Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo encerra na próxima sexta-feira

Sexta, 06 de março de 2020

Clique para ampliar

 

 Público-alvo tem até 13 de março para se vacinar

 

Iniciada em 10 de fevereiro, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo visa imunizar principalmente as crianças e jovens de 5 a 19 anos em todo país. A campanha é seletiva para atualizar a vacina tríplice viral ( caxumba, sarampo e rubéola) em crianças de 06 meses a adultos 49 anos.

Em Mafra, até o dia 13 de março, próxima sexta-feira, as 10 salas de vacinação aguardam esse público e a Secretaria de Saúde conclama pais e responsáveis a levarem seus filhos menores que ainda não tomaram a vacina para serem imunizados. O importante é não esquecer a carteirinha de vacinação.

 

Vacinação em Mafra

A Vigilância Epidemiológica de Mafra destaca que em janeiro foram aplicadas 371 doses da vacina e em fevereiro 1211. Além da vacinação nas ESFs este ano, a Saúde fez também a intensificação da vacina contra sarampo e febre amarela em empresas do município e para profissionais de saúde.

 

Sarampo no Estado

No ano de 2020, o surto de sarampo permanece ativo até a semana epidemiológica nº8  (22 de fevereiro). Neste período, foram notificados 177 casos suspeitos. Destes, 58 foram descartados, 62 confirmados e 57 ainda permanecem em investigação e/ou reteste, conforme protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde (MS).

Em 2019, foram confirmados 298 casos de sarampo em Santa Catarina. Outros 615 foram descartados. A faixa etária mais atingida foi de adultos jovens com idade entre 15 e 29 anos, tendo dois casos em Mafra.

 

Importância da imunização

Mesmo com o novo coronavírus (Covid-19) em evidência no Brasil e no mundo, o Ministério da Saúde também está atento e tem alertado a população quanto à importância da vacinação contra o sarampo. A doença é grave e de alta transmissibilidade. Para se ter uma ideia, uma pessoa infectada pode transmitir para até outras 18 pessoas que não estejam imunes. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Neste caso, não é necessário o contato direto porque o vírus pode se disseminar pelo ar a metros de distância da pessoa infectada.

 

PERGUNTAS FREQUENTES

 

1)         Quem deve se vacinar contra o sarampo?

•          Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).

•          Primeira dose: Crianças que completarem 12 meses (1 ano).

•          Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.

 

2)         Adulto deve se vacinar contra o sarampo?

Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade:

•          Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;

•          Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.

 Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?

•          De 1 a 29 anos - São necessárias duas doses;

•          De 30 a 59 anos - Apenas uma dose.

 

3)         Grávidas podem tomar a vacina contra o sarampo?

A vacina é contraindicada durante a gestação, pois são produzidas com o vírus do sarampo vivo, apesar de atenuado. A gestação tende a diminuir a imunidade da mulher, o que deixa o sistema imunológico mais vulnerável e, por isso, a vacina pode desenvolver a doença ou complicações. O recomendado pelo Ministério da Saúde é que a mulher que faça planos de engravidar tome todas as doses da vacina antes, podendo esta ser a tríplice ou a tetra viral, e mantenha toda a rotina prevista no Calendário Nacional de Vacinação atualizada, para se proteger e proteger o bebê.

 

4)         Quais são as vacinas que protegem do sarampo?

•          Dupla viral - Protege do vírus do sarampo e da rubéola. Pode ser utilizada para o bloqueio vacinal em situação de surto;

•          Tríplice viral - Protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola;

•          Tetra viral - Protege do vírus do sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora).

 

5)         Onde devo tomar a vacina?

As vacinas são ofertadas em unidades públicas e privadas de vacinação. No SUS de Mafra, as vacinas são gratuitas, seguras e estão disponíveis nas 10 salas de vacinação dispostas nas ESFs.

 

Mais informações diretamente nas unidades de saúde, ou na Vigilância Epidemiológica de Mafra: telefone (47) 3642-5867 ou WhatsApp (47) 98402-7089.

 

 

Fale com a Prefeitura

Ouvidoria: 47 3641-4043 – ouvidoria@mafra.sc.gov.br

Site: www.mafra.sc.gov.br Facebook: Prefeitura Mafra Twitter: @PrefeituraMfa

Instagram: prefeitura.mafra

A Prefeitura de Mafra fica na Av. Prefeito Frederico Heyse, 1386, Alto de Mafra. Telefone: 47 3641-4000.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA