Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

IMA coleta mais de 1.300 kg de resíduos no programa 'Penso, Logo Destino'

Sábado, 24 de julho de 2021


O programa 'Penso, Logo Destino', do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), coletou mais de 38 mil itens na última quarta-feira, 21, em ação realizada na Grande Florianópolis. No total foram recolhidas 3.920 lâmpadas, 35 mil unidades de embalagens vazias de agrotóxicos, além de 312 kg de pilhas e mais 996 kg de eletroeletrônicos. Os materiais coletados receberão, a partir de agora, a destinação ambientalmente correta e muitos, inclusive, serão transformados em novos produtos ou utilizados para outros fins. Desta forma, além de evitar que os resíduos sejam descartados no meio ambiente, o programa visa a contribuir com a preservação dos recursos naturais, tendo como finalidade a conscientização e o envolvimento dos catarinenses no descarte correto de resíduos sólidos.


Atualmente, o programa trabalha com municípios da Grande Florianópolis e, nesta ação, contou com a participação das cidades de Águas Mornas, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Governador Celso Ramos, Nova Trento, Rancho Queimado, São Bonifácio, São Pedro de Alcântara, Santo Amaro da Imperatriz, São João Batista e Tijucas. A expectativa é ampliar as ações de coleta itinerante para mais de 50 municípios até o final de 2022. A próxima edição do recolhimento itinerante na região da Grande Florianópolis está prevista para o dia 15 de dezembro.



Sobre o Programa


O 'Penso, Logo Destino' tem por finalidade a conscientização e o envolvimento de todos os catarinenses para o descarte correto dos resíduos sólidos, tornando Santa Catarina o primeiro estado brasileiro a fazer a articulação da Logística Reversa. Para isso, atua como o mediador entre os comerciantes, administração municipal e população para o descarte adequado dos resíduos e as entidades gestoras que realizam a coleta do material recolhido.

Idealizado pela Coordenadoria Regional do IMA em Florianópolis, o programa será executado em três etapas: Logística Reversa, Estruturas para a implantação da Coleta Seletiva e Resíduos Orgânicos. A intenção é que após o desenvolvimento das três fases do projeto, Santa Catarina seja o estado brasileiro que mais recicla e reutiliza e que menos produz resíduo.

Logística Reversa

A primeira fase do projeto consiste na implantação de ações voltadas aos consumidores para a devolução dos produtos e embalagens após a utilização. Os produtos que devem ser devolvidos aos comerciantes são lâmpadas fluorescentes, eletroeletrônicos e seus componentes, resíduos e embalagens de óleos lubrificantes e de agrotóxicos, pneus, pilhas e baterias. Já os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes têm, nesta etapa, a responsabilidade de estruturar e implementar sistemas de logística reversa para que o material recolhido tenha a destinação adequada e mais ecologicamente correta.


Para isso, o IMA firmou parcerias com entidades gestoras responsáveis pelo recolhimento e destinação de produtos como lâmpadas, eletroeletrônicos, pneus, embalagens de agrotóxicos e óleos, pilhas e baterias, que instalarão pontos de coleta nos municípios que aderirem ao programa, além de promover, com as instituições parceiras, campanhas de conscientização e arrecadação dos materiais. 
Por meio do recolhimento, os materiais recebem a destinação correta e muitos, inclusive, são transformados em novos produtos, ou utilizados para outros fins, como é o caso do pneu, que pode ser usado na construção civil e até na siderurgia.

O programa 'Penso, Logo Destino' - que visa à conscientização, a mudança de comportamento e a construção do sentimento de pertencimento para a disposição correta dos resíduos e, consequentemente, para a preservação dos recursos naturais - tem como parceiros a Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, a Secretaria de Estado da Educação, a Secretaria de Saúde e as prefeituras, entre outras entidades.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA