Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

ACIC reforça atuação para auxiliar empresas e comunidade na pandemia

Terça, 30 de março de 2021

 

 

Em reunião virtual do Conselho Deliberativo nesta semana, foram destacadas ações realizadas no último ano

 

A apresentação do relatório de atividades, aprovação das contas de 2020, eleição e posse de membros do Conselho Deliberativo foi pauta de assembleia geral anual da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e de reunião do Conselho Deliberativo da entidade nesta semana. Devido à pandemia e respeitando as regras de prevenção à contaminação do coronavírus, os dois encontros foram virtuais.

O ano de 2020 foi atípico em função da pandemia causada pela covid-19, sendo que um dos grandes objetivos da ACIC foi mostrar aos associados o retorno recebido ao participar da entidade. “Foram feitas diversas campanhas e ações em prol da comunidade e das empresas. Encerramos o ano com um sado positivo de 88 novos associados”, relatou o diretor financeiro, Dalvair Anghében, que apresentou o relatório de atividades e a prestação de contas.

Outro aspecto importante em 2020 foi o fortalecimento dos núcleos empresariais. Mesmo com a pandemia, foi aberto um novo grupo. No total, são 13 núcleos com 272 empresas nucleadas. Com a efetiva participação, essas organizações se fortaleceram e conseguiram representatividade para retomar suas atividades mais rapidamente diante do cenário da pandemia. “Manter os núcleos é cumprir o propósito da ACIC na organização e prosperidade das empresas. Eles foram importantes ferramentas para empresários unirem conhecimento e forças em busca de objetivos comuns”, sublinhou Anghében.

A ACIC esteve na linha de frente de combate à covid-19, tanto em ações de cunho social e de amparo aos serviços de saúde, quanto na busca de melhorias para as empresas. O presidente Nelson Eiji Akimoto citou a campanha Salve Vidas que destinou mais de R$ 1 milhão ao Hospital Regional do Oeste (HRO). Também reforçou o contato com os governos para desenvolver ações conjuntas relacionadas a negociações de tributos, redução de impostos, acesso facilitado a linhas especiais de crédito e outros benefícios para as empresas, entre diversas outras ações, a exemplo do selo “Produzido em Chapecó” para valorizar as empresas, produtos e serviços locais, a disponibilidade de orientação jurídica e tecnológica gratuita e o projeto Mentoria Solidária.

            “Toda a diretoria e colaboradores da ACIC se dedicaram para pensar e implantar alternativas para auxiliar no momento de pandemia. Todas as segundas-feiras a diretoria se reúne, de maneira virtual, para tratar de assuntos da entidade e da sociedade”, enfatizou Akimoto, ao acrescentar que sugestões são sempre bem-vindas. “A ACIC é a Casa do Empreendedor e está sempre de portas abertas a todos”.

            O presidente do Conselho Deliberativo, Gelson Dalla Costa, frisou que a pandemia trouxe muitos desafios. “As consequências foram para todos. As ações da ACIC em prol da sociedade e dos associados foram fundamentais”, enfatizou.

            Entre as ações da ACIC está a realização da Feira Internacional de Negócios, Processamento e Internacionalização da Carne (Mercoagro), que precisou ser adiada para 2022 por causa da pandemia. A feira foi projetada para acontecer a cada dois anos e será promovida após quatro anos. Mesmo assim, continua com todos os estandes comercializados. A 13ª edição possui 218 expositores ativos.

            Outro tema da reunião foi sobre a atualização anual das mensalidades dos associados à ACIC. Em decisão unânime, decidiu-se pelo não reajuste neste ano. “Sabemos que todos estão passando por dificuldades com a pandemia e, seguindo as ações para contribuir com a retomada da economia e crescimento dos negócios, um reajuste neste momento não é adequado”, ressaltou Akimoto, ao acrescentar que será feito apenas novos enquadramentos para algumas empresas.

NOVOS CONSELHEIROS

Conforme prevê o estatuto da entidade, foram eleitos 11 novos membros do Conselho Deliberativo para o mandato até março de 2024. Um terço da composição do Conselho, que possui 33 membros, é renovado anualmente. Dentro desse processo estatutário, foram empossados oito titulares e três suplentes. São eles: Ariel Fernando Dahmer (Dahmer Guindastes), Alceu Derli Parisoto (Bugio Agropecuária) Djalma Aquino Azevedo (Azeplast Indústria e Comércio), Joel Capelari (Randon S/A Implementos), José Pegoraro Foresti (Unimed Chapecó), Lázaro Luiz Hemque (Usinox Centro de Usinagem Industrial), Morgana Rezzadori (Rezzadori e Cia), Sandro Heitor Fontes (BRF), Luciana Balbinott Paludo (Fundação Logosófica),  Félix Muraro Junior (Clair Eloy Dariva Granja São Roque) e Mário Luiz Nori de Oliveira (Indemafi Industrial).

Dalla Costa destacou a importância da atuação dos conselheiros. “A participação é importante para termos uma ACIC mais forte e representativa. Precisamos de colaboração na reivindicação de demandas, críticas e sugestões para melhorarmos nossa atuação, fortalecendo as empresas e a economia de Chapecó”.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA