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Startup de saúde reduz em até 50% o tempo de atendimento em consultórios e clínicas

Segunda, 20 de junho de 2022

 

 

Otimização de atividades do cotidiano em plataforma digital beneficia médicos e pacientes em todo o país

Imagine confirmar ou remarcar uma consulta com apenas um clique. Ou, ainda, ter seu prontuário médico em um aplicativo na palma da mão, e poder acompanhar o histórico pessoal de saúde em todas as especialidades sem precisar vasculhar dezenas de papéis esquecidos em gavetas. Isso já é possível graças a plataformas digitais que consultórios e clínicas começam a usar para facilitar a vida dos pacientes e dos profissionais. 

 

Uma das consequências imediatas dessa digitalização, segundo dados levantados pela plataforma App Health, é uma redução de até 50% no tempo total dedicado aos atendimentos em consultórios e clínicas - considerando o tempo empregado desde o atendimento para agendar as consultas até a saída do consultório no pós-atendimento.

 

“A transformação digital ainda está começando, mas em breve mudará nosso jeito de viver a vida. Uma plataforma digital permite que clínicas e consultórios médicos saiam do papel e otimizem rotinas como agendamento de consultas, lista de espera para encaixes, tempo e eficiência no atendimento, registro dos prontuários das consultas, sem perder a atenção aos cuidados com os pacientes”, diz Douglas Milliati, co-fundador da App Health. 

 

O aplicativo - que também conta com uma versão web - foca na digitalização de um dos setores com maior defasagem quando falamos em automação e digitalização das operações. Segundo o índice de Digitalização do Mckinsey Global Institute de 2019 - um dos mais relevantes do mundo quando o assunto é transformação digital - o setor da saúde é um dos menos digitalizados. A área, que no relatório aparece juntamente com educação e serviços - mostra que 38% das empresas são iniciantes quando o assunto é transformação digital. O resultado fica atrás de indústrias avançadas (44%) e bens de consumo (45%).

 

“A pandemia acelerou, em parte, algumas coisas que aconteceriam nos próximos anos. Ainda estamos muito distantes de outros setores, como o financeiro, mas isso vai mudar rapidamente. O avanço da telemedicina amplia muito o leque de atendimento dos profissionais, possibilitando aumento de receita e uma otimização do tempo dedicado para as consultas. Por ser 100% digital, a plataforma torna possível que os profissionais que atendem em várias clínicas e até em cidades diferentes levem o consultório a um clique de distância. Já os pacientes encontram todas as informações sobre as consultas e prontuários em um único lugar”, comenta Douglas Milliati.

 

Soluções beneficiam médicos e pacientes

 

Uma solução que agrada profissionais e pacientes ao mesmo tempo é a secretária virtual existente no aplicativo. Quando utilizada, permite confirmar e cancelar consultas sem precisar que a secretária ou o médico - já envolvidos com outras atividades - façam contatos individualmente. As confirmações são feitas por mensagens no WhatsApp, sem envolver ligações inoportunas ou preocupação com a agenda, já que tudo acontece de forma automatizada. O paciente precisa apenas digitar as opções 1 ou 2 para confirmar ou cancelar a consulta. No caso de cancelamento, o horário da consulta fica disponível no aplicativo para que outros pacientes possam agendar uma consulta sem precisar ficar ligando ou solicitando encaixes.

 

Outro fator relevante para profissionais e pacientes é o registro dos atendimentos, já que a plataforma permite gravar o prontuário por voz, faz a transcrição automaticamente e permite o acesso pelo app de qualquer lugar. Para os pacientes isso se traduz em todos os atendimentos médicos digitalizados e em um mesmo lugar. Ou seja, nada de dezenas de papéis guardados em casa e atraindo traças.

 

Milliatti, explica que o aplicativo foi pensado e desenvolvido por profissionais que vivem a realidade no dia a dia dos consultórios. "Centralizar as informações e documentos dos pacientes permite que estes também tenham acesso a informações essenciais em outras consultas em qualquer lugar do mundo, por exemplo. Além do mais, com o avanço da telemedicina, percebemos que alguns profissionais, como os psicólogos, precisavam de uma plataforma segura e sem limitações de tempo para os seus atendimentos que costumam ultrapassar uma hora. Para o paciente, ter tudo isso no mesmo lugar, traz segurança e economia de tempo."

 

Investimento busca acelerar percentual de pessoas impactadas

 

Em abril deste ano, a startup App Health, que faz parte do Grupo Azul, recebeu um aporte de R$ 1,5 milhão para acelerar o processo de transformação digital na área da saúde. O investimento, combinado com o crescimento de 600% no faturamento da App Health em 2021, e uma previsão de um crescimento de 500% para 2022, será aplicado em ações de tração e ampliação do número de pessoas impactadas.

 

"O aporte surgiu a partir da percepção de que a startup se desenvolveu em um mercado com dores que até então nunca haviam sido trabalhadas. Há um grande potencial de crescimento, além de todo o impacto que essas transformações trarão para o dia a dia das pessoas", diz William Matos, investidor responsável pelos aportes. Matos é pró-reitor de Ensino a Distância da Unicesumar e CEO da Happy, maior rede de escolas de programação e robótica para crianças do Brasil.

 

Milliatti, um dos fundadores da startup, afirma que o aporte é um passo importante para acelerar iniciativas que colaboram com a transformação digital em um setor tão relevante na vida das pessoas. 

 

“O investimento será destinado a alcançar milhares de pessoas em todo o Brasil. São iniciativas que transformarão a forma como a população lida com as informações das consultas médicas. Temos certeza de que em breve as pessoas vão pensar em como tudo era tão dependente do papel e pouco prático. A ideia é que a transformação digital alcance toda a cadeia envolvida em um atendimento médico realizado em consultório.”

 

Sobre a App Health

 

Criada em 2018, a App Health é um sistema de gestão que permite que clínicas e consultórios médicos saiam do papel e otimizem rotinas como agenda, lista de espera para encaixes, tempo de atendimento e eficiência no atendimento, sem perder a atenção aos cuidados com os pacientes. O aplicativo - que conta também com uma versão web - traz soluções que vão além da mobilidade de ter o consultório em qualquer lugar do planeta. Pacientes também contam com um aplicativo capaz de centralizar e organizar informações de todos os especialistas que o acompanham, como receitas, prontuários, tratamentos, exames, consultas realizadas e outras questões relacionadas a sua saúde pessoal. 

 



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