Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Assistentes sociais da rede estadual de ensino atuam na prevenção , promoção e proteção

Terça, 28 de junho de 2022

Clique para ampliar

Desde o início do ano letivo, uma equipe de bibliotecários, nutricionistas, assistentes sociais e psicólogos foi contratada de forma inédita para atuar na rede estadual de ensino. No total, são 244 profissionais que já estão trabalhando no órgão central da Secretaria de Estado da Educação (SED) e nas 36 Coordenadorias Regionais de Educação para qualificar e ampliar a atuação pedagógica junto às escolas da rede estadual.

A equipe de 64 assistentes sociais desenvolve ações de prevenção às violências na escola, assim como ações pedagógicas para o respeito aos direitos humanos. O trabalho possui como base a Política Estadual de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na escola, existente desde 2011 e promovida pelos Núcleos de Educação e Prevenção (Nepre), com representantes nas Coordenadorias Regionais e nas unidades escolares. O Nepre está envolvido em discussões sobre Combate ao Bullying, Cultura da Paz, Práticas Corporais, Programa Saúde nas Escolas (PSE), entre outras.

Para a assistente social da Regional de Florianópolis, Rochele Pedroso de Moraes, o trabalho é focado na prevenção, promoção e proteção da infância e juventude. “De forma integrada com os demais profissionais da Coordenadoria, especialistas e gestores escolares estamos aqui para dar suporte e realizar ações que agreguem e façam sentido para a realidade de cada escola”.

Ação de acolhimento dos estudantes em Blumenau

A contratação dos psicólogos e assistentes sociais busca atender às Metas 2 e 3 do Plano Nacional de Educação e do Plano Estadual de Educação de Santa Catarina. A novidade já está contribuindo de forma significativa para aprimorar o desempenho dos alunos, proporcionando um ambiente escolar mais saudável para estudantes, professores e funcionários.

A equipe multidisciplinar da Regional de Blumenau foi acionada para atender uma demanda de acolhimento ao luto e orientação aos estudantes da EEB Victor Hering. Após o falecimento de um colega em decorrência de um câncer, a turma do 8º ano foi atendida pelas assistentes sociais Débora Raquel Gil Rosa Benedicto e Joucemara Reck e pela psicóloga Sheila Hempkemeyer, que fizeram uma roda de conversa com os estudantes para escuta e diálogo a respeito do tema.

A turma manifestou, por meio de desenhos, escrita ou verbalmente, aquilo que estava sentindo, buscando refletir sobre a questão apresentada “Como responder com vida diante da dor, da morte e do sofrimento?”. As profissionais disponibilizaram um tempo para as respostas e partilharam as produções no quadro, finalizando a roda de conversa.

Após o falecimento do aluno, a equipe pedagógica verificou que a turma estava triste e desanimada, o que causou impacto no rendimento. “A equipe multiprofissional nos ajudou a superar o luto. Observamos nas semanas seguintes que a turma estava mais animada e produtiva em suas atividades escolares", destaca a Assistente Técnica Pedagógica da escola, Elaine Cristina Menegazzo.

Integração com especialistas na Grande Florianópolis

Além da integração com os coordenadores do Nepre nas escolas e nas Regionais, os assistentes sociais trabalharão em sintonia com os orientadores educacionais das 1.056 unidades escolares da rede estadual. O trabalho inclui o suporte às escolas em ações como elaboração de projetos de prevenção às violências, propondo ações pedagógicas para o respeito aos direitos humanos; execução de projetos para o enfrentamento de preconceitos, discriminações e desigualdades; identificação de situações que prejudiquem o acesso e a permanência do estudante na escola, auxiliando no combate à evasão escolar, entre outras.

Cinco assistentes sociais integram a equipe multiprofissional da Coordenadoria Regional de Florianópolis para atender as unidades escolares. Entre os trabalhos realizados nos últimos meses está uma palestra sobre direitos humanos e diversidades para mais de 100 professores de três escolas da rede: EEB Cecília Rosa Lopes, EEB. Profª Marcília de Oliveira e EEB. Profª Maria José Barbosa Vieira.

A equipe convidou a palestrante Lirous Fonseca Ávila, assistente social e voluntária na Associação em Defesa dos Direitos Humanos (ADEH). “O foco da ação foi debater as diversidades na escola junto com questões do preconceito e discriminação. A ideia foi fazê-los pensar e refletir sobre essas diferenças, tanto na escola quanto na sociedade”, destaca Sabrina Aparecida da Silva, assistente social da Regional.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA