Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

PEDRADAS DO PEDROKA - Maquiavélico - Parabólicas

Domingo, 05 de novembro de 2023

 

PEDRADAS DO PEDROKA

Por PEDRO ALBERTO SKIBA

Maquiavélico

Este artigo não tem nenhum príncipe como referência, nem pretende se tornar nenhuma profecia, mas começa com Era uma vez.

Em uma cidade interiorana há muito anos comandada como se fora feudo ou capitania hereditária. Os anos foram passando, os tempos são outros e ainda tudo não mudou. Aqueles que antes dominavam, mesmo que sorrateiramente e através de escudeiros prepostos continuam influenciando e tentando fazer prevalecer suas vontades. 

Foi assim até o ano de 2020, quando um médico forasteiro, vindo do interior de São Paulo e aqui estabelecido, ousou desafiar os então donatários e se candidatou ao posto de alcaide. Foi uma batalha de acusações, ameaças, e até demissão do então servidor público, que fez com que o mesmo concorre-se sob a proteção de uma liminar na Justiça. Venceu, pois esta foi a vontade da maioria do eleitorado. Concorreu por um partido que até então nunca tinha chegado ao Poder na cidade. Há que  ressaltar que o mesmo não chegou sozinho, pois contou com a força de outro médico, este sim, ungido pelo sobrenome de origem e de tradicional família local.

O fato que transcorridos três anos de mandato ele tem todas as condições para conseguir sua reeleição e isto despertou a guça do governador eleito em 2022 para o primeiro mandato e já com o projeto de reeleição em 2026.

Como o governador está há menos de 1 ano de mandato, mas já planeja sua reeleição, começou seu plano de  cooptar prefeitos para formar uma grande aliança com vistas a dar sustentação ao seu projeto de fortalecimento do seu partido o PL.

Também na arquitetura política o governador neutralizou uma das principais lideranças do seu adversário o PP e  arrefeceu os ânimos da bancada na Assembleia Legislativa, confiando-lhe uma secretaria na sua equipe de governo. A tática visou também imobilizar a principal liderança política de oposição na capitania. 

 Com isto o governador criou condições favoráveis para o prefeito atual da capitania migrar para o seu PL, ficando o vice no PSDB e garantindo praticamente a reeleição do cooptado.

Com esta estratégia o governador afastou o favorito do PP na disputa municipal, fortaleceu o seu PL e está asfaltando o caminho para sua futura reeleição com os novos aliados.

Já o PP com seu principal líder fora do pleito e integrando a equipe do governo do Estado, deixou caminho aberto para quem se aventurar, sem comprometimento dos velhos caciques que indicam. Consta que o diretório municipal apenas homologa, pois as decisões são do conselho superior de caciques e donatários.

Este planejamento maquiavélico, bem urdido e tramado prevê a reeleição do atual prefeito.  O apoio irrestrito para a reeleição do atual governador em 2026. A manutenção da secretaria de Estado até 2028  quando então, a volta do líder do PP com caminho livre para sua eleição como prefeito. 

Quem ousar contrariar estes planos pode se dar muito mal e servindo apenas de bobo da corte ou boi de piranha. O tempo dirá.

Cronologia

2023 - 2028 - Permanência do secretário do PP no cargo

2024 - reeleição do prefeito pelo PL

2026 - reeleição do Governador

2028 - Eleição do prefeito pelo PP

Que ousem desafiar e desobedecer Jurecê, Raoni e Pena Branca! Hosana!

 Parabólicas

- Premiações põe em cheque atuação dos vereadores da Câmara Municipal de São Bento do Sul. Alvos de contundentes críticas por parte dos edis,  a Usina de Lixo e a Secretaria de Educação acabam de ter reconhecimento de suas atuações, com premiações em nível estadual. A usina de reciclagem de São Bento do Sul foi reconhecida com o 1º lugar do prêmio Movimento Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) de Santa Catarina, na categoria Poder Público. Foi premiada pelo pioneirismo e impacto ambiental em cerimônia na quinta-feira (26) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis.

Já a Secretaria de Educação vai receber o  Prêmio Band Cidades Excelentes - A Secretaria de Educação de São Bento do Sul, está entre as três selecionadas para receber o prêmio, sem ainda a definição da colocação. Premiação acontecerá no dia 11 de novembro. Parabéns! Embora todas as polêmicas dos últimos dias envolvendo o secretário, é motivo de orgulho e aumento da ciumeira.

-O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na quinta-feira, 26,  que, quando houver atraso no pagamento de um financiamento imobiliário, os bancos e outras instituições financeiras podem tomar, sem decisão judicial, aquele imóvel que está sendo financiado. A decisão foi baseada na lei que criou a alienação fiduciária.

- Secretário de Educação Josias Terres, que tem pretensões políticas, anunciou sua desfiliação do PSDB.  Agora premiado deverá ser cobiçado por vários partidos. Seu passe está em alta!

- RH Brasil Recursos Humanos que acaba de completar 25 anos de atuação  em São Bento do Sul, é a grande vencedora do cobiçado prêmioTOP OF MIND DE RH. A disputa foi entre 1.000 empresas do setor e a RH Brasil brilhou nas categorias Temporário e Efetivos. Geraldo Weiherman e equipe comemorando com muito orgulho. Parabéns!

- E os policiais nas escolas onde estão governador?

- Conversei na segunda-feira com o ex-prefeito Magno Bollmann, mais faceiro que véio de chapa nova, que me afirmou com todas as letras e convicção "sou candidato e ninguém vai me fazer desistir". Quem manda no voto é o eleitor, e este está pedindo para eu me candidatar. Me contou ainda que na reunião de filiação do PP, o concorrente Pacheco lhe pediu apoio e em troca lhe ofereceu uma secretaria. "Ele que vá oferecer emprego no supermercado", disse Magno. 

- Pelos comentários de bastidores as próximas eleições irão dar muito trabalho para os advogados. Uns dizem que Tomazine está inelegível por conta da cassação da liminar que permitiu que disputasse as eleições. Outros que o dossiê contra Pacheco por conta de campanha intempestiva está cada vez mais volumoso. Quem viver, verá!

- Não faço preço nas mercadorias de outros, nem fixo salário para vereadores. Portanto o que eu vendo, eu faço o preço.

O brasileiro Vinicius Júnior recebeu nesta segunda-feira (30) o Prêmio Sócrates - que reconhece ações de solidariedade promovidas por jogadores de futebol. Foi na premiação da Bola de Ouro, realizada pela revista France Football.

 

Mais uma vitória do bem contra o mal

 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA