Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Novos técnicos em agronegócio são formados em São Miguel do Oeste

Quarta, 01 de dezembro de 2021

 

O brilho nos olhos e o sorriso largo não escondiam a emoção de Olir Dalla Rosa, que aos 59 anos voltou aos estudos e realizou um grande sonho. Filho de produtores rurais, Dalla Rosa participou do curso Técnico em Agronegócio da Rede e-Tec no polo de São Miguel do Oeste e, após dois anos, se formou no último sábado (27).

O produtor rural trabalha com lavoura e bovinos de leite, na linha Canela Gaúcha, interior de São Miguel do Oeste. Para ele, o conteúdo do curso ajudará no trabalho do dia a dia. “O que aprendi vai melhorar nossa produção e renda. Os conteúdos repassados me ensinaram a aplicar as novas tecnologias da melhor forma”.

A solenidade de formatura da segunda turma do município ocorreu no Latitude Eventos. O curso foi oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de São Miguel do Oeste.

Ao todo, 21 técnicos em agronegócio foram formados e os novos profissionais saem preparados para atuarem na gestão de propriedades rurais e empresas do setor. O curso é totalmente gratuito e tem a grade curricular reconhecida pelo MEC e pelo Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA).

A carga horária foi de 1.230 horas, com 80% realizadas a distância e 20% em aulas presenciais. Os alunos conheceram técnicas de gestão, de comercialização e como atuar na execução de procedimentos para planejar e auxiliar na organização e controle das atividades de gestão do negócio rural.

FUTURO DAS PROPRIEDADES

João Carlos Henn, de 22 anos, trabalha na propriedade rural da família, na Linha Fátima, interior do município de Tunápolis. O jovem conta que, até o momento, havia concluído apenas o Ensino Médio, e viu no curso uma oportunidade para ampliar os conhecimentos e aplicá-los no seu trabalho.

“As aulas nos deram uma visão de negócio da propriedade, mostrando caminhos viáveis para melhorias, além da troca de experiências”, contou o jovem que pretende continuar atuando na criação de bovinos de leite e suínos.

Assim como João Carlos, Juliana Fatima Ludwig, de 35 anos, também vai aplicar o que aprendeu na propriedade da família, que reside no interior de Guaraciaba, onde atua na produção de soja e milho. Juliana também trabalha com assistência técnica e como professora em um colégio agrícola.

“Esse curso é um dos melhores na área da agricultura e é fundamental para que possamos evoluir nossas propriedades para empresas rurais. Busquei aprender mais sobre a parte de gerenciamento, administração, contabilidade e economia, além de melhorar técnicas de manejo e produtividade”.

A FORÇA DO AGRONEGÓCIO

O vice-presidente Sistema FAESC/SENAR-SC, Enori Barbieri, destacou que o mercado passa a contar com profissionais capacitados para auxiliar os produtores rurais na compreensão de como funciona o agronegócio, principalmente nas questões econômicas, de mercado e pontuais de cada atividade.

“É uma função institucional que o Sistema FAESC/SENAR-SC oferece por meio dos recursos oriundos das notas fiscais de produtores rurais e que é aplicado com competência na formação qualificada”. 

Segundo o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de São Miguel do Oeste, Adair José Teixeira, a região é muito forte no agronegócio e a formação de novos profissionais é fundamental para o aprimoramento deste trabalho.

“Tínhamos uma carência de qualificação, principalmente dos filhos de produtores rurais e associados. Essa formação possibilita que eles tenham qualidade de vida e rentabilidade, além de incentivar a sucessão familiar”.

O prefeito de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, também participou da formatura e salientou a força do agronegócio. Para ele, o curso é um passo importante para melhorar a renda e a qualidade de vida por meio da educação. “O Brasil tem jeito, basta se espelhar no agronegócio, que no período de pandemia não se encolheu e cada vez mais mostra a sua representatividade. A educação é a arma mais poderosa para transformar o mundo, por isso parabenizo a todos os novos técnicos em agronegócio”.

Também participaram do evento a supervisora do SENAR, Grasiane Bittencourt Viêra, do vice-presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de São Miguel do Oeste, Astor Kist, entre outras lideranças.

 O presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo, cumprimentou a turma de São Miguel do Oeste pela conquista e reforçou o quanto foi importante trazer o curso Técnico em Agronegócio para Santa Catarina. Destacou que já são 13 polos espalhados em diversas regiões do Estado e que a formação é oferecida preferencialmente para quem está no campo. “Os resultados nos trazem orgulho e confirmam que é fundamental continuarmos os investimentos nessa iniciativa tão importante para o desenvolvimento de propriedades e empresas do setor”. 

NOVOS TÉCNICOS EM AGRONEGÓCIO

Os novos técnicos em agronegócio formados pelo Sistema Faesc/Senar/Sindicato Rural são: Andrei Pauletti, Daliane Giaretta, Diego Rodrigo Voltolini, Edinan Junior Weber, Fabio Banfi, Fernando Favretto, Flavio Janei Steffen, Giane Sundermann, Guilherme Tavella Grando, Gustavo Wermuth e Ivânia Simone Buzin Tuni

Também receberam o grau em técnico em agronegócio: Jéferson Canale, João Carlos Henn, Juliana Fatima Ludwig, Luana Capellari, Luiz Jorge Mallmann, Marcos Luiz Dequigiovani, Marinez Gwozdz Da Silva, Olir Dalla Rosa, Renato Jose Reichert e Viviane Da Silva Peruzzo.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA