Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Escolas Municipais de São Francisco do Sul participam de concurso internacional

Quarta, 24 de agosto de 2022

Programa, realizado pela Veolia, envolve e participação de 500 alunos do 5º ano da Rede Municipal de Ensino

São Francisco do Sul foi uma das 12 cidades catarinenses a aderir ao programa internacional Ao Redor da Iberoamérica, promovido pela Veolia,  juntamente com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI). A parceria foi proporcionada ao Município por meio da Secretaria Municipal de Educação, que reuniu autoridades locais e educadores no  Cine Teatro X de Novembro, para o lançamento do programa.

O Ao Redor da Iberoamérica é destinado a estudantes com idades entre 10 e 11 anos, que até o mês de outubro realizarão atividades didáticas, recreativas e criativas em sala de aula. O programa, que tem 10 anos, traz nesta edição, como tema, "A urgência de cuidar da água", cujo objetivo é aumentar a conscientização das crianças sobre a proteção e reutilização da água.

A iniciativa é realizada em sete países da América Latina onde a Veolia atua: Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, México e Equador. Em São Francisco do Sul, participaram do programa cerca de 500 alunos, de 15 escolas municipais, que fazem parte dos quase 7.000 alunos que representarão o Brasil. No lançamento, tanto alunos quanto professores receberam cartilhas educativas, que além de abordar o tema sugere atividades recreativas e didáticas. 

Representando a Veolia Brasil no evento, Ramon Silveira Bernabe falou da importância do programa para a cidade. "Estamos em uma ilha com muita biodiversidade e áreas de proteção ambiental, onde é muito importante plantarmos a sementinha da transformação ecológica nos alunos, para que possamos colher bons resultados no futuro", observa. 

O secretário de Educação Rodrigo Graf destacou que "como professor de geografia, sei da necessidade das práticas ambientais e a importância da economia circular, além de não deixar de lado um tema tão relevante como a água. Tenho certeza que sairão belos trabalhos dos nossos alunos", diz o secretário.

Para Raphael Callou, diretor e chefe da Representação da OEI no Brasil, a ação conjunta com a Veolia é de suma importância para o país e o mundo. "O Brasil vem registrando vários episódios de escassez hídrica neste início de século. Segundo estudos da OEI, essa crise está relacionada ao abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, mas, sobretudo, em uma mudança de percepção sobre o uso consciente da água. A iniciativa da Veolia, em parceria com a OEI, é fundamental para promover no Brasil uma educação cidadã nas escolas", afirmou.

Sobre o programa

Até o mês de outubro, as crianças realizarão atividades didáticas, recreativas e criativas em sala de aula. Ao final do período, participarão de um concurso cultural. Para isso, elas deverão elaborar um projeto que contribua para a economia e os cuidados com a água, aplicando o conhecimento das diferentes ações vistas em sala de aula. O estudante deverá gravar um vídeo de 3 a 5 minutos, apresentando o projeto e descrevendo seus benefícios para o meio ambiente.

Cada escola selecionará os três melhores vídeos e enviará para a Secretaria Municipal de Educação, que os encaminhará para a Veolia Brasil. Um comitê especial da empresa e da OEI selecionará os três melhores vídeos do Brasil  para serem votados nas redes sociais do programa. O vencedor nacional será premiado  com um Kit Digital, contendo computador, impressora e internet por um ano, além de uma bolsa de estudos para um curso de sua escolha.

A melhor escola também será premiada pela Veolia com um Kit Digital composto por três computadores e uma impressora. Além disso, ao final do concurso, todos os estudantes participantes serão contemplados com brindes da empresa.


Sobre a Veolia

O Grupo Veolia atua para ser a empresa referência na transformação ecológica. Presente nos cinco continentes com 230 mil colaboradores, o Grupo auxilia seus parceiros no projeto e na implementação de soluções personalizadas que atendam aos desafios na gestão de água, resíduos e energia. 

Com suas três atividades complementares, a Veolia contribui para a preservação, renovação e o desenvolvimento do acesso aos recursos disponíveis. Em 2021, o Grupo Veolia levou água potável a 79 milhões de pessoas e ofereceu serviço de saneamento para 61 milhões, além de produzir cerca de 48 milhões de megawatts-hora e valorizar 48 milhões de toneladas de resíduos. A Veolia Environnement (Paris Euronext: VIE) consolidou sua receita em 28,508 bilhões de euros em 2021.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA