Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Triagem de pacientes tem procedimento diferenciado durante pandemia


Desde o mês de março quando iniciaram as medidas de segurança para evitar o contágio de covid-19 em meio à pandemia, as unidades de saúde do município vem trabalhando de forma a preservar a saúde da população e dos próprios profissionais da saúde.

 

De acordo com a enfermeira Patrícia Oliveira, que trabalha no Posto de Saúde Central, todos os cuidados vem sendo tomados para preservar a saúde dos usuários da unidade e de todos os profissionais que ali prestam serviços.

 

Para o público que dirige-se até o Posto Central, por exemplo, a abordagem já inicia na porta, pois um cordão de isolamento foi colocado para evitar o acesso direto do público às instalações do prédio. Vale ressaltar que esta medida vem sendo adotada em todas as unidades de saúde do município.

 

No lado de fora foi disponibilizado álcool em gel e na porta a pessoa é abordada e encaminhada para a sala de triagem, caso seja para uma consulta médica, ou para a sala de vacinas ou área de odontologia. Vale destacar que a temperatura de todas as pessoas é verificada com a utilização de um termômetro de testa, do tipo pistola.

 

No interior da Unidade de Saúde este paciente aguardará nos locais demarcados pelo seu atendimento, mantendo o distanciamento seguro de outras pessoas, caso estejam aguardando também.

 

Com esta abordagem inclusive a quantidade de pessoas no interior do prédio é controlada para atender às medidas de segurança no combate ao coronavírus.

 

 

Sintomas respiratórios

A particularidade na triagem está nos casos em que a pessoa que procurou a unidade de saúde apresente algum sintoma respiratório.

 

Diante desta situação, conforme explicou a enfermeira Patrícia, a pessoa é encaminhada até uma sala de triagem respiratória, onde permanecerá isolada até o momento em que o médico lhe atender.

 

Caso ocorra a situação em que uma segunda pessoa esteja com sintomas respiratórios, esta é conduzida até outra área do Posto Central onde permanecerá isolada das demais pessoas até que seja examinada pelo médico.

 

Após cada pessoa deixar a sala ou espaço de isolamento, o local é completamente higienizado, procedimento que leva aproximadamente 20 minutos.

 

 

Distanciamento seguro

Outra situação pode ocorrer nos dias de chuva, quando as pessoas permanecerão no interior da unidade de saúde, caso não haja espaço coberto na área externa.

Nestes casos, as pessoas serão orientadas a posicionar-se de forma segura, mantendo o distanciamento recomendado uma das outras até que a triagem ocorra.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA