Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Sul: mais de um milhão de empresas inadimplentes registradas em outubro, indica Serasa Experian

Quarta, 13 de dezembro de 2023

 

 

Total nacional demonstrou estabilidade no período: 6,6 milhões de negócios no vermelho

 

São Paulo, 13 de dezembro de 2023 –Em outubro, 1.080.513 companhias do Sul do país fecharam o mês no vermelho, segundo o Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian. O maior número de companhias com contas em atraso foi do Paraná (420.088) e o menor registro ficou com Santa Catarina (291.868). Veja os números de todas as Unidades Federativas (UFs) da região no gráfico a seguir:

No cenário nacional, o Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian revelou que, em outubro, foram contabilizados 6,6 milhões de CNPJs no vermelho, evidenciando uma estabilidade que persiste desde julho de 2023. No período analisado, as dívidas somaram R$ 125,8 bilhões e o ticket médio de cada conta atrasada foi estimado em R$ 2.663,10. Veja abaixo a evolução do índice: 

"A inadimplência das companhias encontra-se, atualmente, em um estágio de estabilidade, possivelmente refletindo os efeitos da redução da taxa Selic e da diminuição da inflação. Esses fatores têm impactado diretamente nos bolsos dos brasileiros, repercutindo, por consequência, nos recursos das empresas. Com uma maior disponibilidade de capital no mercado e sinais de recuperação econômica, a expectativa para os próximos meses é de que os negócios possam recuperar parte de seu fôlego, contribuindo para a diminuição do avanço da insolvência no país", analisa o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

 

O indicador também mostra o segmento de atuação da empresa negativada, onde a categoria "Serviços" se destacou com uma participação de 54,6%. Em segundo lugar estava o setor "Comércio" com 36,6%, seguido por "Indústria" com 7,6%, "Primário" com 0,8% e "Outros" com 0,4%. Esse último agrupamento abrange negócios relacionados ao setor "Financeiro" e ao "Terceiro Setor".

 

Com relação ao setor das dívidas, a maior parte delas é de “Outros” (28,6%), que considera contas com Indústrias, Terceiro Setor e Primário. O segmento com menor incidência de atrasos foi o de “Securitizadoras” (1,0%). Veja, a seguir, o detalhamento completo deste recorte:

 

São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul lideraram o ranking dos estados com os maiores números de empresas inadimplentes. Já os cinco estados que menos registraram contas em atraso foram Roraima, Acre, Amapá, Tocantins e Piauí. Veja, a seguir, o gráfico com todas as Unidades Federativas (UFs):

Inadimplência predomina entre Micro e Pequenas Empresas

 

Das 6,6 milhões de companhias negativadas em outubro, 5,9 milhões eram de micro e pequeno porte. A análise revelou que houve um leve aumento em relação aos meses anteriores. Veja, a seguir, o levantamento completo mês a mês:

 

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

 

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas contempla a quantidade de empresas brasileiras que estão em situação inadimplência, ou seja, possuem pelo menos um compromisso vencido e não pago, apurado no último dia do mês de referência. O Indicador é segmentado por UF, porte e setor.

 

Solução Serasa Experian Recuperação de dívidas

Recuperar crédito pode ser um processo difícil, principalmente quando a empresa precisa cobrar seus clientes inadimplentes ou está com dificuldades financeiras para cumprir com os compromissos financeiros firmados com credores, parceiros e fornecedores. Ter um bom processo de recuperação de crédito é a saída, pois garante que a saúde financeira do negócio não seja prejudicada. Para isso, é necessário entender o perfil dos devedores, as regras de cobrança e as legislações vigentes para não gerar problemas maiores.

 

Com a solução de Recuperação de Dívidas da Serasa Experian, desenvolvida exclusivamente para pequenas e médias empresas, os empreendedores economizam tempo e dinheiro, além de evitar desgastes por conta de inadimplência. Mais informações estão disponíveis aqui.

 

Serasa Experian

 

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

 

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

 

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

 

Experian

 

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

 

Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

 

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA