Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Litoral catarinense é destaque no Globo Repórter desta sexta-feira

Quarta, 01 de dezembro de 2021

 
Programa levou cerca de 6 meses para ser produzido pela equipe da NSC TV
 
Florianópolis, 1 de dezembro de 2021 
 
 
   Das histórias de pescador que vão além de quando "o mar está para peixe" às paisagens exuberantes do Litoral Catarinense, a equipe da NSC TV convida os telespectadores a acompanhar no Globo Repórter desta sexta-feira (3), as riquezas que compõem o Litoral de Santa Catarina.
 
   Para transmitir ao público as belezas do nosso Estado, a equipe viajou cerca de 6 meses por diversas regiões para apresentar os desenhos naturais e tradições litorâneas, além de vivências que fazem parte da construção da cultura catarinense. "Buscamos as tradições litorâneas mais enraizadas. Aquelas que os pescadores forjaram em séculos com o vento e o mar. Sua capacidade de aprender com a natureza. Seu engenho na luta pelo sustento", explica o jornalista Ricardo Von Dorff.
 
   Entre os destaques do programa especial, a história do pescador mais antigo de Santa Catarina e as canoas de um pau só - herança milenar dos indígenas - serão apresentadas. 
 
   "Assim como fazemos diariamente nos telejornais, vamos levar Santa Catarina mais uma vez para todo o Brasil. A cada exibição especial atraímos novos olhares para cá, fortalecendo a imagem do Estado, além de fomentar o turismo e a economia local", afirma Daniella Peretti, gerente-geral de telejornalismo da NSC TV.
 
 
Registros raros 

   As produções começaram no final do mês de maio e, por se tratar de um programa voltado para a natureza, o vento nem sempre esteve a favor das gravações. Além das paisagens que atraem os visitantes para Santa Catarina, o público vai conhecer a espécie do menor golfinho do Brasil, a toninha da baía da Babitonga, em São Francisco do Sul, conhecida como "golfinho invisível", considerado raro e muito difícil de ser observado. 
 
   Com autorização do Instituto do Meio Ambiente (IMA), apoio da Polícia Militar Ambiental e auxílio de biólogos, a equipe chegou ao intocável maior santuário de reprodução de aves marinhas, localizado a 10 quilômetros da ilha de Santa Catarina, entre Florianópolis e Palhoça, onde vive um dos mamíferos mais raros do mundo, o preá. A espécie, que não possui registros de habitação em nenhum outro lugar do planeta, possui uma população estimada em 50 roedores. O animal é considerado o menor mamífero em distribuição geográfica. 
 
   Além dos registros raros, o programa destaca a importância da preservação da natureza de Santa Catarina.
 
   "Este Globo Repórter do Litoral fala muito sobre preservação. A preservação da nossa história e da nossa natureza. Elas são preciosas demais pra se perder. Tive o prazer de dividir esta aventura de descobertas com os repórteres cinematográficos Mateus Castro e Marcos Schmitt. E elas foram muitas", destaca Von Dorff.
 
 
Equipe de produção

   Para a realização deste Globo Repórter no Litoral Catarinense, estiveram na equipe de gravações externas o jornalista e apresentador Ricardo Von Dorff, os repórteres cinematográficos Mateus Castro e Marcos Schmitt e o auxiliar técnico Maurício Veloso.
 
   A direção do programa foi realizada pela coordenadora do núcleo Globo na NSC TV Margarida Santi, com edição e produção de Elaine Simiano, Mario Gomes e Beatriz Azevedo.
 
   O Globo Repórter do Litoral Catarinense será exibido nesta sexta, 3 de dezembro, após a novela Um Lugar ao Sol. O programa também pode ser assistido no Globoplay.


Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA