Na tarde de sexta-feira (06), a Prefeitura de São Bento do Sul, através da Empresa Municipal de Habitação - EMHAB e da Secretaria de Assistência Social, realizou uma coletiva de imprensa para informar o processo de seleção das famílias que poderão morar nas 244 casas do Loteamento Santa Fé.
O prefeito Antonio Tomazini participou da coletiva e enfatizou o projeto e as ações que também estão sendo desenvolvidas para que as famílias beneficiadas possam ter qualidade de moradia e também de vida. “Esta é uma obra que iniciou nas gestões anteriores e está chegando ao término. Desde que assumimos a Administração, também estamos estudando e realizando melhorias ao redor do Loteamento para que todas as famílias possam ser bem atendidas em todos os requisitos básicos, como educação, saúde, lazer entre outras. Por este motivo, até mesmo já estamos realizando a ampliação de uma escola e um CEIM próximos ao Santa Fé”, destacou o prefeito.
Conforme explanado pelo diretor presidente da EMHAB, Adriano Cubas, todo o processo é rigorosamente seguido pela portaria n° 2.081 do Ministério do Desenvolvimento Regional. “A EMHAB e a Secretaria de Assistência Social estão seguindo esta portaria recente, que atua nos procedimentos para a seleção de beneficiários nas operações do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), no âmbito do Programa Nacional de Habitação Urbana (PNHU)”, explicou.
Adriano também falou sobre os requisitos dos beneficiados e andamento da obra, que já está 91% concluída e tem previsão de término no final de novembro deste ano. “Ainda faltam alguns detalhes como pinturas internas e externas em algumas casas, instalações elétricas, paisagismo e outros serviços”, disse.
Em seguida, a assistente social da EMHAB, Maira Denice Gonçalves de Almeida, explanou sobre as pessoas compatíveis para poder seguir no processo de moradia das casas. “Foram chamadas 488 pessoas, destas, 333 foram compatíveis para apresentarem toda a documentação para a EMHAB. A lista das pessoas compatíveis e também as não compatíveis será amplamente divulgada pela Prefeitura de São Bento do Sul, através do site oficial, e também estará disponibilizada para toda a imprensa”, destacou.
O secretário de Assistência Social, Gilmar Pollum, destacou a transparência que o CadÚnico oferece para que a seleção das famílias possa ser realizada. “É importante justamente estarmos aqui hoje para explicar todo o processo a ser feito pela Assistência Social, pois toda seleção é feita a partir deste sistema”, disse Gilmar.
Em relação ao CadÚnico, Rosangela Ciecilinski Gorniak, coordenadora do Cadastro Único, explicou sobre como funciona o programa que faz parte do Governo Federal. “No CadÚnico o sistema identifica e caracteriza as famílias de baixa renda. Neste sistema ocorre o processo de seleção das famílias compatíveis, pois elas têm que estar com seu cadastro sempre atualizado. O cadastro pode ser feito ou atualizado nos CRAS do município”, explicou Rosangela.
A lista dos 333 nomes compatíveis e também dos não compatíveis será divulgado pela Prefeitura de São Bento do Sul na quarta-feira (11).
Também participaram da coletiva o chefe de Gabinete, José Dorival Dums, a vereadora Terezinha Maria Dybas, vereadora Zuleica Maria Sousa Voltolini, vereador Ângelo Ronei Peschiski, vereador Luiz Neri Pereira (Magrão), vereador Darlan Guliani e assessores parlamentares.