Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Defesa Civil vistoria cabeceira para instalação de primeira ponte metálica com aço da Hercílio Luz

Segunda, 12 de abril de 2021

Clique para ampliar

A Defesa Civil de Santa Catarina realizou nesta semana a vistoria de cabeceira em Major Gercino, na Grande Florianópolis, para instalação do primeiro kit de transposição metálico no Estado. A estrutura é construída com aço utilizado para a sustentação da Ponte Hercílio Luz durante a reforma. As peças foram tratadas para terem uma vida útil de 200 anos, com a manutenção adequada.

A Diretoria de Gestão de Desastres da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) vistoriou a construção das cabeceiras no município. A estrutura de 12 metros será montada na localidade de Rio Teófilo no município de Major Gercino. O foco do projeto é a prevenção para a substituição de antigas pontes e pontilhões que colocam em risco a circulação de pessoas ou que estão vulneráveis e eventos extremos. Durante a vistoria algumas recomendações foram feitas para garantir a segurança das cabeceiras em caso de enxurradas.

A análise foi realizada pela gerente de Reabilitação e Reconstrução, Fernanda Patrícia de Oliveira, o coordenador regional da Grande Florianópolis, Alexandre Miranda, e o engenheiro Norberto Antônio Chaves. O formato atual do Projeto de Kit de Transposição Metálico prevê a parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado, por meio da DCSC, que fornece as estruturas. Já o município realiza o transporte das peças e a construção das cabeceiras e tablado central.

“O Projeto visa apoiar os municípios catarinenses. De forma preventiva a ação garante o escoamento da produção e o turismo rural com estruturas que reforçam a segurança das pessoas que circulam nas comunidades beneficiadas”, explicou o chefe da DCSC, David Busarello. Segundo ele, a iniciativa vai além das ações diretamente relacionadas ao gerenciamento e enfrentamento das situações de riscos e desastres desenvolvidas pela DCSC.

Vistorias para o repasse de estruturas

Além disso, em continuidade às ações para instalação dos kits metálicos, os técnicos da DCSC realizaram nesta semana visitas técnicas em várias localidades no município de Trombudo Central para análise de viabilidade de instalação das pontes. A DCSC aguarda agora a formalização dos pedidos de estruturas para dar andamento aos processos.

Também foram ao município de Indaial, onde a visita técnica também teve o foco na análise de viabilidade para o repasse de um kit metálico. A nova estrutura tem o objetivo de substituir uma antiga ponte que, devido ao estado de conservação precário, teve a capacidade de carga reduzida.

Já na quinta-feira, 08, as atividades foram em Gaspar, no Vale do Itajaí e em Botuverá. Na Prefeitura municipal de Gaspar foram realizadas orientações sobre o processo para solicitação dos kits e em seguida os técnicos vistoriaram um possível local para a instalação de um kit metálico na comunidade de Belchior.

Em Botuverá, foram realizadas vistorias em, pelo menos, três pontos para a avaliação de viabilidade de instalação de kits de transposição. Na continuidade os administradores do município foram orientados sobre os procedimentos e documentações necessárias para solicitação das estruturas.

Segundo a gerente de Reabilitação e Reconstrução da DCSC, Fernanda Patrícia de Oliveira, após a aprovação das solicitações de kits de transposição, a Defesa Civil realiza estudo hidrológico visando a análise da capacidade hídrica no local onde a estrutura será montada. “Os kits metálicos são instalados, de forma preventiva, acima da cota de inundação e ampliando a capacidade de escoamento evitando que as pontes sejam submersas e que não façam o estrangulamento dos rios ou córregos em situações de chuvas intensas”, explicou.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA