Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Sebrae lança em SC projeto inédito de empreendedorismo no campo

Segunda, 14 de junho de 2021

Potencializar as competências empreendedoras por meio da modelagem comportamental para ter melhores resultados pessoais e profissionais. Com esse objetivo iniciou nesta segunda-feira (14) o projeto-piloto inédito no País: o Seminário Empretec – o melhor Programa de Formação de Empreendedores, agora para empreendedores rurais. O Empretec Rural acontece no Hotel Figueiras, em São Miguel do Oeste.

A iniciativa é do Sebrae/SC em parceria com a Cooperativa Sulcredi São Miguel, Cooperativas da Agricultura Familiar do Oeste de Santa Catarina, Coopercentral Fronteiras e cooperativas afiliadas. Participam 24 empresários rurais dos municípios de Bandeirante, Barra Bonita, Descanso, Flor do Sertão, Iraceminha, Maravilha, Modelo, Paraíso, Princesa, São José do Cedro, São Miguel do Oeste e Saudades.

Durante a imersão de 60 horas os participantes terão atividades práticas e cientificamente fundamentadas que contribuirão no desenvolvimento dos comportamentos característicos dos empreendedores de sucesso. Entre elas estão: busca de oportunidades e iniciativas, estabelecimento de metas (visão futura do negócio), planejamento, análise de risco, persistência e comprometimento, busca de informações, qualidade e eficiência produtiva, persuasão e rede de contato, independência e autoconfiança (perspectivas futuras independentemente do cenário atual).

O seminário é conduzido pelos facilitadores Renato Santos, Nilmar Paul, Olavo de Geroni e Ricardo Titericz, e é acompanhado pela coordenadora estadual do Empretec do Sebrae/MG Silvana Gonçalves Paiva Santiago, pelo diretor técnico do Sebrae/SC Luc Pinheiro e pelo gerente regional do oeste e extremo oeste Udo Martin Trennepohl.

LANÇAMENTO NACIONAL

Para o gerente regional do Sebrae/SC no oeste e no extremo oeste, Udo Martin Trennepohl, sediar o projeto-piloto é uma honra para a região e representa a valorização da cadeia do agronegócio e o reconhecimento das parcerias voltadas ao aprimoramento do setor. “A economia rural tem puxado o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, então, nada mais justo que desenvolvermos uma solução específica ao agro”, ressaltou ao destacar a contribuição do sistema cooperativista para a pujança do setor.

O diretor técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro, enfatizou que é um apaixonado pelo cooperativismo e por essa forma de crescer juntos ao mesmo tempo em que se guarda as individualidades. “A metodologia estava pronta, porém não conseguimos executá-la antes em função da pandemia. Realizaremos, ao todo, três turmas iniciais em Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Minas Gerais. Depois, o seminário estará disponível para todas as regiões e futuramente, a partir de 2022, para todos os países”, adiantou. Luc Pinheiro já participou do Empretec e argumentou que a formação faz muita diferença para todos os participantes.

De acordo com o conselheiro da Cooperativa Sulcredi São Miguel, Moacir Bernardi, o Empretec é uma excelente oportunidade para os empresários rurais que almejam ampliar sua produtividade, aprimorar a gestão dos negócios e principalmente se conhecerem. O diretor da cooperativa, Dirlei Bertochi, enalteceu que a semana de capacitação ficará marcada na trajetória de cada participante. “Digo isso porque eu já fiz Empretec e foi muito importante para minha vida. Cada um precisa se conhecer, saber seus limites, suas habilidades. Tenho convicção de que se tornarão pessoas melhores, mitigarão os riscos e maximizarão as potencialidades, porque isso aconteceu comigo”, antecipou.

EMPRETEC

O Empretec é o principal programa de formação de empreendedores no mundo e no Brasil é aplicado exclusivamente pelo Sebrae. O seminário intensivo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

 

 

Foto 14 – Nilmar Paul, Olavo de Geroni, Ricardo Titericz, Silvana Gonçalves Paiva Santiago, Miguel Garrido e Luc Pinheiro.

Foto 15 – Lançamento nacional do Empretec Rural.

Foto 16 – Participam 24 empreendedores rurais do extremo oeste.

 

 

Foto 17 – Durante a imersão de 60 horas os participantes terão atividades práticas e cientificamente fundamentadas.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA