Visando auxiliar os agricultores do município de Rio Negrinho, a Secretaria de Agricultura inicia no próximo dia 10 de maio as inscrições para o Programa Municipal de Distribuição de Calcário. Seguindo as regras definidas pela equipe técnica da secretaria, com aval do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, cerca de 400 toneladas do material serão distribuídas para os interessados no programa.
Ronei Lovemberger, secretário de Agricultura no município, explica que será disponibilizada uma carga de calcário por família. “Em caso de vários integrantes no mesmo grupo familiar terem o bloco de notas individual, somente uma carga será disponibilizada para essa família. Se no final do programa ainda tiver sobras do produto, aí os outros integrantes da família podem ser beneficiados”, comentou.
O agricultor terá que apresentar no ato da inscrição o relatório de notas fiscais de produtor primário referente ao ano de 2020, para verificar se está ativo. “Será necessário apresentar no dia da inscrição uma análise de solo feita nos anos de 2019, 2020 ou 2021, que será verificada pelos técnicos da secretaria a necessidade ou não de calagem”, citou Ronei.
Os beneficiados pelo programa municipal em 2019 ou no ano passado, em um primeiro momento não serão agraciados com o calcário neste ano. “O calcário não será entregue no ato da inscrição, primeiro será feita uma análise técnica para que todos os requisitos sejam atendidos. Depois, a secretaria entra em contato com o produtor e é liberada a ordem de retirada do produto”, explica o secretário.
As inscrições
As inscrições devem ser feitas a partir do dia 10 de maio de forma presencial na Secretaria de Agricultura, respeitando todas as medidas de saúde contra o coronavírus. “Será atendida uma pessoa por vez e recomenda-se somente uma pessoa da família a comparecer para fazer a inscrição. Assim diminuímos o fluxo de pessoas no local”, ressalta Lovemberger.
Para o prefeito Dr Caio Treml o programa é mais um incentivo aos produtores rurais do município. “Sabemos da imensa importância que os produtores rurais têm para o nosso município e essa é uma forma de auxiliarmos o trabalho deles, o que também nos auxilia na arrecadação municipal”, falou o prefeito.