Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Luiz Carlos Amorim - Florianópolis/SC


Luiz Carlos Amorim é fundador e Presidente do Grupo Literário A ILHA em SC, que completa 43 anos de atividades literárias e culturais neste ano de 2023, juntamente com a sua revista SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA. Ocupa a Cadeira 19 da Academia Sulbrasileira de Letras. Mora atualmente em Lisboa. Eleito Personalidade do Ano pela Academia Catarinense de Letras e Artes, pelo livro NAÇÃO POESIA.

Editor das Edições A ILHA, que publicam as revistas SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA,  MIRANDUM (Confraria de Quintana) e ESCRITORES DO BRASIL, além de mais de cem títulos livros de vários géneros, antologias e edições solo.

Editor de conteúdo do portal PROSA, POESIA & CIA., do Grupo Literário A ILHA, em Http://prosapoesiaecia.xpg.com.br

Autor de 35 livros de crônicas, contos,  poemas, infanto-juvenil, história da literatura, três deles publicados no exterior, em inglês, francês, italiano e inglês, além de poemas publicados em outros países como India, Rússia, Espanha, Grécia, Portugal, Espanha, França, Itália, etc.

Colaborador de revistas e jornais no Brasil e exterior – tem trabalhos publicados na Índia, Rússia, Grécia, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Cuba, Argentina, Uruguai, Inglaterra, Espanha, Itália, Cabo Verde e outros, e obras traduzidas para o inglês, espanhol, bengalês, grego, russo, italiano, francês, alemão.

Colaborador de vários jornais e revistas por todo o Brasil e em países de língua portuguesa. Participante, em nome do Grupo Literário A ILHA, do Salão Internacional do Livro de Genebra, na Suiça e da Feira do Livro de Lisboa e Feira do Livro do Porto, em Portugal.

 

 


Veja mais colunas de Luiz Carlos Amorim - Florianópolis/SC

ESCRITORES PORTUGUESES NO BRASIL

Segunda, 29 de maio de 2023

 

 

 

A redação das Edições A ILHA está sediada em Lisboa, este ano, mas as suas publicações não deixam de ser brasileiras. Como as revistas do Grupo Literário A ILHA já publicavam e publicam autores portugueses, contemporâneos como José Luis Peixoto e clássicos como Pessoa, decidimos tentar aumentar a integração entre escritores brasileiros e portugueses, abrindo um espaço maior para a literatura portuguesa. A edição de junho da revista SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA, quando o Grupo e a revista completam 43 anos de trajetória, de existência e resistência divulgando a literatura brasileira e de outros países, será especial exclusivamente com escritores portugueses e de outros países da lusofonia.

Aqueles que já frequentavam as nossas páginas estarão, é claro, presentes, como era de se esperar, e novos escritores de regiões diferentes de Portugal estão chegando para ocupar as páginas do nosso Suplemento Literário A ILHA. Autores consagrados de países como Moçambique e Angola, como é o caso de Mia Couto e Agualusa estão presentes, assim como o já citado José Luis Peixoto, português forte na literatura de seu país. E Dulce Rodrigues, outro nome forte da literatura infanto-juvenil portuguesa, de sucesso internacional. Também Nicolau dos Santos, Rita Pea e outros novos, além dos clássicos da literatura portuguesa, que não podiam faltar: Saramago, Pessoa, Miguel Torga e Florbela Espanca.

Convidei outros escritores, alguns já bem conhecidos e outros novos, diretamente através de e-mail e redes sociais e outros através de páginas de grupos e associações literárias, mas percebi que há um pouco de receio, por parte de alguns escritores portugueses, em aderir a um espaço novo para publicar. Mas quase dez novos autores portugueses responderam ao nosso apelo e a edição está fechada.

A verdade é que a Literatura Portuguesa é muito rica e cada vez me encanto mais com a sua qualidade. Tenho lido vários autores de Portugal e mais há que eu leia.

Já há uma troca, uma presença bem marcante da Literatura Portuguesa no Brasil, há muitos livros de autores de Portugal em nosso país, portanto esses autores já são bastante conhecidos pelos leitores brasileiros. Em contrapartida, há já vários autores brasileiros sendo lidos em Portugal, pois eles estão sendo publicados por editoras portuguesas. Esse intercâmbio, se é que podemos dizer assim, é muito salutar, pois há muito talento de ambas as partes e os leitores de cada um dos dois países só tem a ganhar com boas leituras.

O Suplemento Literário A ILHA, edição portuguesa está no forno para chegar aos leitores em junho, como uma comemoração do aniversário do Grupo Literário A ILHA e de sua revista. Comemoremos, pois, lendo-o.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA