Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Lançado nesta quinta (19), curso Mais Mulheres na Política está com inscrições abertas

Sexta, 20 de maio de 2022

Capacitação foi anunciada pela ministra Cristiane Britto durante solenidade em Florianópolis (SC). A iniciativa visa ao fomento de candidaturas femininas planejadas, competitivas e fortalecidas para a disputa eleitoral de 2022.

 
 
WhatsApp Image 2022-05-19 at 12.59.32.jpeg

Ministra Cristiane participa do 8° Congresso Catarinense de Direito Eleitoral, onde ocorreu o lançamento do curso. (Foto: Hilton Silva – Ascom/MMFDH)

Atitular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Cristiane Britto, anunciou a abertura das inscrições para o curso Mais Mulheres na Política nesta quinta-feira (19), durante o 8° Congresso Catarinense de Direito Eleitoral, em Florianópolis (SC). Promovida pelo MMFDH, a capacitação conta com a parceria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A iniciativa visa ao fomento de candidaturas femininas planejadas, competitivas e fortalecidas para a disputa eleitoral de 2022.

Faça a sua inscrição gratuitamente

De acordo com a ministra, tudo começou em 2020, quando foi lançado o projeto “Mais Mulheres no Poder”. A política pública consiste em uma estratégia de conscientização sobre a participação das mulheres na política, nos cargos de poder e decisão, bem como o pleno exercício da democracia representativa e participativa.

“No âmbito do projeto foram realizadas diversas ações para levar informações de qualidade para candidatas, a exemplo de cartilhas e um pacto com os partidos políticos, com o objetivo de ampliar o número de mulheres eleitas no pleito de 2020. Também desenvolvemos ações de incentivo à denúncia de violência política por meio do Ligue 180, a Central de Atendimento à Mulher”, afirmou Britto.

Segundo a gestora, ainda dentro do projeto foi realizado o lançamento do Selo de Combate à Violência Política, em parceria com várias deputadas federais e com a ONU Mulheres. “Recentemente lançamos, no dia em que se comemora a conquista do voto feminino no Brasil, o Filia Mulher, uma campanha suprapartidária de incentivo à participação feminina na política. Esta é uma pauta que nos une. Por isso, queremos eleger o maior número de mulheres independentemente do partido político”, ressaltou.

Curso

Totalmente gratuito e on-line, o curso Mais Mulheres na Política tem carga horária de 30 horas. O conteúdo abrange nove módulos sobre a evolução histórico-legal da participação da mulher na política; o planejamento da campanha eleitoral; a viabilização da candidatura; a arrecadação e gastos de recursos na campanha; a propaganda eleitoral; o sistema eleitoral brasileiro; o Sistema de Prestação de Contas de Campanha Eleitoral; a prestação de contas eleitorais; e o julgamento das contas eleitorais e diplomação.

Acesse mais informações sobre o projeto

Evento

O 8° Congresso Catarinense de Direito Eleitoral é uma correalização entre a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), o Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE/SC), o Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC) e outros apoiadores da iniciativa privada. As atividades iniciaram nesta segunda-feira (18) e vão até sexta-feira (20).

Além da ministra Cristiane Britto, participaram do anúncio a deputada federal Carmem Zanotto (Cidadania-SC) representando o presidente da Câmara dos Deputados e a bancada feminina parlamentar; a secretária nacional de Políticas para as Mulheres, Ana Muñoz dos Reis; e representantes da Assembleia Legislativa do Estado de SC e da OAB/SC. 

Ligue 180

Durante as eleições municipais de 2020, a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH/MMFDH) foi ampliada e passou a receber também denúncias sobre violência política por meio do Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher). O serviço gratuito pode ser acionado pelo site, pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil, via WhatsApp (61-99656-5008) e Telegram (digitar na busca “Direitoshumanosbrasilbot”), que oferecem os serviços de escuta qualificada.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA