Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Apagão de dados afeta estratégia de mercado companhias e empresas recorrem inteligência de mercado

Quarta, 11 de maio de 2022

A falta de informações essenciais pode comprometer todo o planejamento estratégico das empresas, gerando um impacto negativo para os negócios. Dados que são responsáveis por nortear as decisões, estratégias e planos das empresas que trabalham com comércio exterior, não estão mais disponíveis desde a descontinuidade do Siscori, que até então era o único sistema a realizar o monitoramento de informações detalhados sobre operações de comércio exterior.

 

As movimentações do comércio exterior são significativas e interferem diretamente na aceleração do crescimento econômico do país. Para se ter uma ideia do que as importações e exportações representam, de acordo com o Anuário do Comércio Exterior Brasileiro, em 2021 o saldo comercial foi de US$ 61,2 bilhões, o maior já registrado na série histórica.

 

Com a falta do Siscori as empresas vivem um apagão de dados que acaba comprometendo possíveis oportunidades para que possam buscar novos mercados e expandir os negócios. Estamos falando de informações estratégicas sobre transações, que fazem com que as companhias não tenham a visão mercadológica necessária para melhorar o posicionamento dos negócios.

 

Para alcançar o sucesso no trabalho com comércio exterior é essencial visualizar as operações existentes para entender como está o volume de entrada de produtos no país e também de exportações. Muitas indústrias utilizavam essas informações como uma estratégia mercadológica, para entender volume, preço, canais e players, e desta forma saber quem e o que está sendo exportado.

 

Acompanhar estes dados não contribui apenas para o posicionamento de preço, mas é um diferencial para o planejamento de novos produtos. Por isso, é importante buscar uma alternativa para vencer este apagão de dados e a inteligência de mercado pode contribuir com um conjunto de informações fiscais e tributários, que são públicas e abertas. Este tipo de cruzamento de dados pode entregar 30% a mais de informações se comparado ao que era possível com o Siscori.

 

A alternativa da inteligência de mercado consegue suprir uma grande lacuna deixada pelo sistema que era mantido pela Receita Federal do Brasil. O foco deve ser proporcionar novas oportunidades para que as empresas possam atuar de forma estratégica, desenvolvendo um planejamento estruturado, que gere resultados.

 

Quanto mais as empresas estiverem estruturadas para entender o mercado, maiores serão as chances e o potencial de crescimento. Quando a economia cresce, aumenta também a geração de emprego e renda para a população. As empresas precisam entender o quanto a inteligência de mercado é decisiva e pode contribuir diretamente para os resultados positivos. 



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA