Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Ainda é período de cautela nas liberações

Sexta, 23 de julho de 2021

Nesta quinta-feira (22) foi realizada nova reunião do Comitê de Crise da Covid-19, em São Bento do Sul. Desta vez não foram tratadas sobre novas liberações e o foco do encontro foram analisar os números quanto a atendimentos relacionados ao coronavírus no município. E os dados mostram que ainda o momento é de preocupação, em especial quanto ao índice de casos confirmados ante os suspeitos.

Como mais de 20% dos casos analisados por exame laboratorial confirmam o diagnóstico para Covid-19, São Bento do Sul segue na classificação “grave” neste quesito que é analisado pelo governo estadual para compor a matriz de risco. “Por isso precisamos ter muita cautela quanto a novas liberações, pois estamos longe de 70% da população vacinada com as duas doses das vacinas”, ponderou a médica Andrea Duvoison, responsável pela Central de Monitoramento.

Atualmente, conforme a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Cristiane Jantsch Sestren, 58,24% da população vacinável, ou seja, acima de 18 anos de idade, já teve a primeira dose das vacinas aplicada. Mas, ainda faltam 26.868 pessoas para serem vacinadas e outra preocupação é quanto ao envio de doses por parte do Ministério da Saúde. São Bento do Sul recebe aproximadamente 2 mil doses por semana de vacinas, mas este quantitativo é insuficiente para cumprir o calendário do governo estadual.

A meta do governo era vacinar com a primeira dose 100% da população acima de 18 anos até o dia 31 de agosto. De acordo com Cristiane, para que São Bento tenha condições de cumprir a meta, o município deveria receber cerca de 5,4 mil doses por semana. “Já fizemos o pedido ao governo para ampliação no envio das doses, mas a resposta que temos é que o problema está no Ministério da Saúde, que não consegue manter o cronograma de entrega”, explicou.

Cristiane ainda reforçou que a Secretaria Municipal de Saúde tem condições de vacinar até 2 mil pessoas por dia, mas isso somente será possível com as doses chegando. “A gente tem capacidade de aplicação, mas faltam as vacinas”, lamentou.

Segunda dose - Quem está prestes a receber a segunda dose de vacinas em São Bento do Sul também deve ficar atento a algumas regras. Conforme Cristiane, quem fez o cadastro para a primeira dose no site (vacina.saobentodosul.sc.gov.br) deve acessar o próprio site perto da data marcada para a aplicação, pois lá será informado local, data e hora.

No caso de pacientes que fizeram o cadastro por telefone, ainda no início do processo de imunização, nestes casos a Secretaria de Saúde entra em contato via telefone com os pacientes. Quanto aos professores, os detalhes serão tratados via Secretaria de Educação e as próprias instituições, no mesmo formato de quando houve agendamento para aplicação da primeira dose.

Preocupação - Mas um ponto que vem preocupando a Secretaria de Saúde é quanto ao percentual de pessoas que deixam de se vacinar. Em São Bento do Sul, em média 10% da população nas respectivas faixas etárias não fazem o cadastro. E à medida que a vacinação avança para as faixas etárias mais jovens, aumenta o número de quem não se vacina.

Conforme os números do monitoramento, é justamente entre a população de 30 a 60 anos que estão os maiores casos de internamento neste momento, com destaque para quem tem entre 30 e 50 anos. Ainda de acordo com os dados, à medida que são aplicadas as duas doses da vacina, o número de registros por idade caem significativamente, e para as próximas semanas, estima-se que a população acima de 50 anos passe a ter ainda menos confirmações.

Apesar da ausência de diversas pessoas nas respectivas faixas etárias, Cristiane explica que não há sobra de vacinas no município, pois à medida que todos os cadastrados são vacinados, a Secretaria de Saúde vai ampliando o cadastro para outras idades. “Tanto que agora já estamos iniciando o cadastro para quem tem 35 anos”, explicou.

Variante Delta - A médica Andrea Duvoisin ainda fez uma apresentação sobre a variante Delta do coronavírus. Ela explicou que esta mutação do vírus tem 50% mais poder de contaminação se comparado à Alfa, a qual já tinha 50% maior poder se comparada ao coronavírus original. “Ela é muito mais contaminante”, destacou.

Por isso, ela voltou a pedir cautela quanto a liberações de novas atividades no município, pois alguns casos da Delta já estão sendo relatados em estados e cidades próximas a São Bento do Sul. Andrea citou exemplo de um navio que está atracado no porto de São Francisco do Sul e com todos os seus tripulantes proibidos de deixar a embarcação devido à confirmação de casos. Nesta semana também houve confirmação de óbito pela variante na cidade vizinha de Piên, no Paraná.

Hospital - Os números relacionados ao Hospital e Maternidade Sagrada Família também apresentaram leve queda nos últimos dias, mantendo-se os cinco internamentos em leito de UTI por Covid. Os demais leitos são de pacientes com doenças diversas e, principalmente, pós-operatório. Na enfermaria estão nove pacientes confirmados com Covid-19 e um caso suspeito. E existem ainda 21 outros com diferentes doenças, totalizando 31 leitos ocupados, dos 48 disponíveis.

Ao longo da última semana o Sagrada Família também registrou três óbitos por Covid-19, sendo dois de pacientes que estavam na UTI e um de paciente na enfermaria. O número de atendimentos na emergência geral teve queda, ficando com 120 na média por dia. Até pouco tempo chegaram a ser cerca de 180. O hospital também tem feito testes de Covid em casos suspeitos, e dos 268 realizados desde o início de julho, 38 tiveram diagnóstico positivo.

Centros de Covid - Os números também mostram certa redução nos atendimentos nos dois centros de Covid de São Bento do Sul. Na última semana epidemiológica foram 552 pacientes, ante 598 da semana anterior. Desde o início do ano foram 18.403 pacientes. Mas, conforme Andrea, estes dados não refletem a realidade total, pois agora as unidades de Serra Alta e da Vila 1º de Maio não estão mais atendendo nos fins de semana. “Levando em consideração o que tínhamos de atendimento sábados e domingos, a redução não foi tão significativa assim”, ponderou.

Quadras esportivas - Um tópico explicado durante a reunião pela diretora do Centro de Vigilância à Saúde, Silvana Bianco Bauer,, foi em relação à venda de bebidas alcoólicas nas lanchonetes de quadras esportivas. Ela explicou que esta não é uma determinação municipal, e sim estadual. Portanto, a Prefeitura de São Bento do Sul não pode liberar por existir a proibição em nível de Estado. Também está proibida a utilização de churrasqueiras nestes espaços e os jogadores devem todos ser cadastrados, chegar apenas no horário dos jogos e sem acompanhantes. “Não é uma questão do comitê de crise”, reforçou.

Educação - O secretário de Educação, Josias Terres, falou sobre possíveis mudanças no regramento para as escolas. Entidades educacionais de todo o país pediram ao governo para reduzir de 1,5 metro para 1 metro o distanciamento entre alunos nas escolas, assim como a aferição de temperatura deverá ser feita somente em casos suspeitos, e não mais na portaria para todos os alunos. “Estamos nos preparando para caso estas alterações sejam realmente confirmadas”, disse.

 



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA