Elas integram a estrutura industrial da Tuper Sistemas de Exaustão, unidade de negócios voltada ao atendimento do mercado original
São Bento - Com a inauguração de suas novas linhas de produção para a fabricação de peças para o setor automotivo, na noite de ontem, quinta-feira, a Tuper passa a ser a única empresa brasileira a produzir sistemas de pós-tratamento para veículos comerciais que irão atender às exigentes normas estabelecidas pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores - Proconve P7, do Ministério do Meio Ambiente, equivalente à norma europeia Euro V. A empresa, com sede em São Bento do Sul, investiu R$ 24 milhões na construção de 4.360 m² de área e na aquisição de alta tecnologia, incluindo quinze robôs de última geração. Ainda neste semestre inicia o fornecimento de componentes para o sistema de pós-tratamento de emissão para a linha de caminhões e ônibus da Mercedes-Benz.
A segunda linha de produção irá fabricar catalisadores integrados ao coletor de escape, que trabalha na redução de emissões geradas pelo motor do carro. Essa nova peça será usada, a partir do segundo semestre deste ano, no novo veículo global da montadora GM. Essa nova linha de produção conta, além de máquinas importadas, com equipamentos projetados e produzidos na própria Tuper. As novas linhas de produção integram a estrutura industrial da Tuper Sistemas de Exaustão, unidade de negócios voltada ao atendimento do mercado original.
Para cumprir as novas exigências da legislação do Proconve, que entram em vigor a partir de 2012, houve um avanço tecnológico nos componentes do sistema de exaustão dos caminhões. O desenvolvimento da tecnologia exigiu vinte mil horas de trabalho, durante mais de dois anos, em conjunto com a Mercedes-Benz e fornecedores de diversos países. Parte da equipe realizou treinamento na Europa para se aperfeiçoar. "A evolução da tecnologia que estamos oferecendo ao mercado automotivo comprova nossa capacidade e disposição para garantir excelência no atendimento", destaca o diretor presidente da Tuper, Frank Bollmann.
A EMPRESA
A Tuper, que chega em 2011 aos 40 anos de atuação no mercado, é uma das maiores transformadoras de aço do país. Seus produtos atendem vinte e dois segmentos de mercado, com destaque para os setores da construção civil, automotivo, sucroenergético, máquinas e implementos rodoviários e agrícolas, entre outros. A estrutura da empresa é formada por sete unidades de negócios, distribuídas em mais de 80 mil metros quadrados de área construída. Com sede em São Bento do Sul e unidades industriais também em Xanxerê e Curitiba, a empresa possui presença física em vinte e cinco pontos de distribuição, localizados em cidades estratégicas do país. A Tuper é a maior empresa de São Bento do Sul e uma das vinte maiores de Santa Catarina em faturamento, além de se posicionar entre as 100 empresas líderes em faturamento na região sul do país. Neste ano, planeja ultrapassar a marca de R$ 1 bilhão em faturamento. Mais de 2,3 mil profissionais atuam na Tuper.
Ontem, antes da inauguração, a Tuper foi homenageada pelos seus 40 anos de atuação durante Sessão Solene da Assembleia Legislativa na Sociedade Desportiva Guarani, proposta pelo deputado estadual Silvio Dreveck (PP). O deputado destaca a responsabilidade social da Tuper, que mantém investimentos na cultura, no esporte e na saúde da região. "A Tuper é conhecida não apenas pela tecnologia, mas pela eficiência e eficácia. Desde a sua fundação, tem dado uma grande contribuição para a comunidade são-bentense", afima Dreveck.