Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Alunos da EMEB Augusta Vitória fazem releitura da obra “O grito”

Segunda, 16 de maio de 2022

 

• Trabalho foi realizado na disciplina de Artes com alunos do 1º ao 5º ano em sala de aula

 

A pintura “O Grito”, de 1893, feita pelo norueguês Edvard Munch representa uma figura andrógina que aparenta viver uma profunda angústia e também desespero. Com as mãos levadas ao rosto e boca aberta, como se de fato estivesse gritando, o quadro busca expressar esse sentimento, que, segundo os pesquisadores, o pintor vivenciava”, conforme descreve o site EducaMaisBrasil. 

A partir deste principio, o professor Gabriel de Paula trabalhou com seus alunos do 1º ao 5º ano da EMEB Augusta Vitória uma atividade realizando a releitura da  obra ‘O grito’. “Não se trata de um projeto, mas um trabalho realizado em aula. Foi resultado dos estudos de sala, da minha disciplina de arte”, explicou o professor que também desenvolveu esta atividade em outras duas escolas.

 

Bem-vinda Arte

A atividade inaugurou os estudos de arte “Bem-vinda Arte!”, com algumas etapas realizadas:

- Atividade colaborativa/coletiva

- Leitura de imagem (interpretação visual)

- Criação de sons e imagens (compreender e abordar a obra visual "o grito" sob diferentes perspectivas: cênicas, visuais, sonoras e corporais)

- Releitura (recriando suas próprias versões da obra, incluindo valores humanos que desejam ao mundo e com uso da fotografia).

A atividade também propôs as seguintes questões: o que eu quero expressar/gritar através da arte ao/para o mundo?

Para Gabriel, a arte na escola “visa promover a formação humana, cultural, artística e socioemocional dos alunos, experienciando a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, desenvolvendo a autonomia, a crítica, a autoria e a comunicação”.

O resultado da atividade pode ser visto nas produções dos alunos.

 

"Este Projeto Merece Aplausos"

A partir deste ano iniciamos com esta reportagem, a publicação de uma série de matérias sobre projetos positivos desenvolvidos pelas escolas da rede municipal de ensino, denominado "Este Projeto Merece Aplausos". Mais informações no site da Prefeitura www.mafra.sc.gov.br (Criatividade na Educação) na página da Educação, Espaço Escola.

 



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA