me dando por satisfeito, vamos a obra. Você que não acompanhou  agora tem a oportunidade de conferir, se inteirar, guardar e até repartir com os seus viizinhos encenando em sua casa ou com seus vizinhos. Nao esqueça de uma prece e de citar o autor.

 

❖ Música inicial : Natal (Ganter, 1975)

O padre apresentador e a apresentadora entram juntos, com lanternas.

 

 

 

               Padre Luciano e Linda Tomelin

❖ Pe. Luciano: Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.

❖ Todos: Amém!

❖ Pe. Luciano: A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco.

❖ Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

 

❖ Linda: O presépio é um evangelho vivo que transvaza das páginas da Sagrada Escritura. Ao mesmo tempo que contemplamos nele o Natal, somos convidados a colocar-nos a caminho, atraídos pela humildade d’Aquele que se fez humano a fim de se encontrar com a humanidade.

❖ Pe. Luciano: Por que motivo suscita o Presépio tanto enlevo e nos comove? Antes de mais nada, porque manifesta a ternura de Deus. O Filho de Deus quis nascer num presépio. Ele estende as mãozinhas convidando-nos a nos aproximar, não para nos fazer participar da sua pobreza, mas para nos enriquecer.

❖ Linda: A nossa cidade de São Bento do Sul celebra, neste ano de 2023, seus 150 anos. Quantos foram e são os benefícios que Deus nos concedeu e tem continuamente concedido. Assim como Maria e José, os imigrantes que aqui chegaram procuravam um lugar para dar à luz o sonho de Deus. A fé dos pioneiros fez com que Jesus nascesse nesta cidade, tornou-nos povo de prece, de comunhão e de inegociável amor e devotamento ao Sagrado.

❖ P. Luciano: neste ano jubilar, queremos dar espaço para que Jesus nasça em cada lar de nossa cidade, em cada rincão deste solo santo, nas famílias que, ainda hoje, encontram aqui, neste alegre município do planalto norte- catarinense, a sua “Belém”. Abramos nossos lares e deixemos que Jesus nasça, hoje, em nossa cidade, em nossas famílias, em nosso coração.

Entrada: Fidelinho com duas imigrantes com as bandeiras. Primeiro a bandeira do Brasil. Segunda a bandeira de São Bento e em terceiro a bandeira do Vaticano.

 

Música: “Amazing Grace”.

 

❖ Linda: Por gentileza, queiram assentar-se. Na celebração destes 150 anos de alegria, queremos meditar sobre o encontro íntimo consigo que Jesus espera de cada um de nós, marcado por uma tríade essencial: o presépio, a cruz e o altar.

❖ Pe. Luciano: Estes são os três primeiros lugares essenciais para nossa contemplação: o primeiro lugar no presépio de Belém, o primeiro lugar ao pé da cruz e o primeiro lugar junto do altar! Quem é assíduo junto destas três fontes sagradas, tornar-se-á semelhante, como diz o profeta, à árvore plantada à beira das águas e que produz frutos em abundância.

❖ Música: “You raise me up” (portugues e inglês)

❖ Linda: O presépio é uma das representações mais singelas do nascimento de Jesus. Resgata a importância daquele momento e nos lembra da simplicidade e humildade do seu nascimento.

❖ Pe. Luciano: Esta representação foi criada por São Francisco de Assis em 1223. Ele montou em uma gruta na floresta na região de Greccio, na Itália, a encenação do nascimento de Jesus. O povo foi convidado para a missa e ao chegarem à gruta encontraram a cena do nascimento vivenciada por pastores e animais.

❖ Linda: O presépio une mundos, gerando um equilíbrio. Une o mundo humano, o mundo vegetal, o mundo mineral, o mundo divino, o mundo sobrenatural. Esta união, vista no presépio, restaura para nós uma realidade de Éden, de profundo equilíbrio. “E eis que ouviram o barulho dos passos do senhor Deus, que passeava no jardim, a hora da brisa da tarde” Gênesis 3, 8. O jardim do Éden, personifica o paraíso, um lugar de paz e tranquilidade, onde Adão e Eva viveram em estado de graça e felicidade.

❖ Pe. Luciano: Quando falamos em jardim, pensamos logo em lugares especiais em nossa casa, em nossa cidade, locais que nos trazem equilíbrio com suas flores, cores e odores. Estamos felizes, porque, nestes 150 anos, S. Bento do Sul tem sido um florido jardim, que porta consigo o odor de abrigar um povo honrado, trabalhador, honesto e corajoso. Felizes estamos...

❖ Linda: abrindo nossas janelas, trazendo o sol para os nossos corações, fazendo florir nossos canteiros.

❖ Música: Adeste Fidelis

❖ Pe. Luciano: O anjo é aquele que foi, desde o início, o grande mediador de processos a partir de sua comunicação, “Eis que vos anuncio uma grande alegria”. Fez ponte entre o céu e a terra.

❖ Linda: Ele representa o mensageiro de Deus, comunicador da boa notícia. No presépio ele segura uma faixa com a frase: Gloria in excelsis Deo (Gloria a Deus nas alturas), nos convidando a um mergulho profundo no melhor que Deus tem para o ser humano, a Sua glória.

❖ Pe. Luciano: Na alegria, portando em mãos a presença do anjo vem a comunidade Nossa Senhora Rosa Mística e as Mães que Oram pelos Filhos.

 

 

❖ Entrada do anjo: (Comunidade Rosa Mística e Mães que oram)

 

 

 
 ❖ Música: Surgem Anjos

❖ Pe. Luciano: Os animais na cena representam a natureza em colaboração com o homem e com Deus. No nascimento de Jesus forneceram calor ao local e simbolizam a simplicidade.

❖ Linda: A escuta fiel é uma das marcas determinantes da OVELHA , identifica a voz e segue. Desde os primórdios a ovelha está relacionada ao sacrifício. Jesus ouvia o Pai e lhe era fiel. Jesus é identificado como cordeiro

sacrificado.

❖ Pe Luciano: A ovelha produz diariamente em seu silêncio, a lã, isto é, o melhor que ela pode fazer. Ao ser tosquiada ela entrega a sua lã, produzida ao longo de seus dias, que aquecerá o cotidiano daqueles que buscam por mais calor e vida.

❖ Linda: Exultantes de alegria portam em mãos a ovelha os representantes da Sociedade Ginástica, que aqui nesta matriz iniciam com a missa a Schlachtfest; o Circolo Italiano de São Bento do Sul, representando os imigrantes desta origem; o grupo folclórico germânico do Colégio São Bento e APAE com o grupo folclórico Somennblumen.

 

❖ Entrada das Ovelhas: (entram juntas com breve espaço entre elas)

o Ovelha 1: Ginástico./

o Ovelha 2: Circolo italiano./

o Ovelha 3: Apae./

o Ovelhas 4 e 5: Grupo Folclórico do Colégio São Bento.

❖ Música: Entre animais (português)

❖ Linda: O BURRO simboliza a humildade dos pagãos, e faz parte dos três personagens essenciais do presépio. Jesus é o Deus que se faz homem, muda o sentido do universo. Maria é o caminho que Jesus escolheu para vir, e o burro é o meio usado para chegarem. O burro leva a mulher que tinha dentro de si o salvador.

❖ Pe. Luciano: Alegres, ao som da Banda Treml, acolhamos a imagem do burrinho, lembrando que quando os pesos da vida tem um sentido, tudo se torna alegria.

❖ Entrada do Burro: Banda Treml. Vai até a frente tocando/ entrega a peça no presépio e retorna tocando pelo corredor central.

 

❖ Música: Banda Treml.

❖ Linda: O BOI representa o povo Hebreu, simboliza a bondade e a força pacífica. A origem do boi está na passagem de Isaías em que se afirma: o boi em cena significa o anúncio de uma redenção reconciliadora realizada pela entrega de Jesus, significa uma promessa de paz que será cumprida com o acolhimento do Menino.

❖ Pe. Luciano: Das mãos do nosso prefeito e da primeira dama, representando todo o poder civil, acolhamos o grande detentor da força domesticada.

 

❖ Entrada do Boi: Prefeito e primeira dama.

❖ Música: Entre animais (francês)

❖ Linda: O CAMELO é um ser adaptado para a vida no deserto, pela sua grande capacidade de resistir aos imensos frios noturnos, ao excessivo calor diurno do deserto e aos longos períodos sem água, ele se torna assim um símbolo enorme de resiliência e resistência. Vive buscando o oásis. Por mais oásis! É o nosso desejo!

❖ Pe. Luciano: Na alegria, recebamos pelas mãos do grupo Folclórico Jäger Volkstanzgrupe, aquele que é o mestre da resiliência nesta cena.

 

❖ Entrada do Camelo: Grupo folclórico Jäger.

 

❖ Música: Entre animais (português)

❖ Pe Luciano: Os pastores têm o coração aberto ao cuidado, o cajado que portam em mãos, simboliza a verdade, aquela que afugenta toda a dúvida, e que ABRE um caminho certo para passar. Queremos, neste momento comemorativo, recordar os nossos pioneiros: alemães, italianos, poloneses, ucranianos... pessoas que, com a mesma ousadia e disponibilidade dos pastores, foram aqueles que, com seu zelo, fizeram com que nossa cidade nascesse e crescesse.

❖ Linda: Eles, como os pastores de Belém, por seu coração aberto tornam-se as primeiras testemunhas do quanto Deus pode realizar na vida das pessoas e dos povos que a Ele se confiam. Os pastores que foram até o presépio fizeram tal experiência, ao serem as primeiras testemunhas do acontecimento mais maravilhoso, do essencial, da salvação que é oferecida por Deus. O Divino, que vem ao encontro do ser humano no menino, tem uma resposta nas suas vidas quando eles se põem a caminho, para o encontro de amor e de grata admiração.

❖ Pe Luciano: Das mãos da comunidade São Paulo Apóstolo e do Movimento Cursilho de Cristandade recebamos o cuidador de mundos.

 

❖ Entrada do Pastor: São Paulo Apóstolo e Cursilho.

 

❖ Música: Cuidas de mim

❖ Linda: Com Maria, em atitude de quem protege o Menino e sua mãe, está São José. Geralmente, é representado com o bastão na mão e, por vezes, também segurando um lampião, desempenhando um papel muito importante:

❖ Pe. Luciano: Guardião que nunca se cansa de proteger a sua família, não deixa o lampião apagado, e com firmeza mantém o cajado em sua mão. Dorme para os seus sonhos, acordando para viver os sonhos de Deus. Quando vem a ameaça de Herodes não hesita em pôr-se em viagem, em saída.

❖ Linda: Cuidador da família vem compor a cena pelas mãos da comunidade Divino Espírito Santo e do Movimento de Casais em Cristo.

 

 

 ❖ Entrada de São José: Divino Espírito Santo e Movimento de Casais em

 

 

Cristo.

❖ Música: Oração da Família.

❖ Pe. Luciano: Maria é uma mãe que contempla o seu Menino e O mostra a quantos vêm visitá-lo. A sua figura faz pensar no grande mistério que envolveu esta jovem, quando Deus bateu à porta do seu coração, lhe revelando propósitos ainda maiores do que aqueles que ela tinha.

❖ Linda: Ao anúncio do anjo que Lhe pedia para se tornar a mãe de Deus, mesmo envolvida pela dúvida e questionamentos, responde com obediência plena e total. Com seu «sim», esvazia-se de si para encher-se de Deus e tornar-se fecunda. N’Ela, vemos a Mãe de Deus que não guarda o seu Filho só para Si mesma, mas pede a todos que obedeçam à palavra d’Ele e a ponham em prática (cf. Jo 2, 5).

❖ Pe. Luciano: Das serviçais mãos da coordenação, conselho da Paróquia, e de todos os que rezam o Santo Terço, acolhamos Ela, a Mãe de todos.

 

 

❖ Entrada de Maria: Conselho e Terço dos Homens.

 

❖ Música: Ave Maria (Gonoud).

❖ Pe. Luciano: Os assim chamados “três reis magos” representam os povos de toda a Terra, que se dirigem ao Menino Jesus e O reconhecem como Deus. Os reis magos, Belchior, Gaspar e Baltazar, eram homens da ciência. E representam a própria ciência que vai até o Salvador e o reconhece como Deus.

❖ Linda: Estes reis vieram de lugares diferentes e se encontraram, buscando um mesmo sentido para o surgimento de uma luz nova que começou a brilhar no céu. Nos presentes que portam recordam o ouro da realeza, incenso da divindade e a mirra da humanidade. Quem alegre os traz: Belchior, comunidade Nossa Senhora Aparecida; Gaspar, comunidade São João Batista; Baltazar, comunidade Santo Antônio e Nossa Senhora de Nazaré

 
 
 
 
 
❖ Sequência de entradas: o Primeira entrada: Rei Gaspar (Ajoelhado): Com. S. João Batista. o Segunda entrada: Rei Baltazar (Negro): Com. S. Antônio e N. Sra Nazaré. o Terceira entrada: Rei Belchior (Em pé): Com. N. Sra. Aparecida

❖ Música: Cálix Bento

❖ Pe. Luciano: Manjedoura, que do hebraico está relacionada diretamente com a palavra Belém, quer dizer: casa do pão. Jesus na manjedoura se aninha como alimento de salvação e vida para toda humanidade. Ao recordarmos da manjedoura, queremos nos lembrar da razão que fez com que nós ou nossos antepassados nos instalássemos neste município. Ao contemplarmos nossas raízes, nos daremos conta de que muitos de nós nos mudamos para cá em busca de condições de obter o nosso pão de cada dia. Jesus, pão vivo descido do céu, ao nascer numa manjedoura, ensina-nos a importância de prover o pão para nossa mesa e, ao mesmo tempo e acima de tudo, buscar o pão do céu.

❖ Linda: o lugar do pão e da alegria será trazido pelo grupo folclórico

Edelweiss.

 

 

 ❖ Entrada da Manjedoura: Grupo folclórico Edelweiss.

 

❖ Música: Tu scendi dalle stelle

❖ Pe. Luciano: Hoje comemoramos 65 anos da inauguração da nossa igreja matriz. Quantas mãos se uniram para nos deixar tamanha edificação! Neste momento, fazemos memória dos nossos amores que partiram e que no céu com Ele estão. Como era feliz nosso Natal com a presença deles, neste templo, em nossa casa... Quantos risos, histórias, contos e choros. Ah! Quanta saudade!

❖ Linda: Nesta matriz edificada, herdamos deles a grandeza da fé e as obras que dela podem surgir. Façamos a nossa prece por eles, os imigrantes falecidos, nossos familiares. Das mãos do Grupo Folclórico Germânico Boehmerwald, acolhamos a maquete de nosso templo.

 

❖ Entrada da maquete da matriz: grupo Boehmerwald trazendo lanternas.

 

❖ Música: Pie jesu (requiem Faure)

❖ Pe. Luciano: A alegria ilumina. A força da criança, sua luz, ilumina. Com crianças, velas e luzes, acompanhemos a canção.

❖ Entrada: 50 crianças trazendo lanternas. Formam duas filas no corredor central posicionadas ao lado de cada banco com as lanternas erguidas viradas para o centro do corredor para acolher o menino.

❖ Música: Pinheirinhos que alegria

❖ Linda: Assim Se apresenta Deus, num menino, para fazer-Se acolher nos nossos braços, nas nossas mãos. Na fraqueza e fragilidade, esconde o seu poder que tudo cria e transforma. Parece impossível, mas é assim:

❖ Pe. Luciano: Em Jesus, Deus foi criança e, nesta condição, quis revelar a grandeza do seu amor, que se manifesta num sorriso e nas suas mãos estendidas para quem quer que seja. O nascimento duma criança suscita alegria e encanto, porque nos coloca diante do grande mistério da vida. Jesus é o Rei na manjedoura.

❖ Linda: É o Rei no colo de Maria.

❖ Pe. Luciano: o Rei em cada coração que o acolhe.

❖ Linda: E, no reino de Jesus,

❖ Pe. Luciano: se vive o poder de amar.

❖ Linda: Como escreve Rubem Alves, se construímos o presépio, é porque nós mesmos gostaríamos de estar dentro dele.

❖ Pe. Luciano: sermos adoradores do menino, juntamente com os bichos, as estrelas e os pastores,

❖ JUNTOS: Pe. Luciano e Linda: não importando que estejamos com os pés descalços, e de roupa suja. Pelas mãos da Puríssima acolhamos Ele, o menino Jesus.

 

❖ Entrada: Puríssima entra sentada no banquinho em cima do carrinho empurrada por um atrás e puxada por um na frente. Chegando na frente ela levanta se vira para o povo e mostra o menino para os 3 lados, se volta para frente e entrega o menino para o padre. O carrinho se afasta para a direita (lado dos músicos) e permanece ali com a Puríssima. O padre com o menino nas mãos vai até a manjedoura, se abaixa, e quando colocar o menino na manjedoura se acendem todas as luzes dos pinheirinhos.

 

❖ Música: Noite Santa.

❖ Linda: Que nossos anos se estendam sobre a Terra, que nossos dias sejam intensos, que nosso desejo de viver seja imenso e que a nossa noite seja sempre feliz. Acendamos nossas velas.

NESTE MOMENTO AS VELAS ENTREGUES NA ENTRADA SERÃO ACESAS com fundo musical e na sequência canta-se noite feliz.

 

 

 

Música: Noite Feliz.

 

❖ Pe. Luciano: por gentileza, nos assentemos e apaguemos nossas velas. São Nicolau foi um bispo da igreja muito generoso. Vivia ajudando as pessoas, em especial as crianças. Certo dia, soube que um comerciante falido venderia suas duas filhas para recuperar seus negócios. Como o homem era orgulhoso e não aceitaria o dinheiro do bispo para livrar suas filhas, o bispo e seus ajudantes fizeram descer dois sacos de moedas pela chaminé da lareira. Nela, estavam algumas meias colocadas para secar e ali se acomodaram os sacos de moedas, dando início a uma tradição.

❖ Linda: O Bispo tinha longos barbas e usava mitra. Com sua morte, se tornou santo e sua generosidade foi cantada. Os holandeses levaram essa devoção para os Estados Unidos e a popularizaram. Agora, buscando relembrar a generosidade desse homem, vamos receber Nicolau.

❖ Entrada: Entrada de s. Nicolau com as 10 crianças com cestos de bala e uma com o cesto das bolinhas para os dizimistas. Nos dois corredores laterais entram os coroinhas paramentados com sininhos e permanecem parados nos corredores. Após terminar a música deixei meu sapatinho e quando começar bate o sino vão para a frente batendo o sino e saem após são Nicolau.

 

❖ Música: Deixei meu sapatinho.

 

❖ Pe. Luciano: Acompanha S. Nicolau uma criança portando a lembrança dos dizimistas que neste ano é uma bolinha com a oração de São Bento. Acolhamos São Nicolau com uma salva de palmas.

❖ São Nicolau tira o saco das costas e começa a jogar balas para as pessoas e as crianças jogam balas. Durante o aplauso começa a tocar bate o sino enquanto os coroinhas batem os sinos.

São Nicolau sai pelo centro com as crianças com cestinhos de bala e outros crianças saem pelos corredores laterais. Alguns com cestas jogando balas e outros com os sininhos.

Música: Bate o sino.

❖ Pe. Luciano - Agradecimentos

Gratidão pela sua presença! Gratidão ao Prefeito Municipal Doutor Antonio Tomazini e à Dona Mônica Tomazini, nossa primeira-dama, por sua presença. Gratidão aos grupos folclóricos B Boehmerwald, Jäger, Edelweiss, Somennblumen e grupo folclórico da Colégio São Bento. Ao Circolo Italiano, siammo piu Felice perche siete venuti da noi. Banda Treml, vocês são da casa, obrigado! Ao presidente da Sociedade Desportiva Ginastica, senhor Loacir Gschwendtner, obrigado pela presença hoje e parceria. As comunidades, pastorais, movimentos e lideranças, obrigado! Obrigado Cantora Karolyne Liesenberg, André Alves pianista e cantor Netto Martins, ao seminarista Vitor e a senhora Mariane Miranda do grupo marista. A presença da Puríssima e do Fidelinho sempre enobrece, em especial, esta noite. À Linda, gratidão pela sua linda presença. A todos vocês que vieram prestigiar esta noite, obrigado. 

 

Cantora Karolyne Liesenberg, André Alves pianista e cantor Netto Martins

 

❖ Pe. Luciano: Bênção Final com o Menino Jesus.

 

❖ Pe. Luciano: Uma abençoada noite, ide em paz e o Senhor os acompanhe.

 

                               A morada completa

 

❖ Música: Natal todo dia.

Fecham-se as cortinas, aplausos calorosos, suspiros emocionados, corações aliviados, fé renovada e esperanças redobradas. Apagam-se as luzes e o menino vai repousar na manjedoura sob a proteção de sua Mãe. Um belo espetáculo de fé e que serve de ensinamento.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA