Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Serviços não pararam na Secretaria de Assistência Social

Sábado, 23 de janeiro de 2021

Serviços não pararam na Secretaria de Assistência Social

O ano começou em ritmo intenso na Secretaria de Assistência Social de São Bento do Sul. Os trabalhos não pararam durante o fim de 2020 e nem mesmo por conta das férias dos servidores públicos.

Segundo o secretário de Assistência Social, Gilmar Luis Pollum, as primeiras ações realizadas logo no início do mês foram reuniões com diversos setores da secretaria para definir a escala de férias dos servidores de uma forma que os trabalhos não fossem interrompidos. “Nos reunimos com os servidores que atuam no Serviços de Acolhimento Familiar, setor de benefícios eventuais, gestão e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Também realizamos visitas para conversar com as equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Conselho Tutelar e dos Centros de Apoio e Formação Infanto Juvenil (CAFI)”, comentou.

Gilmar também explica que pequenas reuniões com grupos técnicos da secretaria foram realizadas para tratar das demandas específicas de cada serviço. Neste grupo se enquadram as equipes do serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Família e Indivíduos (PAEFI), do Cadastro Único, das Medidas Socioeducativas e os motoristas. “O serviço de medidas socioeducativas apresentou o funcionamento e o planejamento dos trabalhos frente à pandemia. Ainda, visitamos o abrigo institucional e a casa abrigo para mulheres vítimas de violência doméstica”, disse.

O secretário destaca também as reuniões com a delegacia regional e com o promotor Marcos Schlickmann Alberton, que visitou a secretaria na quinta-feira (21).

Outro ponto abordado pelo secretário é o investimento forte na Proteção Básica, que são os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros Centenário, Serra Alta e Oxford, que trabalham na prevenção das vulnerabilidades sociais, evitando que a situação se agrave evoluindo para nível de proteção na média e alta complexidade.

Serviços não pararam – Conforme o secretário Gilmar Pollum, a Secretaria de Assistência Social é bastante complexa, com diversos serviços essenciais divididos em níveis de proteção social, básica, média e alta complexidade, além dos benefícios eventuais e gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para atender as demandas sociais do município. Por isso, os atendimentos seguem normalmente, mesmo com fim de ano e agora, nas férias de servidores. “O trabalho é contínuo. A secretaria conta com servidores qualificados e comprometidos com os usuários do SUAS”, comentou.

Por conta da pandemia, apenas os trabalhos com grupos, ou seja, os de idosos e de mães, as oficinas e as hortas comunitárias ainda não têm previsão de retorno. Os atendimentos individuais ocorrem normalmente.

Cadastro Único - Gilmar alerta às pessoas beneficiadas por meio de programas sociais para a necessidade de atualização do cadastro no CadÚnico. Mesmo com a portaria do governo federal nº 591 de 15 de janeiro de 2021, que trata sobre a não necessidade, pelo período de 90 dias, de atualização do cadastro devido à pandemia, para se evitar aglomerações, a Secretaria de Assistência Social está realizando o procedimento via agendamento. Para isso, basta ligar no Cras do bairro Cruzeiro pelo telefone 3626-6615; ou do bairro Serra Alta, 3633-1536; ou no do bairro Centenário, no 3633-7567.

O Cadastro Único, além de manter o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que prevê um benefício aos idosos e portadores de deficiência que se enquadram nos requisitos do governo federal, permite ainda o acesso a outros programas sociais como a Tarifa Social de Energia Elétrica, o qual concede desconto na conta de energia de acordo com a quantidade de KW hora consumido pela unidade. “Com o Cadastro Único é possível ainda, ter a carteirinha de idoso e de jovem de baixa renda, que concede benefícios a estes grupos”, explicou Gilmar.

Para fazer o cadastramento ou a atualização do Cadastro Único é necessário comparecer ao Cras mais próximo de sua residência, munido dos documentos pessoais (CPF e RG) de todos os membros da família e comprovante de residência atual.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA