No mês de aniversário da cidade, o historiador da Secretaria de Cultura Ademir Pfiffer revela algumas curiosidades de Jaraguá. Entre elas a primeira escola, Professora Gertrudes Steilein Milbratz, no Rio da Luz, em funcionamento até hoje. A construção foi finalizada em 1895 para ensinar as primeiras crianças do município. Pfiffer conta que Emil Odebrecht abriu em 1864, na região de Rio da Luz, uma ligação entre a Colônia Blumenau e a Colônia Joinville, o que veio a dar origem à colonização de Jaraguá do Sul, que começou por Rio da Luz.
Outro fato marcante da história de Jaraguá foi a construção da ferrovia e estação ferroviária, de 1905 a 1910, que era o “point” da época. Lá se ficava por dentro das novidades em chapéus, roupas e alimentos. Lá se sabia do que estava acontecendo em outros lugares, principalmente das novidades econômicas e políticas. A ferrovia ligava, como até hoje, o litoral (São Francisco do Sul) ao Planalto Norte (Porto União). Em 1909 a estação ficou “supermoderna” com a instalação do primeiro telégrafo, que servia de meio de comunicação entre as estações ferroviárias. O telégrafo ficava dentro de uma charmosa construção estilo enxaimel.
Uma obra que coloriu o céu de Jaraguá foi a pista de voo livre, no Morro Boa Vista, nos anos 1980. Antes da pista, alguns pilotos de asa delta se arriscavam decolando da beira do penhasco. Hoje a cidade tem até empresa de destaque internacional que fabrica parapentes.
Para saber mais sobre fatos marcantes da história de Jaraguá, visite o Arquivo Histórico Eugênio Victor Schmöckel. Detalhes abaixo.