Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Todo templo é lugar da presença de Deus

Terça, 09 de novembro de 2021

 

“Tirai isto daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!” (João 2,16).

 

Temos a alegria de, no dia de hoje, celebrarmos a dedicação da Basílica de São João de Latrão. Ela é a catedral de Roma, e por ser a catedral de Roma é mãe das outras igrejas, porque Roma é a Igreja Primaz ou a Igreja Primeira, é lá que está o Papa, aquele que é a cabeça visível de toda a Igreja.

Veja que beleza a importância que a Igreja dá para essa Igreja Templo, o Templo como o lugar da presença de Deus. Talvez muitos de nós nos esquivemos ou tenhamos uma visão distorcida sobre a importância que tem cada igreja, cada templo, cada santuário. É claro que o primeiro santuário sou eu, eu sou lugar da morada de Deus, o Espírito de Deus habita em mim. Não posso destruir esse templo, porque ele é o lugar da morada de Deus, foi essa graça que o batismo realizou na vida de cada um de nós, tornando-nos o lugar da morada de Deus. Então, o quanto é importante ter o respeito pelo sagrado, e o quanto sou sagrado, quanto preciso respeitar e cuidar desse corpo que sou eu! Não é culto ao corpo, é respeito a esse corpo como o lugar da morada de Deus, porque não posso cultuar o corpo pelo corpo, mas tenho que cultuar o Deus que habita em mim, inclusive, faz morada em mim.

Cada templo é o lugar da presença de Deus e nos faz ter a certeza e a convicção de que Deus habita e está no meio de nós

Não vou à igreja para cultuar o templo pelo templo, porque, muitas vezes, o templo fica apenas como uma obra faraônica, um lugar de visitas, como se tornaram muitas igrejas no mundo. A igreja não é simplesmente uma obra de arte, ainda que tenha sido feita e concebida por bons e renomados artistas e representa realmente como uma figura arquitetônica singular.

O essencial e fundamental no qual não podemos nos perder não é a beleza simplesmente visível, mas é a graça invisível que habita em nossas igrejas, o lugar da morada de Deus.

Às vezes, assim como tratamos Deus em nós, também tratamos Deus no templo, tratamos Deus nas igrejas. Assim como as coisas estão bagunçadas e barulhadas dentro de nós, fazemos a mesma coisa, o mesmo barulho dentro dos templos onde estamos. O respeito que esse lugar merece, a consideração e, sobretudo, o lugar da comunhão com o Sagrado.

Tornamo-nos pessoas profanas porque o pecado nos profana, mas purificamos esse templo que sou, e o lugar de purificar esse templo é no “templo igreja”. É por isso que vou para o tempo para me purificar, para me arrepender, para pedir perdão dos meus pecados, mas para glorificar a Deus, para contemplar a glória de Deus, para viver a comunhão com Ele, inclusive com os irmãos, quando vou para o culto sagrado. É essencial e fundamental que não percamos a importância do Sagrado.

Cada igreja, a menor capelinha ou santuário que você participa, aos grandes templos e catedrais, a Igreja mãe de Roma, São João de Latrão, que celebramos hoje; cada templo é o lugar da presença de Deus e nos faz ter a certeza e a convicção de que Deus habita e está no meio de nós. É preciso que eu respeite e viva intensamente essa presença.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

 

Sacerdote da Comunidade Canção Nova



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2022 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA