Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Secretaria de Educação promove formação para profissionais

Sexta, 22 de outubro de 2021

Nos dias 18 e 19 de outubro, a Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Ensino, promoveu formação para os profissionais que atuam com o público-alvo da Educação Especial, com a temática da perspectiva da “Educação Inclusiva''. A formação ocorreu na EBM Osny Vasconcellos, com cerca de 47 profissionais, e foi realizada em parceria com o SENAC.

O objetivo foi trabalhar tanto conceitos teóricos e aplicar na prática atividades como: criação de uma "caixa de emoções", onde cada profissional com base nessa caixa confeccionou sua sacola das emoções, trabalhando o mesmo propósito.

Foram realizados trabalhos sensoriais com bolinhas de hidrogel, alternativas sensoriais para trabalhar com os estudantes (principalmente autistas), com bolinhas coloridas, bolinhas de sagu e orientações para trabalhar em outros espaços do ambiente escolar que possibilitem momentos diferenciados para os alunos.

A formação também conteve vídeos de reflexões sobre educação inclusiva para trabalhar com os pais, estudantes e professores. Também foram realizadas dinâmicas com balões para que cada profissional descrevesse o sentimento positivo em relação à educação inclusiva e depois compartilharam suas ideias no grupo.

Conforme destacou Michele Thatiane Dirksen, profissional da Educação Inclusiva da Secretaria, foi um momento oportuno e de troca de experiências. “Participei da formação e fiquei encantada pela condução do encontro e do enriquecimento em relação entre a teoria e prática da educação inclusiva para os nossos profissionais. De fato, momentos como esses são importantes para agregar ainda mais o trabalho que já é desenvolvido pelos profissionais da educação especial. Todos os participantes se empenharam lindamente na formação", conclui.



Oficinas pedagógicas

 

Na manhã de terça-feira (19), o Secretário de Educação, Josias Terres, visitou a EBM Adélia Lutz, uma das unidades em que também está ocorrendo formação dos profissionais da educação.

O secretário esteve acompanhado da diretora de Gestão e Valorização do Magistério, Jucelia Zotz, e da diretora de Ensino, Tatiane Alves, que juntos acompanharam um pouco das atividades que estão sendo trabalhadas com estes profissionais, tanto de forma teórica quanto prática.

Na oportunidade foi trabalhado várias oficinas conforme público-alvo, com objetivo de capacitar e preparar os mesmos para desafios nas salas de aula, com ideias inovadoras, práticas pedagógicas e atividades lúdicas que farão a diferença no cotidiano escolar.

"É gratificante ver a alegria e a empolgação dos professores e demais profissionais que estão participando dessas formações. É possível identificar o brilho no olhar e acompanhar o envolvimento e comprometimento do trabalho desses professores. Agradecemos a cada um que está participando, pois sabemos que esse aprendizado será transferido para nossos estudantes da melhor forma possível", disse o secretário.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA