Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Luiz Carlos Amorim - Florianópolis/SC


Luiz Carlos Amorim é fundador e Presidente do Grupo Literário A ILHA em SC, que completa 43 anos de atividades literárias e culturais neste ano de 2023, juntamente com a sua revista SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA. Ocupa a Cadeira 19 da Academia Sulbrasileira de Letras. Mora atualmente em Lisboa. Eleito Personalidade do Ano pela Academia Catarinense de Letras e Artes, pelo livro NAÇÃO POESIA.

Editor das Edições A ILHA, que publicam as revistas SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA,  MIRANDUM (Confraria de Quintana) e ESCRITORES DO BRASIL, além de mais de cem títulos livros de vários géneros, antologias e edições solo.

Editor de conteúdo do portal PROSA, POESIA & CIA., do Grupo Literário A ILHA, em Http://prosapoesiaecia.xpg.com.br

Autor de 35 livros de crônicas, contos,  poemas, infanto-juvenil, história da literatura, três deles publicados no exterior, em inglês, francês, italiano e inglês, além de poemas publicados em outros países como India, Rússia, Espanha, Grécia, Portugal, Espanha, França, Itália, etc.

Colaborador de revistas e jornais no Brasil e exterior – tem trabalhos publicados na Índia, Rússia, Grécia, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Cuba, Argentina, Uruguai, Inglaterra, Espanha, Itália, Cabo Verde e outros, e obras traduzidas para o inglês, espanhol, bengalês, grego, russo, italiano, francês, alemão.

Colaborador de vários jornais e revistas por todo o Brasil e em países de língua portuguesa. Participante, em nome do Grupo Literário A ILHA, do Salão Internacional do Livro de Genebra, na Suiça e da Feira do Livro de Lisboa e Feira do Livro do Porto, em Portugal.

 

 


Veja mais colunas de Luiz Carlos Amorim - Florianópolis/SC

A REVISTA LITERÁRIA MAIS PERENE DO SUL DO BRASIL

Segunda, 04 de setembro de 2023

 

                 Por Luiz Carlos Amorim - Escritor, editor e revisor, cadeira 19 na Academia SulBrasileira de Letras, Fundador e presidente do Grupo Literário A ILHA, com 43 anos de trajetória. Http://luizcarlosamorim.blogspot.com.br

Como já dissemos antes o Suplemento Literário A ILHA é a revista do gênero mais perene do sul do Brasil, quiçá do Brasil, com 43 anos de circulação ininterrupta. O Grupo Literário A ILHA, detentor das Edições A ILHA,  está com a sua redação em Portugal, este ano. Publicamos a edição passada, de junho, quando completamos 43 anos de existência e resistência do Grupo e da Revista, apenas com autores portugueses e de alguns outros países lusófonos. Mas nesta edição de setembro voltamos ao normal e aqui estão os escritores brasileiros, lado a lado com autores de outros países de língua portuguesa: Salim Miguel e seu centenário de nascimento, Jacqueline Aisenman, Harry Wiese, Georgina Caçador, Jorge Amado – tema de livro de memórias familiares, Eliane Debus, Urda Alice Klueger, Cruz e Sousa, Maura Soars, Enéas Athanázio, Mia Couto, Graciliano Ramos, o Antimodernista, Júlio de Queiroz, Else Sant´Ana Brum, Fernando Pessoa, Pierre Aderne, Marli Lúcia Lisbôa, Mario Quintana, Milan Kundera, Lorena Zago, Adir Pacheco, Pagu – você conhece?, Nicolau Santos, Agualusa, Edltraud Zimmermann Fonseca, Eloah Westphalen Naschenweng, Selma Franzoi Ayala, Maria Teresa Freire, Erna Pidner, Paulo Clóvis Schwarz, Neida Rocha e o Festival Literário Internacional de Pomerode e este que vos escreve.

Nesta edição, como já mencionamos,  falamos de Salim Miguel, o nosso grande escritor catarinense, embora tenha nascido no Líbano, que estaria completando cem anos no próximo mês de janeiro. Também falamos de Jorge Amado, de Carlos Nejar, de Graciliano Ramos, de Pagu (vocês não conhecem? Pois vão conhecê-la?), de Milan Kundera, que nos deixou recentemente, e muito mais. Muita prosa, muita poesia e muita informação literária e cultural.

Nossas revistas continuam sua trajetória, e estarão sempre dando espaço para os nossos escritores, apesar de os custos aumentarem sempre, então agora estamos hospedados no Calameo. Devemos colocar as edições anteriores das revistas SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA e ESCRITORES DO BRASIL lá também, pois as edições que estão no Issuu estão bloqueadas.

De maneira que continuamos na estrada, apesar dos percalços. Esperemos que gostem do conteúdo desta edição, que pode ser lida no linke https://www.calameo.com/accounts/7442261 . São 80 páginas de muita literatura. Leiam, curtam e opinem, deem suas opiniões, sugiram matérias, critiquem. O e-mail para contato é revisaolca@gmail.com



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA