Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Atendimento da rede primaria de saúde terá mudanças na rotina

Sexta, 27 de novembro de 2020

Atendimento da rede primaria de saúde terá mudanças na rotina

 

Por conta do aumento de número de casos da covid-19 no município, a partir da próxima segunda-feira, dia 30, a rede de atendimento primária de saúde (unidades e estratégias de saúde) terão mudanças em relação ao atendimento a pacientes. Além disso, a Secretaria de Saúde possui hoje, 22 funcionários em isolamento e tratamento por conta da doença, dificultando a normalidade do atendimento a população.

Considerando as portarias e normativas atuais, a atenção primária de São Bento do Sul estabeleceu as seguintes diretrizes para a rotina de trabalho considerando o momento epidemiológico.

Diretrizes apresentadas pela Secretaria de Saúde

Para todo atendimento ao usuário deve ser assegurado os seguintes cuidados:

 

• Uso de EPI pelos profissionais conforme normativa vigente;

• Uso de máscara caseira pelo usuário ou outra recomendação vigente;

• Higienização das mãos com álcool em gel pelo usuário na entrada da Unidade de Saúde;

• Higienização das mãos do profissional de saúde antes e após cada

atendimento/procedimento;

• Higienização com álcool 70% de todos os instrumentais utilizados no atendimento, assim

como, mesas, cadeiras, bancadas ou outros que o paciente tenha contato;

• Fluxo de atendimento ao sintomático respiratório de maneira que permita a mínima

circulação desse usuário dentro da Unidade de Saúde- Sala de isolamento.

 

Território

Por tempo indeterminado, considerando o período epidemiológico e buscando garantir que o

usuário tenha acesso à rede primária em local mais próximo possível de sua residência, permanece suspensa a Territorialização para casos de urgência e renovação de receitas para medicações que exijam receita atualizada, mediante contato prévio da unidade de origem com a unidade que receberá o usuário.

 

Número de usuários dentro da unidade de saúde

Recomenda-se que o número máximo de usuários dentro da Unidade de Saúde não

ultrapasse o número de profissionais em atendimento (considerar profissionais em atendimento: recepcionista, técnico em enfermagem, enfermeiro, médico, dentista). Por exemplo: se a unidade está no momento com 5 profissionais em atendimento, então 5 usuários podem ser atendidos simultaneamente, considerando 01 usuário para cada profissional. Essa recomendação pode ser alterada pela gestão da equipe conforme a estrutura física da unidade de maneira a garantir o distanciamento de segurança.

 

Acompanhante

A Lei Federal nº 11.108, de 07 de abril de 2005, mais conhecida como a Lei do Acompanhante continua vigente, porém, considerando o momento epidemiológico, recomenda-se que o acompanhante seja considerado na somatória do total de usuários presentes na unidade, ou seja, se a unidade está com 6 profissionais em atendimento, podem entrar na unidade 5 usuários mais o acompanhante;

 

Distanciamento

Para os usuários dentro da unidade ou aqueles que aguardam por atendimento no ambiente

externo da unidade de saúde deve ser garantido o distanciamento mínimo de segurança entre os usuários. Para essa ação, um profissional da unidade deve ser designado para a tarefa;

 

Recomendações conforme modalidade de atendimento:

Na abordagem ao usuário, um membro da equipe estará na entrada da Unidade de Saúde

realizando o primeiro atendimento aos usuários, que contemplará:

• Oferta de álcool em gel 70% para todos que entram na unidade de saúde;

• Oferta de máscara cirúrgica para paciente sintomático respiratório;

• Aplicação do Fast Track e encaminhamento para sala de isolamento quando tratar-se

de sintomático respiratório ou para outros setores conforme a demanda do usuário

respeitando o limite da capacidade de usuários dentro do local.

 

Nas situações em que houver mais de 01 sintomático respiratório aguardando atendimento

os demais deverão aguardar na parte externa da Unidade respeitando o distanciamento dos demais pacientes.

 

Atendimento a gestante

Realizado por meio de agendamento ou demanda espontânea, respeitando o período gestacional para estabelecer a periodicidade das consultas. Distribuir os atendimentos em períodos de manhã e tarde ao longo da semana de maneira a não direcionar tarde ou manhãs inteiras para atendimento de um grupo específico (Exceto para eAP que contam com ginecologista em horário determinado na agenda)

 

Atendimento a puérpera e recém-nascido

Realizado por meio de agendamento ou demanda espontânea com atendimento preferencialmente em até 10 dias de vida através de visita domiciliar ou na UBS garantindo os meios de segurança para o binômio. Distribuir os atendimentos em períodos de manhã e tarde ao longo da semana;

 

O Atendimento de Especialidade dentro da Atenção Primária seguirá rotina normal

 

Aferições de Pressão Arterial eletiva (sem consulta), Curativos e/ou outros procedimentos de enfermagem, Glicemia capilar eletiva (sem consulta), Atendimentos para consultas de urgências serão realizados por meio de demanda espontânea.

 

Nebulização

Contraindicado. Na extrema necessidade de realizar o procedimento, seguir condutas para procedimento gerador de aerossol.

 

Exame Preventivo de Colo Uterino e Exame de Pé Diabético

Realizado por meio de agendamento ou demanda espontânea. Distribuir os atendimentos em períodos de manhã e tarde ao longo da semana de maneira a não direcionar tarde ou manhãs inteiras para atendimento de um grupo específico.

 

Atendimento ao usuário portador de doença crônica

Realizado por meio de agendamento ou demanda espontânea exclusivamente para casos de urgência ou outras demandas que não possam ser adiadas.

 

Atendimentos para consultas eletivas

Ficam suspensas as consultas médicas eletivas. Recomenda-se o uso da telemedicina

conforme Portaria 467 de 20 de março de 2020 para renovações de receitas ou outras demandas que não possam ser adiadas e seja passível de atendimento remoto.

 

Puericultura por Enfermeiros e Médicos de Família

Realizado por meio de agendamento ou demanda espontânea apenas para situações de risco ou quando a mãe ou responsável relatar alguma queixa.

 

Atendimento Odontológico

Seguir orientações da Coordenação de Odontologia.

 

Visita Domiciliar

Realizar conforme demanda ou agendamento apenas para situações de urgência. Agendar carro com setor de transporte para datas fora das programadas. Para renovação de receitas/laudos recomenda-se o uso da telemedicina.

 

Atividades Educativas

Recomenda-se que sejam realizadas orientações sobre temas diversos para as pessoas que aguardam por atendimento no ambiente externo da unidade, respeitando o distanciamento seguro.

 

Reuniões de Equipe

Recomenda-se reuniões de equipe em horários de baixo fluxo de pacientes (final de cada período - manhã ou tarde) de até 30 minutos, semanal (ou quando necessário pela gestão), com foco na resolução de problemas específicos (processo de trabalho, discussão de caso, atualização de protocolos, etc). Avisos/comunicados gerais devem ser afixados no mural da unidade ou próximo ao relógio ponto para que a equipe tome conhecimento.

 

Visita do ACS

Realizada na área peri domiciliar, não realizar atividade dentro do domicílio. As visitas domiciliares são uma importante ferramenta para informar, fazer busca ativa de suspeitos e acompanhamento de casos. Cuidados na realização da visita: Utilizar máscara cirúrgica durante todo o tempo de trabalho: aplicando Fast-Track ou em visita domiciliar; Priorizar visita aos pacientes de risco (pessoas com 60 anos ou mais ou com doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, hipertensão, doença cardíaca, doença renal crônica, asma, DPOC, doença cardíaca, imunossuprimidos, entre outras); Não coletar assinatura; Seguir as recomendações para adequação das ações dos ACS frente a atual situação epidemiológica referente a covid-19.

 

Agendamento de Consultas

Não devem ser concentradas em determinado dia ou horário. Oportunizar o agendamento no primeiro contato com o usuário de modo a evitar que tenha que retornar ao local em outro momento para realizar o agendamento. O agendamento poderá ser realizado via telefone se a gestão da Unidade de Saúde considerar como estratégia para evitar a circulação de pessoas dentro das Unidades de Saúde, Agendamento restrito para as situações citadas nesta normativa.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA