Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Região Oeste fecha 2020 com três novos centro integrados à rede catarinense de inovação

Domingo, 20 de dezembro de 2020


COMPARTILHE


Centro de Inovação Vale do Rio do Peixe, inaugurado no dia 8 de dezembro em Joaçaba - Fotos: Julio Cavalheiro / Secom

Com três habitats inovadores no Oeste, 2020 ficará marcado na história da Rede Catarinense de Centros de Inovação e de Santa Catarina. O ecossistema recebeu incentivos para fortalecer a cultura inovadora e tecnológica com a entrega de três centros na região. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), investe também em soluções e tecnologias digitais no campo, o que pode ser a chave para fazer o agronegócio crescer ainda mais nos próximos anos, assim como o despertar de novas economias.

“A entrega destes centros fortalece o ecossistema empreendedor da região Oeste e por estarem ligados à rede, o do Estado também. É o futuro que está se construindo. Apostar em inovação é transformar as cidades, com novas ideias e soluções para o estado, o país e até mesmo para o mundo”, frisou o governador Carlos Moisés.

Em março, foi entregue o Centro em Videira, por meio de uma parceria com o município. Em dezembro, foi a vez Chapecó e Joaçaba. Assim como foi firmada a parceria com a cidade de Caçador, para o fortalecimento do Inova Contestado. Todos credenciados à rede estadual.

“Resultado este da união de setor público e privado. Até o momento são nove habitats concluídos, entregues e ativos, fortalecendo e consolidando a rede. E vem mais por aí, além do desafio de chegar a outras fronteiras, não através de obras, mas em ecossistema”, enfatiza o secretário da SDE, Celso Albuquerque, reforçando ainda a entrega do Centro de Inovação Blumenau, no último dia 17.

A Rede

Criada pelo Governo do Estado, por meio da SDE, a Rede Catarinense de Centros de Inovação oferece mecanismos de apoio ao empreendedor.

“A partir da formação deste cinturão da inovação no Oeste, teremos, com toda certeza, uma grande aceleração do empreendedorismo inovador, que qualificará ainda mais o desenvolvimento econômico sustentável”, frisa o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovações da SDE, Rafael Meyer.

Tecnologia em números

O cenário mais recente mostra, segundo dados do Acate Tech Report 2020, que a região Oeste possui 1.291 empresas de tecnologia, com faturamento total de R$ 918 milhões. Além disso, foi a região que apresentou maior crescimento entre 2015 e 2019, com 27% de aumento no número de empresas.

Agora com os novos centros a ideia é contribuir ainda mais para o desenvolvimento econômico regional, promovendo a geração de emprego e renda no Estado.

Inovale traz oportunidades em Joaçaba



Levar a sexta posição no ranking das cidades pequenas mais inteligentes e conectadas do Brasil, em 2017, não foi apenas um título para Joaçaba, mas um exemplo de como é possível entregar eficiência apesar do orçamento limitado. Tendo como principal atividade econômica a indústria, em especial, o setor de metalomecânica, o município vem buscando respirar novos ares. E agora, com a entrega recente do Centro de Inovação Vale do Rio do Peixe – Inovale, a expectativa é fortalecer o ecossistema no Meio-Oeste.

Para o prefeito Dioclésio Ragnini, a obra marca o início de uma nova matriz econômica para a região. “Acreditamos que o Centro de Inovação irá possibilitar a geração de novas oportunidades na área de inovação, sendo um grande impulsionador do desenvolvimento. Além de auxiliar as empresas que já estão instaladas na cidade, também irá atrair outras”, afirma ele.

Centro vem fortalecer o agronegócio 



Santa Catarina vem se destacando em eficiência na geração de startups no país. E Chapecó não foge à regra dos índices catarinenses. A estimativa é que o Centro de Inovação Tecnológica de Chapecó - Prefeito Ledônio Migliorini impulsione o ecossistema inovador, que já cresce 30% ao ano na região. Além disso, aliado aos demais habitats do Estado, irão trazer uma melhoria na economia estadual.

Para o prefeito Luciano Buligon, o Oeste tem uma economia pujante, fortalecida pelo o agronegócio e o desenvolvimento agrícola. “Ficamos felizes que o Centro Tecnológico de Chapecó terá uma importante interface com os demais habitats do Estado. Com este network proporcionará uma força motora maior para o desenvolvimento regional. Não tenho nenhuma dúvida de que isto trará resultados efetivos para o segundo centenário”, comemora Buligon.

Incentivo em Videira


Foto: Mauricio Vieira / Secom

Embora tenha cerca de 50 mil habitantes, Videira é berço da vitivinicultura e tem o empreendedorismo e a inovação no DNA da população. Para trazer novas perspectivas de desenvolvimento, outras tecnologias e mais emprego, há nove meses o município conta com o Centro de Inovação Dante Martorano, que está integrado à rede estadual, mesmo sendo construído e mantido com recursos municipais.

Uma das principais intenções de Videira, é manter a mão de obra jovem e talentosa no município. “Temos aqui um capital intelectual muito diferenciado e os nossos jovens quando chegam na época de formação, buscam outros locais para empregar o conhecimento deles. Para isso, queremos dar uma atenção bem especial ao agronegócio, buscar soluções dentro do centro que dê sustentabilidade a este caso”, pontua o prefeito de Videira, Dorival Carlos Borga.

O protagonismo de Caçador

Criado para promover e dar suporte ao empreendedorismo inovador, ajudando a criar e expandir negócios inovadores na cidade de Caçador e região, o Inova Contestado, que é mantido pela prefeitura municipal, é outro habitat que está dentro da rede estadual.

“Com missões e projetos do nosso habitat, e agora, com a formação deste cinturão, nossa meta é encurtar a distância entre as pessoas talentos, conhecimentos, habilidades e atitudes, das que possuem o capital, o que resultará no desenvolvimento da nossa economia e fortalecimento de Caçador”, frisa a coordenadora do Inova Contestado, Giana Silva.

Até o momento, o Inova Contestado já recebeu a pré-incubação de 19 projetos que transformaram suas ideias em empreendimentos. Atualmente, sete equipes estão pré-incubadas, desenvolvendo este novo modelo de empreendedorismo, por meio do Programa Nascer, promovido pela Fapesc, vinculada à SDE.

Um exemplo é a startup IHOPS, que atua com o delivery de bebidas. Segundo o diretor de tecnologia da empresa, Eduardo Raizer, o que faltava para o crescimento do negócio era definir o DNA e o propósito. E estar pré-incubado está sendo essencial.

“Antes do Nascer, estávamos estagnados, pois nós não sabíamos muito pra onde ir e nem onde estávamos errando. Agora, com as mentorias estamos desenvolvendo muito. Ela nos auxilia na parte de validar hipóteses, saber quem são nossos clientes em potencial, otimizar o tempo e usar ele de forma assertiva, entre outros benefícios”, conta Raizer.

Benefícios às empresas

A 2A3R, que atua no mercado de treinamento e orientação corporativa, é uma das empresas que está instalada em um ambiente inovador do Oeste, e não demorou para entender o que isso representou em termos de oportunidades de negócios e inovação.

“Os centros trazem solidez ao ecossistema de empreendedorismo do Estado, estreitam o relacionamento entre as empresas e proporcionam o crescimento de organizações a partir do incentivo à economia colaborativa. Fazer parte do Inovale e estar integrado aos demais habitats do Santa Catarina está na nossa essência enquanto empreendedores e embaixadores da ciência, tecnologia e inovação”, pontua a co-fundadora da 2A3R, Franciana Scapini.

Para Rudy José Nodari Júnior, da empresa Salus Dermatoglifia, que trabalha com a observação da impressão digital e já está instalada no Inovale, os centros são de fundamental importância para transformar perguntas em soluções, soluções em produtos e produtos em empresas.

“Isso tudo nos permite a possibilidade de gerar mais emprego, aumentar a capacidade intelectual da nossa região, e ainda, prestação de serviço em vários lugares do mundo. Para tanto, este local é importante para que possamos capitalizar o nosso conhecimento e, consequentemente, e oferecer respostas e crescimento”, finaliza Rudy.

Próximas entregas

Outras três cidades devem inaugurar seus Centros de Inovação no próximo ano: Brusque, Itajaí e Tubarão. O objetivo do Governo do Esrado é continuar fortalecendo o ecossistema de inovação.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA