Um trabalho que realmente está fazendo a diferença. É assim que o trabalho socioambiental referente às obras de saneamento das sub-bacias 1 e 2 do rio São Bento realizado pela assistente social do Samae Taiz Spezia juntamente com demais profissionais e pela equipe da empresa Painel Consultoria e Pesquisas pode ser definido.
Prestes a completar 1 ano e 3 meses de execução no próximo dia 18, o trabalho socioambiental está concluindo uma importante etapa, a da conscientização dos alunos das escolas que estão na área abrangida pelas obras.
Conforme comentou Taiz na manhã desta quarta-feira, durante a visita de duas turmas da EEB São Bento à ETE do bairro Cruzeiro, "nós estamos concluindo uma importante etapa deste grande trabalho realizado na cidade. Com estas visitas monitoradas aqui na ETE os alunos conhecem na prática como é o tratamento do esgoto em nosso município. A grande maioria não tem noção da estrutura, tecnologia e mão de obra empregada para isso. É como dizemos, quando apertamos a descarga no banheiro é que este grande processo inicia, pois o botão da descarga não faz simplesmente os dejetos desaparecerem, não é mágica não", disse Taiz.
Participaram desta visita monitorada também a assistente social Tatiane Kondelach, da empresa Painel Consultoria e Pesquisas, o engenheiro sanitarista do Samae Vinicius Luiz Sartori, a operadora da ETE Amanda Stiz de Carvalho e a assessora de gabinete do Samae Claudete Stawny Redlich.
O objetivo do trabalho socioambiental é a conscientização das pessoas para que entendam a importância da obra da implantação da rede de tratamento de esgoto, além de repassar informações sobre toda a obra e levar à população envolvida informações sobre o próprio processo de tratamento, trabalho este que é mais intensificado nas 10 escolas da área abrangida pelas sub-bacias: Colégio Global; EBM Newton Mendes; EBM Osny Vasconcellos; EBM Castelo Branco; Escola Espaço Infantil; Escola Alternativa; EEB Orestes Guimarães e EEB São Bento; Colégio Bom Jesus e EBM Henrique Schwarz.
O trabalho nas escolas iniciou com palestras de divulgação e conscientização abrangendo 441 alunos de 6º ano. Nas escolas, ainda compõe o projeto as Feiras do Conhecimento, com o objetivo de mobilizar a comunidade e proporcionar ainda maior conscientização, além da parte prática que está sendo realizada na ETE do bairro Cruzeiro, onde os alunos tem a oportunidade de conhecer o tratamento de esgoto em nosso município.
As visitas deverão encerrar durante o mês de novembro, e a partir daí a equipe ainda prossegue com os trabalhos nas visitas domiciliares, que totalizam 2260 famílias mapeadas na área de abrangência das obras.