Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Mafra apresenta trabalho no VII Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina

Segunda, 16 de maio de 2022

Clique para ampliar

 

Presença constante em congressos e seminários relacionados à melhoria da saúde da população, o município de Mafra esteve representado no último dia 11 no “VII Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina” com a Mostra Brasil aqui tem SUS em Blumenau, pelos profissionais da área Plínio Saldanha - secretário municipal de saúde e Ivonete Emmerich Pacheco - psicóloga e Coordenadora do NASF -, a qual apresentou o trabalho "Tecnologias em favor do acesso à saúde em meio a Pandemia". Este trabalho foi realizado por equipe multidisciplinar do NASF, sendo, além de Ivonete, Andriellen Marciniak - nutricionista, Hellen Nataly Correia Lagos Guimarães - fonoaudióloga e as psicólogas Fabiane Bonin Graf e Debora Popadiuk.

Trabalho da equipe

A pandemia do novo Coronavírus fez com que muitas atividades relacionadas à Atenção à Saúde fossem revistas ou redesenhadas naquele período. Sendo assim, o NASF teve de se adaptar a fim de prestar o melhor atendimento à população dentro das condições sanitárias impostas. Sendo assim, a equipe traçou os seguintes objetivos: - Desenvolver em Mafra , o acesso aos serviços de apoio psicológico e  monitoramento e acompanhamento de bebês de risco em meio a pandemia.

- Triar os casos de Saúde Mental com orientação e avaliação para as Estratégias de Saúde da Família.

- Realizar orientações e atendimentos psicológicos via telefone/internet e visitas domiciliares aos pacientes que procuravam a sala de Atendimentos em Psicologia.

- Acompanhar para prevenir alterações do desenvolvimento infantil nos dois primeiros anos de vida.

Colhendo resultados

De acordo com a coordenadora, a palavra que fica é aprendizado, diante de “uma equipe com capacidade e criatividade para se reinventar dentro de um cenário incerto, mas, que cobrava do profissional de saúde atitudes frente às demandas”.

Conforme descrito na conclusão do trabalho, a pandemia ensinou que os profissionais podiam se adaptar e oferecer um trabalho digno e de qualidade mesmo com condições tão adversas. Em meio a tantas limitações, a equipe viu que não era possível esperar o atendimento presencial retomar para dar suporte à população mafrense, então criou e executou meios para proporcionar atendimento remoto com a mesma qualidade e dedicação que no presencial. “Sinto-me lisonjeada em representar essa equipe com esse trabalho e enalteço a capacidade técnica dos profissionais que compõem a Secretaria de Saúde no atendimento da população”, conclui a coordenadora.

 



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA