Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Agricultores de Catanduvas e Vargem Bonita recebem documentação para regularização de imóveis rurais

Sábado, 15 de maio de 2021

Clique para ampliar

Produtores rurais de Santa Catarina estão com os documentos necessários para registrar suas propriedades e conseguir a escritura da terra. O secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva, entregou, nesta sexta-feira, 14, o georrefereciamento para 495 famílias de Vargem Bonita e Catanduvas. Em dois dias, foram 1.282 agricultores beneficiados no Meio-Oeste catarinense.

“Fizemos uma série de entregas para os agricultores de Santa Catarina, ao todo são 1.282 famílias rurais que poderão conquistar a escritura de suas terras. Esse é um grande momento na vida desses catarinenses, que poderão acessar o crédito rural, investir, se especializar e continuar gerando riqueza e renda em nosso estado”, destaca o secretário Altair Silva.

Com o Programa Terra Legal, a Secretaria da Agricultura fornece a documentação necessária para que os produtores regularizem seus imóveis rurais. De posse do georreferenciamento, o produtor poderá contratar uma assessoria jurídica para a conclusão do processo. 

O diretor de Agricultura Familiar e da Pesca, Hillario Gottselig, explica que a regularização fundiária vai além da legalização do imóvel rural, a ação também contribui para o planejamento estratégico e o desenvolvimento econômico de Santa Catarina. “A importância da regularização fundiária é inquestionável, esta é uma medida extremamente necessária. O Programa Terra Legal não traz só a regularização dos imóveis rurais, ele traz toda uma série de desenvolvimento estratégico, de segurança jurídica para os agricultores, planejamento, monitoramento e execução de políticas públicas”.

As ações atendem proprietários ou posseiros que têm imóveis não regularizados devido a posses, partilhas não realizadas ou contratos de compra e venda antigos e que, por isso, não possuem registro de imóveis. Sem esse documento, os produtores vivem em uma situação de insegurança jurídica e ficam de fora das políticas públicas ou incentivos do Governo Federal e Estadual.

“O trabalho continua. Nós aportamos mais R$ 5 milhões no Programa Terra Legal para regularização de imóveis rurais em Santa Catarina. Dando mais oportunidade de renda para as famílias de agricultores e mais crescimento econômico para nosso estado”, afirma o secretário.

Realização de um sonho

Em Catanduvas, foram 280 produtores rurais atendidos com o georreferenciamento. Em Vargem Bonita, a documentação foi entregue para 215 agricultores. Esse era um sonho antigo da família Guth, de Vargem Bonita, que pretende agora conquistar a escritura da terra e continuar investindo na bovinocultura.

“Agora podemos pensar no futuro. A terra documentada é essencial para que a gente continue aqui no campo, com tudo certo. É muito bom, muito gratificante. É um sonho realizado para seguir em frente”, comemora o agricultor Victor Guth.
Na oportunidade, o secretário Altair Silva, o superintendente do Incra em Santa Catarina, Nilton Tadeu Garcia e a representante do Ministério de Agricultura, Ana Paula Nunes Alves, autorizaram a regularização de mais 1.027 propriedades rurais nos municípios de Catanduvas, Jaborá e Vargem Bonita.

Outras entregas no Meio-Oeste

Na quinta-feira, 13, a Secretaria da Agricultura entregou a documentação para regularização fundiária para 787 produtores rurais de Jaborá. Os beneficiados receberam uma pasta contendo a imagem planialtimétrica da propriedade, planta topográfica, certificação no Sigef/Incra e Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) dos serviços realizados.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA