Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Na pandemia, consumo de Gás Natural em Santa Catarina cresce acima da média nacional



 

Na pandemia, consumo de Gás Natural em Santa Catarina cresce acima da média nacional 
Enquanto consumo nacional acumulado até setembro caiu mais de 29%, em SC, cresceu quase 7% 
O levantamento de consumo de Gás Natural no Brasil de setembro de 2020, divulgado pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), revela que o consumo de Gás Natural teve retração de 29,2% quando comparado a setembro de 2019, reflexo da pandemia do novo coronavírus na economia nacional. Em Santa Catarina, por outro lado, os resultados são inversos: o consumo cresceu 6,9% no mesmo período, conforme dados da SCGÁS. 
 
O resultado catarinense foi acima da média nacional em diversos segmentos, mesmo com os reflexos da crise. Em setembro de 2020, a SCGÁS registrou recorde de distribuição mensal, quando o consumo de gás natural chegou a 63.933.302 metros cúbicos.
 
No segmento industrial, o crescimento em Santa Catarina foi de cerca de 10% no acumulado e 5,3% entre os meses de agosto e setembro. Em 2020, a SCGÁS conectou 40 novas indústrias e atingiu o marco de 300 clientes no segmento. No Brasil, o levantamento mensal da Abegás mostrou que o volume na indústria subiu 0,5% entre agosto e setembro e teve queda de 5% nos últimos 12 meses.
 
O presidente da SCGÁS, Willian Anderson Lehmkuhl, analisa que três principais fatores explicam esse diferencial da economia catarinense: "Praticamos a tarifa de gás natural mais competitiva do país há alguns anos e aplicamos de forma imediata politica comercial extraordinária e temporária assim que a crise se apresentou. Além disso, Santa Catarina tem ramos industriais diversificados com um desenvolvimento regional mais equilibrado que a média nacional onde os principais pólos da região litorânea estão abastecidos. Como também, a política cambial do país vem favorecendo a exportação das nossas grandes marcas do segmento industrial, diminuindo sensivelmente a importação e fomentando, ao mesmo tempo, a produção local e o dinamismo de parques produtivos que vivenciavam certa capacidade ociosa nos últimos anos".
 
O consumo de GNV (Gás Natural Veicular) aumentou 5,25% entre agosto e outubro de 2020 no estado. No Brasil, o aumento foi de 0,8%. No acumulado dos 12 meses anteriores, a distribuição teve saldo negativo de -25,7% nacionalmente, enquanto em Santa Catarina, a queda foi apenas de -7,4%. Mesmo com retração, o segmento está apresentando recuperação desde abril no estado, com aumento da frota e crescimento de 40% no consumo.
 
Entre as residências consumidoras de gás natural, o consumo cresceu 11,5% no Estado comparado a setembro de 2019 e 3,2% durante o mesmo período no Brasil.
 
Consumo de Gás Natural no segmento industrial cresceu 10% até se


Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA