Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Mulher Preta Sim

Quinta, 04 de março de 2021

Muitas vezes parece que a gente está militando o tempo todo, mas na verdade o que a gente está buscando é apenas respeito.  Ao me ver não cabe mais em pleno século XXI a pessoa de pele escura ser chamada de mulata. Mesmo que um costume cultural e que muitos não vejam isso como ofensivo, as pessoas deveriam ter a consciência de que nem todas as mulheres negras gostam de serem chamadas assim, mesmo que para muitos seja apenas um elogio.

Eu recebi e continuo recebendo esse elogio. E sinto que as pessoas querem que eu me convença de que não sou mulher preta. Eles olham a pele clara que tenho com estranheza. Há aquele certo questionamento com relação à isso. Se não sou branca, não sou preta, o que eu sou?

No entanto, eu sei a resposta, não vou negar as minhas origens por conta das pessoas. Sou mulher preta sim, mulher de pele clara.

Acho que as pessoas deveriam procurar saber mais antes de falarem qualquer coisa. Quantos documentários, jornais, filmes e programas abordaram esse tema! Mulata ou mulato não é elogio. Mesmo que a pessoa não tenha falado em tom de maldade, é ofensivo do mesmo jeito. Eu estou cansada de todo mundo me chamarem assim. É como se dissessem para mim o tempo todo que eu não sou mulher preta.

Clarisse da Costa poetisa e militante do movimento negro em Biguaçu SC



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA