Na quinta-feira (3), o prefeito esteve em Florianópolis, onde assinou convênio entre a Prefeitura de São Bento do Sul e o Governo do Estado, aderindo ao Plano 1000, pacote de investimentos do Estado que destinará o equivalente a R$ 1 mil por habitante para as 50 maiores cidades de Santa Catarina. Pelo programa, São Bento receberá ao longo dos próximos anos o equivalente a R$ 86,3 milhões para investimentos em grandes obras estruturantes.
De acordo com o prefeito, esta é uma atitude importante do governo estadual, pois graças ao Plano 1000 será possível realizar ações que muitas vezes não passavam de sonhos, pois são obras que exigem um grande investimento e a Prefeitura dependeria de financiamentos e outras fontes para levantar os valores. “Temos uma excelente oportunidade em mãos, pois os recursos serão destinados sem necessidade de contrapartida, o que é muito importante”, disse.
Ainda segundo o prefeito, nesta primeira etapa três projetos foram apresentados ao governo. Um deles trata da modernização e duplicação da Avenida dos Imigrantes. Outro diz respeito à revitalização da Rua Antonio Kaesemodel, principal acesso ao município, e ainda o projeto de construção da Unidade de Pronto Atendimento Médico (UPA), no bairro Colonial. “São obras importantes para a nossa cidade. E isso acaba beneficiando outras ações, pois a Prefeitura não vai precisar captar dinheiro para estas obras. Podemos então trabalhar para executar projetos menores pelos bairros de nossa cidade, que também merecem toda nossa atenção”, destacou.
Agora, uma comissão formada pelo governo do Estado vai analisar os projetos apresentados pela Prefeitura para então autorizar a licitação.