Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Pesquisa sobre embalagem inteligente é desenvolvida Senai, Klabin, startup e instituto sueco

Segunda, 19 de julho de 2021

Pesquisa sobre embalagem inteligente é desenvolvida pelos Institutos Senai de Inovação, Klabin, startup e instituto de pesquisa sueco

 

Estudo busca desenvolver embalagem com tecnologia incorporada que possa interagir com o produto embalado

 

Além da proteção de produtos e alimentos, as embalagens vêm evoluindo, surgindo o conceito de smart packaging. Essas são embalagens inteligentes, que incorporam tecnologias e tem a capacidade de interagir com o usuário ou com dispositivos, monitorando a segurança e qualidade dos produtos. De olho nessa demanda do mercado, a Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, procurou parceiros para desenvolver uma pesquisa em smart packaging

“Vivemos uma fase de transição no setor de embalagens. Atualmente, elas não são escolhidas somente pela sua resistência, mas por levarem uma experiência diferente ao produtor e consumidor. As embalagens inteligentes podem ajudar o produtor a entender alguns fenômenos, problemas e desafios em todo o processo de produção e consumo. Além disso, conseguem levar diversas experiências ao consumidor final. Por isso, buscamos parcerias para potencializar as chances de sucesso deste projeto tão desafiador”, explica Marcelo Coelho, pesquisador especialista do Centro de Tecnologia Klabin.

Os parceiros envolvidos no projeto, além da Klabin, são a Bright Day Graphene, uma startup sueca que desenvolveu uma técnica para obtenção de grafeno a partir de lignina, o Research Institutes of Sweden (RISE) Innventia AB, instituto de pesquisa sueco, o Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica, localizado em Curitiba, e o Instituto Senai de Inovação em Biossintéticos e Fibras, localizado no Rio de Janeiro.  

Os sensores serão compostos por grafeno, que será obtido a partir de lignina por meio de uma rota sustentável. O grafeno utilizado será obtido pela startup sueca Bright Day Graphene e será caracterizado e incorporado nos sensores no ISI Eletroquímica, por meio do time de Smart BioSensors, que é responsável pelo desenvolvimento de sensores e biossensores eletroquímicos no instituto, além de contar com um laboratório de Biologia Molecular no estado da arte. Para colocar os sensores nas embalagens, serão utilizadas tecnologias de impressão desenvolvidas pelo instituto de pesquisa sueco, RISE. O Instituto Senai de Inovação em Biossintéticos e Fibras atuará na produção e caracterização de novos materiais no decorrer do projeto, além de pesquisas de estratégias de mercado. “Todos os nossos parceiros complementam competências, multiplicando a sinergia do projeto, deixando-o com potencial enorme de sucesso nos resultados”, comenta Silvana.

“A utilização dos sensores em embalagens permitirá avaliar a qualidade dos produtos sem mesmo abri-los, o que é muito importante principalmente se esses produtos são de exportação. Assim, o Senai apoia diretamente a indústria brasileira, através de pesquisas de qualidade e aplicáveis, melhorando, também, a experiência do consumidor”, explica Paulo Marangoni, gerente do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica.

O projeto teve início no primeiro semestre de 2021 e deverá ser finalizado em outubro de 2022.

 

Sobre o ISI Eletroquímica 

Criado em 2013, o Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica (ISI-EQ) foi o primeiro instituto do Senai a ser inaugurado no Brasil. Com infraestrutura laboratorial e recursos humanos altamente capacitados, realiza pesquisas aplicadas à indústria, desenvolvendo projetos de alto impacto industrial, tecnológico e econômico. Atualmente, é uma unidade credenciada pela Embrapii, oferecendo atendimento nas áreas de Baterias, Revestimentos Inteligentes e Sensores Eletroquímicos. Também atua nas áreas de geração e armazenamento de energia; monitoramento e diagnóstico rápido para bioprocessos, saúde humana e animal; e caracterização, monitoramento e controle da corrosão.

 

SOBRE O SISTEMA FIEP

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep, Pela Indústria em Todo o Paraná.

 

Sobre a Klabin

 

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única Companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 23 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina.

 

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação em duas carteiras: Índice Mundial e Índice Mercados Emergentes. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA